Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 19:25 Pesquisa avançada

Meu Sistema Ubuntu está um pouco lento

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Meu Sistema Ubuntu está um pouco lento

Mensagempor Geek! » Seg, 12 de Agosto 2013, 4:02

Olá,
Uso o ubuntu 12.04 no meu note e de vez em quando ele apresenta lentidão, algumas vezes ele trava, já me falaram que em alguns casos pode ser o disco ou a memoria, porem acredito que seja memoria, pois tarefas que ja foram executadas ficam armazenadas no cache de memoria dai quando abro essa mesma tarefa o w.a do comando TOP não sofre grande alteração, mas quando abro uma nova tarefa o W.A chega a 12%. Mas gostaria de saber a opiniao de voces para que possa solucionar este probleminha.
Segue abaixo as configurações do meu notebook:
Geek!

Re: Meu Sistema Ubuntu está um pouco lento

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 12 de Agosto 2013, 12:47

Mantenha uma consola visível com o comando:

Quando notar lentidão, veja a consola! Decerto que terá lá algum processo a moer, e se for como alguns casos que conheço, verá o Xorg a consumir bem mais do que o devido (isto quer dizer que o driver gráfico não está como deve ser).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Rafael Schonberg » Seg, 12 de Agosto 2013, 13:40

Isso é o Unity. Experimenta o Xfce.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Geek! » Seg, 12 de Agosto 2013, 16:05

Luis Cardoso (12-08-2013, 12:47) escreveu:Mantenha uma consola visível com o comando:

Quando notar lentidão, veja a consola! Decerto que terá lá algum processo a moer, e se for como alguns casos que conheço, verá o Xorg a consumir bem mais do que o devido (isto quer dizer que o driver gráfico não está como deve ser).

Caso seja constato realmente que é o drive gráfico, qual seria o procedimento?
Geek!

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 12 de Agosto 2013, 16:49

Geek! (12-08-2013, 16:05) escreveu:
Luis Cardoso (12-08-2013, 12:47) escreveu:Mantenha uma consola visível com o comando:

Caso seja constato realmente que é o drive gráfico, qual seria o procedimento?

Bem, dependendo da gráfica, procurar por soluções de drivers gráficos mais ajustados à sua gráfica... Por exemplo na Nvidia, o Ubuntu tem algumas versões diferentes, as quais podem ser escolhidas, porque existem modelos que requerem um ou outro...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Geek! » Seg, 12 de Agosto 2013, 17:29

Segue abaixo o screen do TOP:

Geek!

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 12 de Agosto 2013, 18:11

Olá António,
Segundo vejo nas especificações do seu computador, ele tem um processador Intel Core Solo. Não fazia ideia sequer que ele existia, no entanto, parece-me que tem um funcionamento alternativo para, penso eu, tentar poupar bateria. claro que essa forma alternativa sacrifica a performance do mesmo.

Uma vez que o Unity, o ambiente gráfico do Ubuntu, é relativamente pesado, acredito que talvez seja um problema simplesmente de incapacidade por parte do seu computador. Já agora, ele tem placa de vídeo dedicada? Qual é? Ou tem uma integrada? É que se assim for, é mais um motivo para que o Unity fique mais lento, pois usa processamento gráfico.

Se isto se comprovar, creio que a melhor solução será simplesmente escolher um ambiente gráfico menos pesado. O Xfce, como o Rafael disse, é uma solução. Mas há outras! O Pantheon apesar de ainda estar em desenvolvimento é também uma boa solução, bem como o Gnome-Shell, que destes 3 é o mais pesado, mas ainda consegue ser mais leve que o Unity.

Há uma conversa bem interessante sobre este assunto (ou parecido) que decorrou nas últimas duas semanas, onde um utilizador tinha um "problema" semelhante ao seu. Houve vários temas que poderão ser interessantes a você, por isso recomendo que dê uma vista de olhos a toda a conversa:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Geek! » Ter, 13 de Agosto 2013, 0:17

Claudio Novais (12-08-2013, 18:11) escreveu:Olá António,
Segundo vejo nas especificações do seu computador, ele tem um processador Intel Core Solo. Não fazia ideia sequer que ele existia, no entanto, parece-me que tem um funcionamento alternativo para, penso eu, tentar poupar bateria. claro que essa forma alternativa sacrifica a performance do mesmo.

Uma vez que o Unity, o ambiente gráfico do Ubuntu, é relativamente pesado, acredito que talvez seja um problema simplesmente de incapacidade por parte do seu computador. Já agora, ele tem placa de vídeo dedicada? Qual é? Ou tem uma integrada? É que se assim for, é mais um motivo para que o Unity fique mais lento, pois usa processamento gráfico.

Se isto se comprovar, creio que a melhor solução será simplesmente escolher um ambiente gráfico menos pesado. O Xfce, como o Rafael disse, é uma solução. Mas há outras! O Pantheon apesar de ainda estar em desenvolvimento é também uma boa solução, bem como o Gnome-Shell, que destes 3 é o mais pesado, mas ainda consegue ser mais leve que o Unity.

Há uma conversa bem interessante sobre este assunto (ou parecido) que decorrou nas últimas duas semanas, onde um utilizador tinha um "problema" semelhante ao seu. Houve vários temas que poderão ser interessantes a você, por isso recomendo que dê uma vista de olhos a toda a conversa:

Segue o print do TOP no XFCE, acredito que não houve grande diferença:
Imagem
Geek!

Mensagempor Exploit » Ter, 13 de Agosto 2013, 1:11

está lento?
Exploit

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 13 de Agosto 2013, 12:20

Exploit (13-08-2013, 1:11) escreveu:está lento?

Se mesmo com Xfce a coisa continua lenta...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Questões gerais