Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 19:29 Pesquisa avançada

Ubuntu 13.04 muito lento

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Ubuntu 13.04 muito lento

Mensagempor Wardlee » Sex, 26 de Julho 2013, 14:05

Olá,
Foi indicado pelo Claudio Novais a dirigir-me aqui ao fórum para pedir ajuda ao meu problema eheh
É o seguinte, possuo um tablet PC Insys T101G com ecrã multi touch (como é óbvio xD) que de fábrica vem com Windows 7. Decidi então instalar o Ubuntu pois gostei de o ver rodar em vídeos que vi.
Instalei-o seguindo o tutorial aqui do Ubuntued, mas não criei partições no disco pois não quero voltar a ter lá o Windows.
Porém depois da instalação, o SO roda muito lentamente. Para aceder aos programas é um "castigo" pois demora uns 10 segundos ou mais a abrir e a animação é quase estática vai abrindo o programa muito lentamente.
Já tentei mudar o valor de swappiness mas não altera quase nada. Já tirei texturas e desativei animações que conseguia, mas nada continua lento.
Não queria ter de abrir mão do Ubuntu, pois adorei vê-lo rodar no meu tablet.
Espero que não seja defeito da máquina pois isso irá obrigar-me a procurar outro SO, o que não queria fazer pois adoro este visual e a sua interface.
As configurações são as seguintes:
Intel Z670 com CPU de 1.5 Ghz, ecrã com dimensões até 1024x600, 16 Gb de disco e 1.5 Gb de RAM.
Espero que me possam ajudar e desde já obrigado :D
Para mais informações sobre a máquina digam que eu forneço :)

Wardlee

Re: Ubuntu 13.04 muito lento

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 15:26

Bom, agora com informações das especificações talvez consigamos averiguar melhor qual o problema. Analizando o CPU, parece-me algo bastante alternativo. Dei uma pesquisa na Internet sobre esse modelo, relacionada com o Ubuntu, e não obtive informações conclusivas, mas parece-me um processador relativamente fraco. O Windows funciona bem?

Pelo que vi parece que é um processador relativamente lento, com o objetivo de poupar bateria. Sendo assim, e visto que o Unity é pesado, creio que talvez você tenha de tomar algumas decisões que sinceramente eu não gosto de recomendar: tirar funcionalidades. Ou seja, ou experimentar tirar funcionalidades ao Unity, que é o ambiente gráfico do Ubuntu, ou então trocar para um ambiente gráfico alternativo, por exemplo o Gnome-Shell, ou algo ainda mais leve como o XFCE.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Wardlee » Sex, 26 de Julho 2013, 15:36

Obrigado Claudio :)
Eu não me importo de tirar algumas funcionalidades, só queria que rodasse rapidamente e podesse manter a interface visual ativa. O tablet não é para nada mais a não ser ouvir música, aceder às redes sociais e de vez em quando aceder a um jogo (Fruit Ninja, Angry Birds nada mais que isso).
Se me puder providenciar mais ajuda eu agradeço, pois adorei o Ubuntu como já lhe disse eheh

Wardlee

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 15:41

Experimente desde já instalar o Gnome-Shell (veja o link que eu pus). E veja se gosta dessa interface.

Se não gostar, vamos alterar algumas coisas do Unity para ver se a coisa fica mais rápida! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Wardlee » Sex, 26 de Julho 2013, 15:43

Eheh assim o farei Claudio :)
Estou só a acabar um artigo para o meu blog, desculpe o off topic xD, e irei proceder a instalação :D

Wardlee

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 15:57

Certo, entretanto, a interface do XFCE, você gosta ou não? Por exemplo estes ambientes são XFCE:

Para ter um ambiente destes, que é bastante mais leve que o Unity e o Gnome-Shell, basta ver este tópico:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Wardlee » Sex, 26 de Julho 2013, 15:59

A interface XCFE tem algo como o Ubuntu padrão?
Barra superior e lateral por exemplo. E aquele "pop up" que aparece ao aumentar e diminuir o volume é também muito bonito...
Posso usufruir destas coisas no XCFE?

Wardlee

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 16:04

Barra lateral pode ter através de uma dock. Existe várias docks, nomeadamente o Docky, AWN, Cairo entre muitas outras. Sobre as notificações, tem umas alternativas mais leves, se não me engano. Há muito que não uso o XFCE, mas quando instalei o Xubuntu (que usa o XFCE) há uns meses, ele tinha umas notificações semelhantes, mas mais básicas/leves.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Wardlee » Sex, 26 de Julho 2013, 16:12

Vou avaliar :)
Vou tentar o Gnome primeiro se não der rápido passa ao XFCE e depois procuro temas por aqui que certamente terá muitos eheh
Mas e se até o XFCE for lento :o ?

Wardlee

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 16:20

Usa o LXDE que é o extremo da velocidade, quase. Esta interface à priori não é bonita, na minha opinião, no entanto, você poderá personalizar para coisas assim:

Já agora, tenho-me esquecido, o Elementary deve ser uma boa alternativa para você! Leia esta minha opinião:

Em todo o caso, eu prefiro sempre que você fique pelo Unity ou Gnome-Shell, pois tenho a certeza que para um iniciante você irá sentir-se bastante mais confortável! É que por estes serem mainstream é mais fácil você sentir-se bem a usar. Os outros poderá sentir-se um pouco só (apesar de haver muita gente que os usa!! ;) ).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Questões gerais