Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:43 Pesquisa avançada

[ERROR] UEFI dualboot Windows 8 com Ubuntu

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[ERROR] UEFI dualboot Windows 8 com Ubuntu

Mensagempor Prototype » Ter, 8 de Outubro 2013, 19:43

Boa tarde,comprei um notebook com windows 8 instalado nele e pensei em instalar o ubunut 12.04 (64 bits, encontrei este tutorial UEFI dualboot Windows 8 com Ubuntu
Fiz tudo como ele explica, porem na hora do boot aparece o Windows Boot Manager mostrando o Windows 8 e mais 3 Ubuntu 12.04 (64 bits) e embaixo de cada dele ta escrito "VOLUME 4", dai quando clico em qualquer um dele aparece uma mensagem de erro informando que houve um erro na inicialização, pede para inserir disco de instalação.Porém o windows 8 inicia normalmente
Como posso proceder?
Prototype

Re: [ERROR] UEFI dualboot Windows 8 com Ubuntu

Mensagempor bullet » Qua, 9 de Outubro 2013, 13:01

Amigo tive um problema similar ao seu e segue meu post no qual foi solucionado com a ajuda do forum. http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=28&t=5155
Vc vai ter que fazer a conversao do hd e depois criar 3 partiçoes para o ubuntu uma para o boot, swap e a do SO.
Nisso se o dual boot nao funcionar, vc vai ter que reparar ele com um boot repair http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2012/11/boot-repair-repare-seu-boot-rapidamente/ dai fica td ok. Porem nem com todos e preciso de usar o boot repair , mas no meu caso foi.
Uso os 2 SOs no PC de boa, ou seja, o windows ta la so p alguma coisa bem especifica msm pq nem lembro dele cara, so p jogar msm.
bullet

Mensagempor Prototype » Qua, 9 de Outubro 2013, 13:41

Eu li sobre este seu problema,mas eu consigo criar as tres partições e visualiza-las dai instalo o ubuntu e seleciono a partição /boot para carregar o inicializador do boot do grub, porem na opção BOOt no setup da placa mae aparece 3 opções de boot (1 Windows Boot Manager e 2 Ubuntu Manager)quando seleciono o Ubuntu Manager ele carrega so o Ubuntu normalmente e quando seleciono o Windows Boot Manager ele carrega so o windows 8. Sobre converter o HD, tenho receio pois os arquivos de restauração nao vieram em um DVD ou qualquer outra midia externa e sim em varias partições do HD, entre essas partições esta a partição EFI, meu receio e que quando fizer essa conversão o notebook em si venha não funcionar mais, pois uso notebook Samsung NP275E4E-KD2BR, pesquisei sobre dual boot em UEFI e vi que alguns modelos da Samsung limitam mesmo a instalação de outro sistema e muito casos o notebook deixa de funcionar,literalmente.
Prototype

Mensagempor bullet » Qua, 9 de Outubro 2013, 14:37

Prototype (09-10-2013, 13:41) escreveu:Eu li sobre este seu problema,mas eu consigo criar as tres partições e visualiza-las dai instalo o ubuntu e seleciono a partição /boot para carregar o inicializador do boot do grub, porem na opção BOOt no setup da placa mae aparece 3 opções de boot (1 Windows Boot Manager e 2 Ubuntu Manager)quando seleciono o Ubuntu Manager ele carrega so o Ubuntu normalmente e quando seleciono o Windows Boot Manager ele carrega so o windows 8. Sobre converter o HD, tenho receio pois os arquivos de restauração nao vieram em um DVD ou qualquer outra midia externa e sim em varias partições do HD, entre essas partições esta a partição EFI, meu receio e que quando fizer essa conversão o notebook em si venha não funcionar mais, pois uso notebook Samsung NP275E4E-KD2BR, pesquisei sobre dual boot em UEFI e vi que alguns modelos da Samsung limitam mesmo a instalação de outro sistema e muito casos o notebook deixa de funcionar,literalmente.

Cara assim que comprei o meu meti o debian nele e fico do jeito do seu, uma bagunça.
Depois disso o note fico lixo... Nisso tive que fazer a conversao de GPT para MBR. É trabalhoso sim, mas depois de feito nunca mais vai ter o problema de instalar uma Distribuição Linux.
E realmente para fazer a conversao o disco sera formatado, mas como falei e so essa vez e resolve o problema.
Sobre o notebook nao funcionar mais... acho meio radical, mas como falamos de hardware tudo pode acontecer mas acho dificil. Cara se nao me engano essa padrao de bios e hd que limita a instalçao de outro SO e coisa Microsoft p limitar o uso de outros SOs. Eu fiquei tao puto com isso que resolvi prosseguir com a conversao.
bullet

Mensagempor Prototype » Qua, 9 de Outubro 2013, 15:24

Meu receio é este mesmo,do mal funcionamento do notebook, pois como falei eu li relatos que alguns modelos de notebook da samsung deixa de funcionar e outro receio é sobre a partição EFI, temo que ela pode ser responsavel pelo firmware UEFI do notebook.
Outro detalhe, no setup não tem a opção Legacy Mode ou UEFI, tem apenas FAST Mode e na aba Boot ele nao reconhece o HD fisicamente apenas o Boots Manager (Windows e neste meu caso o Ubuntu)
Prototype

Mensagempor bullet » Qua, 9 de Outubro 2013, 17:36

Prototype (09-10-2013, 15:24) escreveu:Meu receio é este mesmo,do mal funcionamento do notebook, pois como falei eu li relatos que alguns modelos de notebook da samsung deixa de funcionar e outro receio é sobre a partição EFI, temo que ela pode ser responsavel pelo firmware UEFI do notebook.
Outro detalhe, no setup não tem a opção Legacy Mode ou UEFI, tem apenas FAST Mode e na aba Boot ele nao reconhece o HD fisicamente apenas o Boots Manager (Windows e neste meu caso o Ubuntu)

Te falar a respeito dos notes Samsung eu ja nao sei.
Esquece esse modo Legacy, pq pesquisei sobre ele tb e falam q e so desativar ele q t td resolvido.
Mas vc nunca encontra ele, pq ele so vem em alguns computadores e nem sei te falar quais.
Nao encontrar a partiçoes para dar o boot ou parar formatar, e pq o HD esta como GPT e por isso a conversao é feita para enxergar as outras partiçoes.
Mas ai esta com vc cara... eu acho q se vc conseguir fazer o bkp do seus dados vale a pena fazer o procedimento para nao ficar amarrado so no Windows. Tb sei q e trabalhoso e demanda tempo pq formatar pc é um saco.
Se tiver afim de fazer a conversao, vc usa um cd do windows 8 ou qualquer e formata todo o hd e depois ainda com o cd vc abre o prompt de comando e faz o esse procedimento desse tutorial:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/armazenamento/461966-tutorial-convertendo-mbr-gpt-e-gpt-mbr.html depois e so instalar os SOs.
bullet

Mensagempor Prototype » Qua, 9 de Outubro 2013, 19:12

Mais minha preocupação em si é sobre a partição EFI,pois ela tem características adicionais para o firmware EFI padrão armazenado na ROM da placa mãe, dia meu receio é que perdendo essa partição venha prejudicar no funcionamento do notebook
Prototype

Mensagempor Prototype » Sex, 11 de Outubro 2013, 19:09

Procurei em outro foruns a solução para este problema e no Guia do Hardware um rapaz me passou este seguinte tutorial segundo informações contidas no setup da placa mae do meu notebook:

1) Com "UEFI OS", seu firmware funcionar com o Windows 7 x64 (a versão 32-bit não serve). Nesse caso, basta colocar o DVD, dar boot e no instalador do W7, naquela tela de instalação "Personalizada", excluir todas as partições atuais e fazer uma instalação do zero. Para já deixar preparado para o Ubuntu, crie uma partição menor do que o tamanho do disco para sobrar espaço não particionado (chamado pelo Windows de "não alocado"). Atente que será normal o instalador do Windows criar duas partições a mais no início do disco, uma é a ESP (EFI System Partition) e a outra é MSR (Microsoft Reserved Partition).

Depois de instalado, carregue o Ubuntu e instale-o no espaço não particionado.

2) Seu firmware não suportar o Windows 7 no modo UEFI. Nesse caso, você precisará mudar a opção "OS Mode Selection" para "CSM OS", que voltará a ser para fins práticos um BIOS como de trinta anos atrás.

O Windows por precaução se recusa a instalar, quando carregado no modo BIOS ("CSM"), em discos com particionamento GPT. Então, você precisará carregar algum Linux (pode ser o CD/DVD do Ubuntu mesmo), abrir o GParted, ir em "Dispositivo -> Criar tabela de partição... -> Avançado", escolher "msdos" e aplicar. Reinicie que será possível instalar agora o Windows 7 como de costume. É interessante da mesma forma deixar um espaço não particionado como comentei acima para facilitar a posterior instalação do Ubuntu.
Prototype

Mensagempor bullet » Sex, 11 de Outubro 2013, 19:52

Prototype (11-10-2013, 19:09) escreveu:Procurei em outro foruns a solução para este problema e no Guia do Hardware um rapaz me passou este seguinte tutorial segundo informações contidas no setup da placa mae do meu notebook:

1) Com "UEFI OS", seu firmware funcionar com o Windows 7 x64 (a versão 32-bit não serve). Nesse caso, basta colocar o DVD, dar boot e no instalador do W7, naquela tela de instalação "Personalizada", excluir todas as partições atuais e fazer uma instalação do zero. Para já deixar preparado para o Ubuntu, crie uma partição menor do que o tamanho do disco para sobrar espaço não particionado (chamado pelo Windows de "não alocado"). Atente que será normal o instalador do Windows criar duas partições a mais no início do disco, uma é a ESP (EFI System Partition) e a outra é MSR (Microsoft Reserved Partition).

Depois de instalado, carregue o Ubuntu e instale-o no espaço não particionado.

2) Seu firmware não suportar o Windows 7 no modo UEFI. Nesse caso, você precisará mudar a opção "OS Mode Selection" para "CSM OS", que voltará a ser para fins práticos um BIOS como de trinta anos atrás.

O Windows por precaução se recusa a instalar, quando carregado no modo BIOS ("CSM"), em discos com particionamento GPT. Então, você precisará carregar algum Linux (pode ser o CD/DVD do Ubuntu mesmo), abrir o GParted, ir em "Dispositivo -> Criar tabela de partição... -> Avançado", escolher "msdos" e aplicar. Reinicie que será possível instalar agora o Windows 7 como de costume. É interessante da mesma forma deixar um espaço não particionado como comentei acima para facilitar a posterior instalação do Ubuntu.

Bom cara segue ele para ver se da certo.
Entao de toda maneira vc vai ter que formatar o disco inteiro. Acho q da certo sim... foi parecido com o que eu fiz. So que com o GParted vc cria logo a partiçao do windows (NTFS), cria as 3 do linux(boot,swap e ext4 ou 3) e uma NTFS de backup.
Mas acho que por o disco ser GPT os SOs correm o risco de nao enxergar uns os outros(Falo partiçoes e tambem pode ser que nao aconteça). Mas foi o que aconteceu comigo... e nisso fui forçado a fazer a conversao.
Mas se o cara fez e deu certo, tenta o dele.
No ultimo caso se nao der certo e o disco ja vai estar zerado msm, ai vc faz a conversao e nisso ele vai aceitar qualquer distribuição Windows e Linux ambas enxergando suas partições.
bullet

Mensagempor Prototype » Sáb, 12 de Outubro 2013, 14:45

Como não obtive nenhuma solução para meu problema e minhas dúvidas, resolvi manter o windows 8, caso eu conpre um notbook que não tenha sistema Uefi e nem Partição GPT utilizarei o ubuntu terei que me conter com este mal necessario
Prototype

Próximo

Voltar para Questões gerais