Infográfico mostra alguns dados que apontam: o e-mail ainda está com a corda toda, se comparado com Facebook e Twitter
Por: Olhar Digital
Estamos na era das redes sociais, micro-blogs e até dos SMSs, mas o email continua firme e forte entre as formas de comunicação online mais utilizadas em todo o mundo. Um infográfico, feito pelo blog Visible Gains, ilustra muito bem essa supremacia da velha mensagem eletrônica, ainda mais se comparado ao Facebook e Twitter.
Em números de contas, o e-mail dispara na frente com 2,9 trilhões, seguido do Facebook, com 750 milhões e Twitter, com 300 milhões. Em número de mensagens/atualizações enviadas por dia, o e-mail segue na liderança: possui 188 bilhões de mensagens enviadas. Nessa métrica, o Twitter perde de novo, com 140 milhões de tweets, mas fica à frente do Facebook, com suas 60 milhões de atualizações diárias.
Em média, 64,8 mensagens são enviadas por dia a partir de cada conta de e-mail válida. E os outros 2 concorrentes perdem novamente: 0,08 para o Facebook e 0,47 para o Twitter.
Somente em 2010, 107 trilhões de e-mails foram enviados, 19% a mais que em 2009. Imagine isso tudo aí, na sua caixa de entrada! Esse número enorme corresponde a 3,3 milhões de e-mails enviados por segundo, somente no ano passado.
Se dividirmos entre os e-mails corporativos e dos consumidores, a diferença é grande: em 2010, 75% das contas eram de consumidores; já nos corporativos, 110 mensagens diárias eram enviadas e recebidas.
A Ásia e o Pacífico são predominantes no uso dessa ferramenta, ou seja, 47% das contas de e-mails estão localizadas lá. Na Europa, o número cai para 23%, contra 14% na América do Norte. Apenas 16% das contas estão espalhadas por outras áreas.
Mas, não dá para falar de e-mail sem mencionar os famosos e odiados spams: 45% de todos os e-mails são spam, sendo que os que efetivamente são recebidos correspondem a 18%. E eles não são baratos: US$3 milhões (cerca de R$5,3 mi) são gastos com disparos por ano. E, em relação à queda de produtividade, os spams custam US$20,5 bilhões (cerca de R$36,5 bi) às companhias.
E as previsões para o futuro? 44% dos entrevistados (maioria de jovens) acham que o e-mail tem tudo para continuar firme e forte. Outros 41% não sabem ou não se importam. E os pessimistas representam 15%, achando que o e-mail está, realmente, morto! Definitivamente, esses números mostram que o e-mail é velho mas é persistente, tendo tudo para continuar garantindo seu espaço no mundo online. Queremos saber a sua opinião: deixe aí nos comentários se você concorda com o infográfico ou acha que o e-mail já foi dessa para melhor.
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