Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 18:10 Pesquisa avançada

Transferir espaço não alocado para partição estendida

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Transferir espaço não alocado para partição estendida

Mensagempor elvisporto » Sex, 18 de Outubro 2013, 14:03

Olá amigos,

Sou bastante novo no Ubuntu, utilizei Windows durante toda a minha vida, porém, após experimentar esse SO da Linux me apaixonei :D . Entretanto, como meu objetivo inicial quando o instalei em dual boot com o Windows 7 era apenas para recuperação de dados, caso ocorresse algum erro com o software da Microsoft, reservei pouco espaço do meu HD de 500 gigas para ele, algo que me arrependo hoje. Tentei então aumentar o espaço, inicialmente com a criação de espaço não alocado retirado da partição /dev/sda3, onde está instalado o Windows. O problema é que não consegui transferir este espaço não alocado para a partição estendida /dev/sda4, na qual se encontram partições lógicas contendo o Ubuntu, meus arquivos pessoais e o Swap. Já tentei realizar esse procedimento com o GParted (no Ubuntu e no Live CD) e com o EASEUS (no Windows), porém, não deu certo. Há alguma maneira de fazer isso?

Abaixo segue uma captura de tela do GParted.

Obrigado desde já :D
Imagem

elvisporto

Re: Transferir espaço não alocado para partição estendida

Mensagempor rodrigo_sabbat » Sex, 18 de Outubro 2013, 17:16

Amigo, não quero te entristecer, mas acho que as soluções disponíveis são:

a) Crie uma partição nova a partir desse espaço não alocado e use-a para guardar seus arquivos e etc.

b) Reinstale o Ubuntu dessa vez utilizando a opção de instalar só o Ubuntu na máquina, ao invés de "instalar ao lado do Windows".

Posso estar falando bobagem e, eu espero que esteja falando, mas, acho que não tem como redimensionar essas partições do sistema, mesmo tendo espaço não alocado de sobra. Quando eu instalei pela primeira vez no meu PC eu tentei de tudo e não consegui. A minha vantagem era ter um backup bem recente dos meus arquivos, então eu disse "dane-se" e formatei a máquina, reinstalando só o Ubuntu no PC.

Mas, vamos aguardar mais respostas. Aqui no Ubuntued tem gente com muito mais experiência que eu que talvez tenha uma solução mais viável.
Abraços amigo e boa sorte! :D
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor José Craveiro » Sex, 18 de Outubro 2013, 17:57

Olá, o facto de se ter criado um espaço não alocado não significa que o mesmo posteriormente possa ser usado normalmente ou até anexado a uma outra unidade. Parte-se do princípio que tal não é possível e ainda mais estando em causa uma partição estendida que aloja unidades lógicas! Uma partição estendida quando já se encontra com a sua extremidade no final do HD, havendo espaço que lhe antecede como se vê na imagem, não é possível ser como que arrastada ao ponto de abranger aquele espaço não alocado bem como depois até ser aumentada ocupando então aquele espaço que deixou no final do HD.

O AESEUS é realmente uma golfada de ar fresco nesta matéria em ambiente windows, usei-o também, mas ao contrário do que muitos pudessem pensar, este programa não oferece uma liberdade ilimitada a este ponto!

O que poderá então fazer é o seguinte, quando pensar em reinstalar o seu Ubuntu, antes dessa operação, para além poder manter a vizinhança com o seu Windows que se encontra desde o início (em termos de espaço) do seu HD, poderá/deverá criar através do GParted uma partição estendida com todo o espaço do HD que existe para além das duas unidades ocupadas pelo windows, criada essa partição estendida, poderá alojar um número indeterminado de unidades lógicas das quais irá reservar 3 delas com tamanhos distintos para o seu Ubuntu (/;swap;home); a sugestão que deixo é que tal como fiz no meu caso criei 4 unidades lógicas, formatei 3 respetivamente para o Ubuntu durante a instalação e mais 1 unidade que "não formatei" e que ocupa todo o espaço que restou do meu HD. O que significa isto deste último espaço que não formatei? Significa que à medida das minhas necessidades posso posteriormente criar muitas mais unidades lógicas para diversos fins nessa partição estendida! Com este sistema terá muito mais liberdade e uma melhor gestão do seu HD. Espero ter-me feito entender. ;)
José Craveiro

Mensagempor elvisporto » Sex, 18 de Outubro 2013, 18:12

rodrigo_sabbat (18-10-2013, 17:16) escreveu:Amigo, não quero te entristecer, mas acho que as soluções disponíveis são:

a) Crie uma partição nova a partir desse espaço não alocado e use-a para guardar seus arquivos e etc.

b) Reinstale o Ubuntu dessa vez utilizando a opção de instalar só o Ubuntu na máquina, ao invés de "instalar ao lado do Windows".

Depois de minhas tentativas frustradas, tentei criar uma nova partição com este espaço não alocado, porém, dizia que tal procedimento era impossível, pois não podia existir mais outra unidade primária em meu HD. Pesquisei um pouco sobre isso e encontrei que só podem existir quatro partições primárias, ou então três primárias e uma estendida (que é o caso do meu PC). Ou seja, infelizmente parece que a solução, caso eu realmente queira utilizar esse espaço não alocado, será uma reinstalação dos sistemas operacionais :cry:

elvisporto

Mensagempor José Craveiro » Sex, 18 de Outubro 2013, 18:19

elvisporto (18-10-2013, 18:12) escreveu:
rodrigo_sabbat (18-10-2013, 17:16) escreveu:Amigo, não quero te entristecer, mas acho que as soluções disponíveis são:

Depois de minhas tentativas frustradas, tentei criar uma nova partição com este espaço não alocado, porém, dizia que tal procedimento era impossível, pois não podia existir mais outra unidade primária em meu HD. Pesquisei um pouco sobre isso e encontrei que só podem existir quatro partições primárias, ou então três primárias e uma estendida (que é o caso do meu PC). Ou seja, infelizmente parece que a solução, caso eu realmente queira utilizar esse espaço não alocado, será uma reinstalação dos sistemas operacionais :cry:

Não precisa reinstalar o Windows, deixe as 2 unidades deste como estão e comece por apagar todas as outras que criou à direita. Não convém mexer nas unidades do windows com o particionador devido à forte possibilidade de danificar as mesmas pela perda de dados. Deixe então as do windows em paz e comece a trabalhar todo o espaço que tem à direita e poderá adotar o procedimento que deixei acima.
José Craveiro

Mensagempor elvisporto » Sex, 18 de Outubro 2013, 18:40

Obrigado, José Craveiro, acho que vou fazer isso :D

elvisporto

Mensagempor José Craveiro » Sex, 18 de Outubro 2013, 18:53

De nada..., só uma nota que deixei escapar, quando me referia a apenas a 2 unidades do windows, bem o facto é que tem lá 3 pelo que reparei e possivelmente a 1ª que vemos na imagem trata-se de uma unidade possivelmente de acesso restrito e dedicada à recuperação do próprio Windows, certo? A ser assim, portanto quando referi que pode deixar as 2 unidades do Windows obviamente inclua esta 1ª unidade que aparece no espaço do seu HD.
Em princípio tudo irá correr bem neste processo caso o execute, portanto, boa sorte e depois deixe o seu feedback. ;)
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 18 de Outubro 2013, 23:48

Boas Elvisporto, eu tive o mesmo problema ao princípio (2006), quando experimentei pela primeira vez o Ubuntu e resolvi da seguinte maneira:

Entrei no Windows e aí, criei uma nova partição vazia (não alocada), do máximo tamanho que ele me permitiu.
Saí do Windows, fui ao Ubuntu e então com o Gparted formatei para ext4 esse espaço (partição) que criei no Windows e para finalizar, uni a partição do Ubuntu a esta última que havia criado.
Fiquei assim com mais espaço no meu Ubuntu.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor elvisporto » Qui, 24 de Outubro 2013, 16:11

José Craveiro (18-10-2013, 18:53) escreveu:boa sorte e depois deixe o seu feedback. ;)

Desculpem a demora para o feedback, porém, não tive oportunidade de resolver essa questão sobre o particionamento do HD até ontem, quando enfim resolvi fazer o backup dos meus arquivos pessoais e instalar apenas o Ubuntu 13.10. Optei por manter somente ele devido a esse sistema operacional ter realmente me conquistado, de tal modo que não possuo mais nenhum desejo de utilizar o Windows. Dividi meu HD em três partições: raiz (para o ubuntu propriamente dito), home (para os meus arquivos pessoais) e swap. Destinei espaços coerentes para cada uma das partições, logo, acredito que não terei problemas com falta de espaço.
Agradeço a todos pela ajuda.

elvisporto

Mensagempor José Craveiro » Qui, 24 de Outubro 2013, 18:45

elvisporto, a decisão que tomou certamente é baseada na forte convicção de que não voltará a necessitar de usar o Windows, não é mesmo? É de elogiar obviamente. Os eventuais desafios que surgirão da tomada dessa decisão certamente encontrarão muitas respostas neste fórum. ;)
José Craveiro

Próximo

Voltar para Questões gerais