OpenMailBox é um serviço de e-mail que promete espaço ilimitado, sem propagandas, segurança ao enviar e receber e-mail, privacidade e além disso conta com antispam e antivirus, tudo que um serviço de e-mail básico deve ter.
O serviço tem língua nativa francesa, mas nas configurações tem a opção do português.
O Serviço é bastante amigável, em poucos minutos você aprende a usa-lo. É uma alternativa livre bastante interessante para quem já não quer mais usar serviços de outras empresas e prefere utilizar serviços vinculados a comunidade de software livre.
Estou utilizando o serviço para recebe e-mails da faculdade como teste e tenho gostado bastante, apesar de alguns problemas.
Tem a possibilidade de importa contatos de outra conta, anexar aquivos, criar filtros, dividir contatos por grupo e criar pasta para cada tipo de e-mail.
Pontos negativos
Como o serviço é muito recente apresenta alguns problemas. Os problemas relatados foram os que eu presenciei utilizando o serviço no período de 6 dias.
- As vezes seu e-mail recebido não abre, só na segunda ou terceira vez acaba abrindo
- E-mails demoram para chegar. Fazendo um teste com o gmail o mesmo e-mail chegou bem mais rápido.
- E-mail chegava antes no Geary Mail(que eu configurei para receber e-mail), do que no próprio site.
Os únicos problemas que eu presenciei foram os citados acima, tirando isso é um serviço bastante interessante. Mas não confiaria o serviço para receber um e-mail importante, não agora.
Dúvidas na hora de migrar
Quando conheci o serviço eu pensei," Vou migrar todas as minhas contas para o novo e-mail". Então comecei a fazer isso, mas me dei conta de algumas coisas.
Eu não gosto de ter muitas contas de e-mail, então apagaria minhas contas do gmail e do hotmail para usar exclusivamente o OpenMailbox.
Mas se eu apagar a conta do gmail que é sincronizada com o android, como iria instalar aplicativos e usar alguns serviços que necessitam ter uma conta gmail. Ou seja, queira ou não, você está preso ao serviço gmail. O mesmo aconteceu com o hotmail, utilizo o serviço para acessar o skype, ou seja, preso novamente ao serviço.
No fim das contas não exclui nenhuma conta de e-mail
Porém a grande dúvida que me veio a cabeça foi com o serviço em si. Como todo serviço ou software livre, ele necessita de doações. E para manter um serviço de e-mail que para mim não é nada barato precisa ter bastante doações.
E se o responsável pelo projeto não receber doações e ele fechar o serviço do dia para noite? Esse foi o meu receio, perderia todas os meus e-mails e cadastro atrelado aquele e-mail. Como todo projeto livre isso pode ocorrer(espero que não). Diferente de um software que você pode troca-lo, uma conta de e-mail tem toda um backup para fazer, cadastro para alterar.
Vendo por esse lado eu acabei não migrando totalmente para o serviço, apenas usando como e-mail para faculdade e alguns sites de promoções como teste.
Vale ressaltar que não tem como garantir que realmente você terá privacidade.
E no meio disso tudo, fiquei assustado como estamos presos a serviços como gmail e hotmail.
Conclusão
Apesar de tudo que relatei, o serviço apesar dos problemas é bem legal, vale a pena dar uma força para um projeto livre que está começando. Se você não tem medo, migre todo seu e-mail para o serviço que acredito que atenderá o que você procura. Caso tenha receio como eu tive, apenas use para outros assuntos. Fica a critério de cada um . Eu continuarei usando para assuntos menos importante.
Caso tenha dúvidas entre em contato com o pessoal do projeto e tire suas dǘvidas.
https://www.openmailbox.org/contact.php