Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 19:31 Pesquisa avançada

Problema ao logar conta de usuário

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Problema ao logar conta de usuário

Mensagempor Xterminator » Sex, 16 de Agosto 2013, 0:14

Você deve ter feito algo "muito" errado na instalação ou depois, pois se o sudo funcionava anteriormente, bastaria redefinir a senha do usuário, acho que você deve definir um nome de usuário, e utilizar somente este, pois creio que você está tendo problema por ficar trocando o nome do usuário, enquanto você estiver realizando testes, evite ter a partição /home separada do sistema, na verdade eu sou totalmente contra a ter todos dados na partição /home
pois é muito fácil você formatá-la sem querer em uma reinstalação e caso tenha problemas deste tipo acaba complicando mais ainda.

Outra coisa, talvez seu problema inicial nem tenha sido nada relativo a senha e/ou usuário e sim um probleminha simples que por vezes e ocasionado, por uso em excesso de aplicações administrativas, tenha em mente que se você estiver utilizando "qualquer programa" como superusuário, e por acaso ele venha a travar,isto vai criar problemas em seu /home
quando isto acontecer ao inves de formatar e reinstalar, verifique o dono dos arquivos .Xauthority, ICEAuthority, .cache/dconf/user, .config/dconf/user geralmente problemas de login são ocasionados por estes arquivos.
Xterminator

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 16 de Agosto 2013, 12:07

Xterminator (15-08-2013, 19:00) escreveu:
Luis Cardoso (15-08-2013, 14:42) escreveu:Qual o Ubuntu usado e em que situação se encontrava a sua partição Home, i.e., encriptada ou não?

Tenha em atenção que nem tudo pode ser cortado e colado de uma configuração para outra, porque pode afectar o comportamento devido a configurações inválidas!

EDIT:
Depois também existem as questões de permissões dos ficheiros presentes na outra conta que precisam de passar para as mãos do actual utilizador por intermédio do comando chown e possivelmente é por isso que não se consegue autenticar, porque no entender do sistema, os ficheiros não lhe pertencem (é por isto que o Linux é tido como mais seguro que o Windows, tudo tem permissões associadas).

Na verdade nada precisa ser copiado e colado nem tampouco alterada as permissões, isto acaba deixando um problema que seria fácil de resolver muito mais difícl, pois agora não sabemos as permissões que os arquivos se encontram no momento.

@walterw é que referiu que tinha feito copy-paste, foi por isso que eu disse aquilo... Todavia, já tive de proceder ao chown (como referi) devido a um bug no Ubuntu e resultou na perfeição, conseguindo ter outra vez acesso aos meus ficheiros presentes no backup!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Xterminator » Sex, 16 de Agosto 2013, 12:42

Luis Cardoso (16-08-2013, 12:07) escreveu:
Xterminator (15-08-2013, 19:00) escreveu:
Luis Cardoso (15-08-2013, 14:42) escreveu:Qual o Ubuntu usado e em que situação se encontrava a sua partição Home, i.e., encriptada ou não?

Tenha em atenção que nem tudo pode ser cortado e colado de uma configuração para outra, porque pode afectar o comportamento devido a configurações inválidas!

EDIT:
Depois também existem as questões de permissões dos ficheiros presentes na outra conta que precisam de passar para as mãos do actual utilizador por intermédio do comando chown e possivelmente é por isso que não se consegue autenticar, porque no entender do sistema, os ficheiros não lhe pertencem (é por isto que o Linux é tido como mais seguro que o Windows, tudo tem permissões associadas).

Na verdade nada precisa ser copiado e colado nem tampouco alterada as permissões, isto acaba deixando um problema que seria fácil de resolver muito mais difícl, pois agora não sabemos as permissões que os arquivos se encontram no momento.

@walterw é que referiu que tinha feito copy-paste, foi por isso que eu disse aquilo... Todavia, já tive de proceder ao chown (como referi) devido a um bug no Ubuntu e resultou na perfeição, conseguindo ter outra vez acesso aos meus ficheiros presentes no backup!

Quando fiz esta observação não me referi ao uso do chown, eu observei o tópico anterior que o usuário teve problema parecido onde foi feito a cópia e foram alteradas as permissões dos arquivos.
Eu recomendo fortemente que o usuário leia algum artigo sobre administração de usuários e grupos como primeiro passo na utilização do sistema.
Acho que é um dos meios mais rápidos de resolver este tipo de problema.
Xterminator

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 16 de Agosto 2013, 13:56

@Xterminator :OK:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Xterminator » Sex, 16 de Agosto 2013, 14:40

Luis Cardoso (16-08-2013, 13:56) escreveu:@Xterminator :OK:

:yeah: Agora vamos ver se conseguimos ajudar o colega :-)
Eu acho que a solução vai ser entrar no modo de recuperação, ou utilizar um live e alterar os arquivos via chroot, não vejo outra solução além destas.
Xterminator

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 16 de Agosto 2013, 14:45

Xterminator (16-08-2013, 14:40) escreveu:

Eu acho que a solução vai ser entrar no modo de recuperação, ou utilizar um live e alterar os arquivos via chroot, não vejo outra solução além destas.

Possivelmente a aplicação até ao ponto 3 deste tópico: viewtopic.php?p=2982#p2982
Concorda?
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Xterminator » Sex, 16 de Agosto 2013, 14:59

Luis Cardoso (16-08-2013, 14:45) escreveu:
Xterminator (16-08-2013, 14:40) escreveu:

Possivelmente a aplicação até ao ponto 3 deste tópico: viewtopic.php?p=2982#p2982
Concorda?

É uma alternativa, pelo menos daria para definir uma senha para o usuário root
ou ainda criar um novo usuário.
Xterminator

Mensagempor walterw » Sáb, 17 de Agosto 2013, 0:40

Código: Selecionar todos
ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 320.1 GB, 320072933376 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 38913 cilindros, total de 625142448 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x0007b48d

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *        2048    51201266    25599609+  83  Linux
/dev/sda2        51202048    61442047     5120000   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda3        61442048   494362623   216460288   83  Linux
/dev/sda4       494362624   625141759    65389568    7  HPFS/NTFS/exFAT

Disco /dev/sdb: 4012 MB, 4012900352 bytes
223 cabeças, 55 setores/trilhas, 639 cilindros, total de 7837696 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x00050934

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1   *        2048     7837695     3917824    b  W95 FAT32
ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount /dev/sda1 /mnt
ubuntu@ubuntu:~$ sudo chroot /mnt
root@ubuntu:/#
root@ubuntu:/# sudo ls /home
sudo: incapaz de resolver máquina ubuntu
root@ubuntu:/# ls /home
root@ubuntu:/# whoami
root
root@ubuntu:/# ls -l /home/walterandrade
ls: não é possível acessar /home/walterandrade: Arquivo ou diretório não encontrado
root@ubuntu:/# sudo ls -l /home/walterandrade
ls: não é possível acessar /home/walterandrade: Arquivo ou diretório não encontrado
root@ubuntu:/# sudo ls -l /home/walterw
ls: não é possível acessar /home/walterw: Arquivo ou diretório não encontrado
root@ubuntu:/# sudo userdel walterandrade
userdel: usuário 'walterandrade' não existe

Luis C. não consegui avançar muito, dê uma olhada. Tentei os seguintes comandos: sudo ls/ home. Também tentei "ls -la" e não consegui.
Também removi o root e não obtive sucesso.

quando clico no ícone do HD no launcher, vejo três pastas: systemback (com uma pasta walterwa); walterandrade e walterw.

acho que tenho que trocar a home do walterwa para o atual usuário, correto? como posso proceder?

walterw

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 17 de Agosto 2013, 14:02

Ok, já partilhou alguma da informação necessária para o restante procedimento. Agora pedia-lhe que aguardasse pelo conhecimento do Edson (Xterminator), é que estes próximos dias vão ser algo complicados para mim de modo a acompanhá-lo passo a passo! :|
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Xterminator » Sáb, 17 de Agosto 2013, 17:08

Sinceramente vai ser difícil resolver esta questão "você sabe exatamente" qual o nome do seu usuário?
Faça chroot desta forma, se a partição do sistema é sda1, pode copiar e colar estes comandos para não correr risco de errar.

sudo mount /dev/sda1 /mnt

sudo mount -t proc none /mnt/proc

sudo mount -o bind /dev /mnt/dev

sudo chroot /mnt/ /bin/bash

Crie um novo usuário (ou redefina a senha de um usuário existente) para logar no sistema, a partir daqui estando em chroot esqueça do sudo, e não digite comandos errados, pois você pode acabar com seu sistema precisaria da saída dos comandos a seguir, tendo estas informações é possível resolver a questão pois se /home está separada e você nem sequer sabe o nome do usuário, fica bem difícil, então
cat /etc/passwd | grep wal

Você deve ver algo parecido com isto walter:x:1000:1000:,,,:/home/walter:/bin/bash
, mas de acordo com o seu nome do usuário
Veja o nome deste usuário que tem a UID 1000 e redefina sua senha ex:.
passwd walter

Isto já te daria acesso ao sistema.
Depois cole aqui como citação a saída dos comandos
blkid

e
cat /etc/fstab

Pois teria que ver se a partição /home está sendo montada corretamente, espero que agora possamos chegar a algum lugar, pois com as informações passadas anteriormente, daria para solucionar o problema, bastaria fazer algumas pesquisas no google, pois este tipo de problema é mais comum do que se imagina.
Xterminator

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais