Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:32 Pesquisa avançada

Requerimentos de Tablets com Ubuntu

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Requerimentos de Tablets com Ubuntu

Mensagempor hailton » Qua, 4 de Setembro 2013, 12:10

Ubuntu Touch é um sistema muito aguardado por sua experiência que trará a seus usuários. Ainda não há uma previsão para esse lançamento pelos fabricantes de aparelhos móveis.
Curiosamente a Canonical possui um sistema Ubuntu para Tablets, e ao me deparar com seus requerimentos me assustei:
Imagem
Atualmente podemos encontrar smartphones com processadores de 8 núcleos, nomeadamente Samsung Exynos 5 Octa (uma mistura de Cortex A7 com Cortex A15). Não foi lançado para vendas qualquer Tablet com ARM Cortex A15 puro ou baseado apenas nele. Se o requerimento mínimo de Ubuntu para Tablets chegou a esse patamar, imaginemos como o Ubuntu entrará nessa fatia do mercado móvel para disputar com seus concorrentes, especialmente Android.
A bateria do Tablet com ARM Cortex A15 deve durar bem menos, por ser um processador que não é específico para tarefas comuns de um aparelho móvel. É possível encontrar ARM Cortex A15, por exemplo, no Google Chromebook.
Hoje eu vejo assim os requerimentos mínimos de cada OS para Tablets:
  • Firefox OS - ARM Cortex A5
  • Android 4.3 - ARM Cortex A9
  • Ubuntu - ARM Cortex A15 Dual-Core 8|

O que pensam sobre isso?

hailton

Re: Requerimentos de Tablets com Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 4 de Setembro 2013, 18:59

Se com esses requisitos o Ubuntu for lento, adeus Canonical...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 4 de Setembro 2013, 19:59

Não sei qual é o espanto. Estes requisitos existem com o fodo no modo desktop (ubuntu for android).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 4 de Setembro 2013, 21:33

Claudio Novais (04-09-2013, 19:59) escreveu:Não sei qual é o espanto. Estes requisitos existem com o fodo no modo desktop (ubuntu for android).

Se para ter isso, é preciso ter estes requisitos, então é preferível ter um computador à séria e não um de entretenimento...

Eu muito sinceramente, não vejo qualquer utilidade em tablet, a ser claro, em Casas Inteligentes, em que estariam num suporte da parede e com o qual poderia interagir com a casa...

Ou então em ambientes fabris para substituir os velhos e volumosos PC's, que são apenas usados para mostrar diferentes aspectos daquilo que estão a construir ou para fazer testes aos circuitos, etc...

Em hospitais para substituir as velhas pranchas com folhas, podendo ter toda a informação do paciente sem terem de andar a correr corredor acima, corredor abaixo, podendo por vezes (este processo) resultar em perdas de tempo precioso...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Exploit » Qui, 5 de Setembro 2013, 0:56

porquê que o empresarial tem mais dedos?
Exploit

Mensagempor CelticWarrior » Qui, 5 de Setembro 2013, 14:08

O post original contém algumas falácias das quais talvez a principal seja o consumo dos cores A15 que não é superior aos ARM de anteriores gerações, apenas são dedicados a tarefas naturalmente mais exigentes. Daí que a coexistência de cores A7 com cores A15 no mencionado processador Samsung Exinos5 (Samsung Galaxy S4 / Meizu MX3) seja na realidade muito inteligente. A divisão de tarefas é conforme esquema abaixo:

Imagem

Os ARM "little" (A7) seguem encarregues das tarefas para as quais sempre foram (mais do que) suficientes, reservando-se os ARM "big" (A15) para tarefas mais exigentes. O resultado final é muito mais eficiente em consumo elétrico.
Galiza Nação!
CelticWarrior

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 9 de Setembro 2013, 14:34

É precisamente para essas situações que acho que a coexistência deve existir! Claro que isto não invalida uma coisa que cada vez é mais esquecida: a otimização do software. No entanto cada vez mais vemos que ter na mão algo potente é potencialmente importante!

Vejamos um exemplo que anda neste fim de semana eu me lembrei: se houvesse capacidade suficiente, e evitando olhares de agências como a NSA, seria interessantíssimo ter um smartphone com capacidade para reconhecimento facial. Claro que isto exige processamento e energia acrescidos, mas porque não dar a possibilidade desta funcionalidade a quem quiser e apenas quando está a carregar a bateria?

Atenção, isto é apenas um dos MUITOS exemplos que se pode retirar de aparelhos potentes nas nossas mãos. A reprodução de sistemas multimédia para ligar a TVs é outro exemplo.

Claro que é necessário ter uma vertente leve, para apenas o propósito de comunicações. Mas quem quer só isso não precisa de um smartphone para nada, basta comprar um celular (telemóvel) que até poupa dinheiro! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 9 de Setembro 2013, 23:18

Claudio Novais (09-09-2013, 14:34) escreveu:Claro que isto exige processamento e energia acrescidos, mas porque não dar a possibilidade desta funcionalidade a quem quiser e apenas quando está a carregar a bateria?

Are you :crazy: :?:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 9 de Setembro 2013, 23:22

Tal como disse, foi um exemplo. Quem não quer aparelhos potentes, tudo bem. Quem os quer (e há muita gente que quer para jogar por exemplo!) acho perfeitamente natural que a tecnologia evolua! Até porque funcionalidades, como eu referi uma, não falta para acrescentar a estes pequenos aparelhos que são provavelmente a fatia de mercado tecnológico mais lucrativa atualmente.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 9 de Setembro 2013, 23:23

Claudio Novais (09-09-2013, 23:22) escreveu:Tal como disse, foi um exemplo. Quem não quer aparelhos potentes, tudo bem. Quem os quer (e há muita gente que quer para jogar por exemplo!) acho perfeitamente natural que a tecnologia evolua! Até porque funcionalidades, como eu referi uma, não falta para acrescentar a estes pequenos aparelhos que são provavelmente a fatia de mercado tecnológico mais lucrativa atualmente.

Mas à carga? O momento mais crítico para uma bateria...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Questões gerais