Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 19:47 Pesquisa avançada

Problema ao logar conta de usuário

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Problema ao logar conta de usuário

Mensagempor walterw » Sáb, 17 de Agosto 2013, 19:24

Caro Luis C. muito obrigado pela ajuda, tentarei resolver com o Xterminator.

Xterminator, obrigado por seu empenho em me ajudar!

Veja bem, sei sim qual é o meu ATUAL nome de usuário (walterw), meu antigo nome talvez possa ser acessado, caso eu consiga VIA CONVIDADO OU TERMINAL, acessar a pasta home, pois eu sei a senha antiga - apenas não lembro corretamente o nome de usuário..

Segunto, tentei fazer o q vc pediu via sessão de convidado e não consegui, disse que não tenho permissão (aperece isso quando tento executar o primeiro comando). Posso tentar fazer isso via Root antes de carregar o sistema, vou em recuperação e entro como root (apesar de não ter senha para este, mas como sei a senha do usuário poderia fazê-la correto?). Caso não seja possível, tentarei - via interface gráfica, criar um novo usuário, retirar todos os meus arquivos e apagar todo o sistema - incluindo a home. Depois eu trocaria as permissões - isso seria possível?? Isso é viável? Mais uma vez, muitíssimo obrigado por toda sua ajuda!

walterw

Mensagempor Xterminator » Seg, 19 de Agosto 2013, 21:27

walterw (17-08-2013, 19:24) escreveu:Caro Luis C. muito obrigado pela ajuda, tentarei resolver com o Xterminator.

Xterminator, obrigado por seu empenho em me ajudar!

Veja bem, sei sim qual é o meu ATUAL nome de usuário (walterw), meu antigo nome talvez possa ser acessado, caso eu consiga VIA CONVIDADO OU TERMINAL, acessar a pasta home, pois eu sei a senha antiga - apenas não lembro corretamente o nome de usuário..

Segunto, tentei fazer o q vc pediu via sessão de convidado e não consegui, disse que não tenho permissão (aperece isso quando tento executar o primeiro comando). Posso tentar fazer isso via Root antes de carregar o sistema, vou em recuperação e entro como root (apesar de não ter senha para este, mas como sei a senha do usuário poderia fazê-la correto?). Caso não seja possível, tentarei - via interface gráfica, criar um novo usuário, retirar todos os meus arquivos e apagar todo o sistema - incluindo a home. Depois eu trocaria as permissões - isso seria possível?? Isso é viável? Mais uma vez, muitíssimo obrigado por toda sua ajuda!

Par utilizar o chroot você tem que ter acesso ao sudo pelo menos, por isto indiquei que o procedimento fosse efetuado a partir de um LiveCD/usb, como disse descobrindo o nome do usuário antigo, basta você alterar a senha via chroot, mas tme que efetuar todos passos pois tem que ver se /home está sendo montado corretamente, devo demorar um pouco para responder as mensagens, pois durante o expediente é complicado.
Xterminator

Mensagempor walterw » Qua, 21 de Agosto 2013, 3:57

Caro Xterminator, consegui salvar a maioria dos meus arquivos importantes e alguns outros perdi (vídeos e músicas). Fiz isso através do sudo nautilus e depois formatei a máquina e anotei todos os dados para uma posterior necessidade.

Infelizmente estava precisando utilizar a máquina e não pude mais esperar sua ajuda, de qualquer forma. Agradeço por toda ajuda e dou o tópico por encerrado!

walterw

Mensagempor Xterminator » Qua, 21 de Agosto 2013, 15:52

walterw (21-08-2013, 3:57) escreveu:Caro Xterminator, consegui salvar a maioria dos meus arquivos importantes e alguns outros perdi (vídeos e músicas). Fiz isso através do sudo nautilus e depois formatei a máquina e anotei todos os dados para uma posterior necessidade.

Infelizmente estava precisando utilizar a máquina e não pude mais esperar sua ajuda, de qualquer forma. Agradeço por toda ajuda e dou o tópico por encerrado!

Peço desculpas por não ter conseguido atender às suas expectativas, mas as informações disponíveis no tópico seriam o suficiente para resolver o problema.
Infelizmente você já formatou a máquina, mas se puder e tiver tempo, consideres criar uma partição para "Dados" independente da /home
digo isto pois esta partição ficará intacta sempre, eu tenho uma faz alguns anos com todos meus dados meu HD é de 500GB e está dividido da seguinte forma.

sda1 - NTFS Windows 50GB
sda2 - Linux Reiserfs 15GB
sda3 - NTFS Dados 370GB compartilhada com todos sistemas.
sda4 - Lógica
sda5 - Home Ext4 50GB
sda6 - Linux Ext4 15GB

Desta forma posso instalar e desinstalar qualquer um dos sistemas a hora que quiser sem comprometer meus dados, lógico que o particionamento deve ser "planejado" de acordo com as suas necessidades, infelizmente nem todos planejam e te garanto da muito mais trabalho reparticionar e fazer backup do que fazer um planejamento prévio, de acordo com a utilização que você faz do computador.
Eu por exemplo baixo 100% dos arquivos para /home, e depois decido o que deve ir para a partição de dados com calma, a consequência disto é que nunca perdi dados importantes, a também nunca necessitei fazer backup dos meus dados, óbvio que exige um certo cuidado durante o particionamento e o legal é que a partir do momento que o ID da partição é definido, mesmo que você adicione um novo HD e seja trocada a posição entre eles, ela será reconhecida da mesma forma.
Xterminator

Mensagempor walterw » Sex, 23 de Agosto 2013, 16:50

Não se preocupe, infelizmente me apressei por causa da necessidade. Vou seguir seu conselho. Basta apenas colocar uma partição NTFS?

Preciso definir algum tipo de montagem diferente ou fazer mais alguma coisa fora isso?
O que seria a ID da partição?

Mais uma vez, muito obrigado, abraç

walterw

Anterior

Voltar para Questões gerais