Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 9:25 Pesquisa avançada

OpenMailBox, e-mail livre

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

OpenMailBox, e-mail livre

Mensagempor cristian_ » Ter, 20 de Agosto 2013, 19:01

Depois de ler a notícia onde dizia que você não terá privacidade usando o gmail, decidi procurar uma alternativa. E encontrei um serviço novo, lançando em julho deste ano o http://www.OpenMailbox.org.

OpenMailBox é um serviço de e-mail que promete espaço ilimitado, sem propagandas, segurança ao enviar e receber e-mail, privacidade e além disso conta com antispam e antivirus, tudo que um serviço de e-mail básico deve ter.

O serviço tem língua nativa francesa, mas nas configurações tem a opção do português.

O Serviço é bastante amigável, em poucos minutos você aprende a usa-lo. É uma alternativa livre bastante interessante para quem já não quer mais usar serviços de outras empresas e prefere utilizar serviços vinculados a comunidade de software livre.
Estou utilizando o serviço para recebe e-mails da faculdade como teste e tenho gostado bastante, apesar de alguns problemas.

Tem a possibilidade de importa contatos de outra conta, anexar aquivos, criar filtros, dividir contatos por grupo e criar pasta para cada tipo de e-mail.

Pontos negativos

Como o serviço é muito recente apresenta alguns problemas. Os problemas relatados foram os que eu presenciei utilizando o serviço no período de 6 dias.

- As vezes seu e-mail recebido não abre, só na segunda ou terceira vez acaba abrindo
- E-mails demoram para chegar. Fazendo um teste com o gmail o mesmo e-mail chegou bem mais rápido.
- E-mail chegava antes no Geary Mail(que eu configurei para receber e-mail), do que no próprio site.

Os únicos problemas que eu presenciei foram os citados acima, tirando isso é um serviço bastante interessante. Mas não confiaria o serviço para receber um e-mail importante, não agora.

Dúvidas na hora de migrar

Quando conheci o serviço eu pensei," Vou migrar todas as minhas contas para o novo e-mail". Então comecei a fazer isso, mas me dei conta de algumas coisas.

Eu não gosto de ter muitas contas de e-mail, então apagaria minhas contas do gmail e do hotmail para usar exclusivamente o OpenMailbox.

Mas se eu apagar a conta do gmail que é sincronizada com o android, como iria instalar aplicativos e usar alguns serviços que necessitam ter uma conta gmail. Ou seja, queira ou não, você está preso ao serviço gmail. O mesmo aconteceu com o hotmail, utilizo o serviço para acessar o skype, ou seja, preso novamente ao serviço.
No fim das contas não exclui nenhuma conta de e-mail

Porém a grande dúvida que me veio a cabeça foi com o serviço em si. Como todo serviço ou software livre, ele necessita de doações. E para manter um serviço de e-mail que para mim não é nada barato precisa ter bastante doações.

E se o responsável pelo projeto não receber doações e ele fechar o serviço do dia para noite? Esse foi o meu receio, perderia todas os meus e-mails e cadastro atrelado aquele e-mail. Como todo projeto livre isso pode ocorrer(espero que não). Diferente de um software que você pode troca-lo, uma conta de e-mail tem toda um backup para fazer, cadastro para alterar.
Vendo por esse lado eu acabei não migrando totalmente para o serviço, apenas usando como e-mail para faculdade e alguns sites de promoções como teste.
Vale ressaltar que não tem como garantir que realmente você terá privacidade.

E no meio disso tudo, fiquei assustado como estamos presos a serviços como gmail e hotmail.

Conclusão

Apesar de tudo que relatei, o serviço apesar dos problemas é bem legal, vale a pena dar uma força para um projeto livre que está começando. Se você não tem medo, migre todo seu e-mail para o serviço que acredito que atenderá o que você procura. Caso tenha receio como eu tive, apenas use para outros assuntos. Fica a critério de cada um . Eu continuarei usando para assuntos menos importante.
Caso tenha dúvidas entre em contato com o pessoal do projeto e tire suas dǘvidas.
https://www.openmailbox.org/contact.php

cristian_

Re: OpenMailBox, e-mail livre

Mensagempor Davysson Silva » Ter, 20 de Agosto 2013, 20:14

Estava procurando alguns para testar, obrigado por compartilhar :D
Aparenta ser um ótimo serviço, entretanto andei pesquisando e o serviço não oferece criptografia então se você precisa passar informação sigilosa talvez esse não seja o serviço certo.

Lendo o EULA eu encontrei o seguinte:

We also reserve the right to modify the suspension or termination of service with or without notice at any time and without liability to you. We also reserve the right to suspend a user's account without notice.

Também nos reservamos o direito de modificar a suspensão ou rescisão do serviço com ou sem aviso prévio, a qualquer momento e sem responsabilidade para com você. Também nos reservamos o direito de suspender a conta de um usuário sem aviso prévio.
Davysson Silva

Mensagempor rodolfomolnar » Ter, 20 de Agosto 2013, 22:23

É eu tambem tô tentando, achar um, tem o hushmail parace muito bom tô testando, da uma olhada nele. https://www.hushmail.com/

O único problema é que eles só fornecem 25MB gratuito.

rodolfomolnar

Mensagempor rodolfomolnar » Qua, 21 de Agosto 2013, 13:54

Fuja da espionagem veja como nesse link:https://prism-break.org/

rodolfomolnar

Mensagempor cristian_ » Qua, 21 de Agosto 2013, 14:05

Davysson Silva (20-08-2013, 20:14) escreveu:Estava procurando alguns para testar, obrigado por compartilhar :D
Aparenta ser um ótimo serviço, entretanto andei pesquisando e o serviço não oferece criptografia então se você precisa passar informação sigilosa talvez esse não seja o serviço certo.

Lendo o EULA eu encontrei o seguinte:

We also reserve the right to modify the suspension or termination of service with or without notice at any time and without liability to you. We also reserve the right to suspend a user's account without notice.

Também nos reservamos o direito de modificar a suspensão ou rescisão do serviço com ou sem aviso prévio, a qualquer momento e sem responsabilidade para com você. Também nos reservamos o direito de suspender a conta de um usuário sem aviso prévio.

Bem interessante sua informação eu tinha entendido que havia segurança ao enviar e-mails, pelo visto não há. Em relação a EULA, que confesso não ter lido. É preocupante, porque você sempre ficará com medo de deixar e-mails importantes na conta. Acho que desenvolvedor do projeto deveria dar uma garantia melhor .

cristian_

Mensagempor cristian_ » Qua, 21 de Agosto 2013, 14:14

rodolfomolnar (20-08-2013, 22:23) escreveu:É eu tambem tô tentando, achar um, tem o hushmail parace muito bom tô testando, da uma olhada nele. https://www.hushmail.com/

O único problema é que eles só fornecem 25MB gratuito.

Esse eu não conhecia, se possivel fale um pouco sobre o serviço. É um serviço que da para confiar ou parece muito o openmailbox, que pode cancelar o serviço a qualquer momento?

cristian_

Mensagempor cristian_ » Qua, 21 de Agosto 2013, 14:14

rodolfomolnar (21-08-2013, 13:54) escreveu:Fuja da espionagem veja como nesse link:https://prism-break.org/

Interessante o site, vou da uma olhada nos sites de app para android, achei bem legal. Obrigado pela dica

cristian_

Mensagempor Jonatas » Qui, 29 de Agosto 2013, 1:17

Obrigado pela dica, eu estava procurando um serviço de e-mail livre faz um tempo...
Alguém poderia me ajudar com o encaminhamento automático de mensagens? Gostaria de encaminhar automaticamente e-mails de uma conta que eu tenho no http://mail.com/br para o openmailbox, mas não estou conseguindo. Obrigado desde já.

Jonatas

Mensagempor cristian_ » Dom, 1 de Setembro 2013, 19:28

Jonatas (29-08-2013, 1:17) escreveu:Obrigado pela dica, eu estava procurando um serviço de e-mail livre faz um tempo...
Alguém poderia me ajudar com o encaminhamento automático de mensagens? Gostaria de encaminhar automaticamente e-mails de uma conta que eu tenho no http://mail.com/br para o openmailbox, mas não estou conseguindo. Obrigado desde já.

Desculpe a demora em responder, acredito que você já tenha sanado a sua dúvida. Bom eu olhei nas configurações do e-mail e a única opção que tem ali, é adicionar mais uma identidade. Acredito que seria usar duas contas para ENVIAR em uma só, não achei a opção de importar uma outra conta, até mesmo não tem opção de configurar pop ou imap.

cristian_

Mensagempor Jonatas » Dom, 1 de Setembro 2013, 19:35

Eu ainda estava na dúvida. Obrigado pela resposta! Infelizmente tudo indica que não tem jeito...
Mesmo assim, obrigado :)

Jonatas

Voltar para Notícias