Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 21:38 Pesquisa avançada

Ubuntu 13.04 muito lento

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Ubuntu 13.04 muito lento

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 1 de Agosto 2013, 11:46

O acto de criar partições implica formatar.

Tens de arrancar em LiveCD e criar as partições e instalar o Ubuntu.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Wardlee » Qui, 1 de Agosto 2013, 11:47

Obrigado :)
Era nisso que estava confuso apesar do artigo do ubuntued estar muito bem feito eheh

Wardlee

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 1 de Agosto 2013, 14:05

Olá @Wardlee,

Isto das partições basta fazer exatamente como é dito neste artigo e demonstrado no vídeo do mesmo artigo:

Não tem muito que saber, é criar uma partição com cerca de 14GB para a raiz, outra com a SWAP varia um pouco conforme a RAM e tudo o resto fica com uma partição chamada /home que ficam todos os seus dados. Só isto.

Sobre a imagem que pôs, efetivamente não são 3 partição. São apenas duas, em que uma delas está dentro de uma partição estendida para se você um dia quiser ter mais de 4 partições no seu sistema. Como me parece que não quer, pelo menos a curto/médio prazo, esqueça a partição estendida e faça apenas 3 partições como no link que refiro neste post.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor gustavobgs » Qui, 1 de Agosto 2013, 14:23

Fiquei curioso Claudio,
Qual a finalidade da partição de 14gb que você falou acima?
É onde será instalado o sistema?
e a outra partição /home seria onde fica os dados (músicas,filmes,etc)?
gustavobgs

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 1 de Agosto 2013, 14:35

Exatamente Gustavo! ;)

Se vocÊ der uma vista de olhos no link que referi eu explico isso mesmo. os 14GB são para a Raiz do sistema, ou seja, na prática são para TUDO. No entanto, dentro desse "tudo" existe uma pasta chamada /home em que são guardados todos os ficheiros pessoais de cada utilizador. Ao você criar uma partição para a home, então aquele "tudo" da partição 14GB fica sem a /home e daí que você poderá induzir que essa partição de 14GB é para o sistema.

Eu nunca passei dos 9GB e já contando com muitos programas instalados. No entanto, numa era onde os discos são sempre grandes e os jogos cada vez começam a aparecer mais, recomendo uns 14GB apenas para prevenir um eventual programa/jogo muito grande.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor gustavobgs » Qui, 1 de Agosto 2013, 14:47

Ontem quando migrei pro ubuntu eu fiz a instalação automática
acho que criou um ext4 495gb e swap 5gb..

Compensa fazer a reinstalação?

Valeu Claudio.
gustavobgs

Mensagempor Wardlee » Qui, 1 de Agosto 2013, 17:22

Obrigado Claudio, vou criar então as partições eheh

Wardlee

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 2 de Agosto 2013, 0:22

Gustavo, na minha humilde opinião compensa e muito a qualquer um que queira usar Linux a longo prazo! E visto que o seu computador está formatado de fresco, acho que não tem muito a perder em voltar a formatar. Vantagens? Bom para mim existe uma principal (entre algumas poucas outras) que é explicada no artigo do link seguinte:

Se quiser posso falar mais sobre ela, mas acho que o artigo explica o meu ponto de vista. Mas estejam à vontade para perguntar! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Wardlee » Sex, 2 de Agosto 2013, 13:24

Terminados os testes e seguindo muitas dicas para aumentar a duração da bateria e melhorar a fluidez do ubuntu, posso dizer que estou feliz com o resultado :D
O sistema está muito bom, removi maior parte das coisas "desnecessárias", mas ainda assim gostaria de fazer uns ajustes, se me poderem ajudar agradecia eheh
1-Como é um tablet o teclado no ecrã é imprescindível, porém alguém me sabe dizer se dá para ancorar no fundo da página? No 13.04 consegui, mas no 12.04 não estou a conseguir.
2-O brilho do ecrã fica ótimo no máximo, mas ao reiniciar ele volta ao "brilho padrão", dá para iniciar o sistema com ele no máximo?
3-Quero desinstalar programas, já acedi ao centro de software e ele funciona pois já instalei o chrome, mas no momento em que pretendo ver tudo o que está instalado simplesmente fica ali a carregar e a carregar e não sai do sítio. O que se poderá passar?
4-Por vezes o sistema faz log out sozinho, já vos aconteceu?
5-Segui este tópico para como disse desinstalar algumas coisas desnecessárias, mas não consigo desinstalar a parte da impressora... :s
6-Dá para remover definitivamente a interface das áreas de trabalho? É que para mim é desnecesário
7-Pergunta parva xD Como mudo a disposição dos ícones na barra laateral do Unity?
Obrigado por toda a ajuda :D

Wardlee

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 2 de Agosto 2013, 15:38

Aqui vão as respostas às várias questões:
  1. Como não tenho nenhum touchpad, nunca precisei de conhecer tais funcionalidades e portanto são quase um zero nesse assunto. No entanto, existe um programa que acho até que tem um indicador para ativar o teclado que se chama OnBoard. Não sei se vem já instalado no Ubuntu 12.04 ou não, mas clique aqui e veja se o tem instalado:
    sudo apt-get install -y onboard
  2. Acho que esse "problema" é algo um pouco relacionado com falta de compatibilidade com o hardware. Possivelmente a instalação de um kernel atual poderá resolver o problema, mas não é garantido. O facto é: no meu computador que tem os drivers a funcionar, guarda o estado do brilho. Caso a instalação de um kernel atual não seja algo que você queira, poderá usar uma opção alternativa que é executar um script no arranque do Ubuntu que defina a luminosidade máxima. Será algo através dos comandos apresentados neste link:
  3. Se você carregar em "instalados" ele não avança? hmm, isso ou é vocÊ que não está a dar tempo suficiente (a Central de programas do Ubuntu é muito pesada para o pouco que faz infelizmente, e no Ubuntu 12.04 é bastante pesada mesmo); ou então poderá efetivamente estar a ter um problema. Considere deixá-la a carregar durante algum tempo a ver.
  4. Não! Em que situações é que faz? É logout ou bloqueia a tela?
  5. Isto?
    No caso do Ubuntu 12.04 sinceramente já não me lembro. Experimente procurar por essa opção no MyUnity:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais