Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 16:48 Pesquisa avançada

Africano cria impressora 3D com peças de lixo eletrônico

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Africano cria impressora 3D com peças de lixo eletrônico

Mensagempor yuryrodrigues » Ter, 22 de Outubro 2013, 0:45

Imagem

Kodjo Afate Gnikou usou computadores, impressoras e scanners encontrados num lixão (e mais US$100) para fazer sua impressora 3D. Na cidade de Lomé, capital do país africano Togo, funciona um maker space - uma oficina de inovação e produção em que inventores e projetistas se reúnem para tornar reais as idéias que lhes vêm à cabeça. O produto mais recente do local, criado por Kodjo Afate Gnikou é uma impressora 3D feita com lixo eletrônico barato.

O protótipo foi construído com US$100. Ele se chama W.Afate e é uma réplica caseira da Prusal Mendel, uma impressora popular nos Estados Unidos e na Europa. Para fazê-la, Afate teve que comprar algumas peças novas, mas a maioria dos componentes vieram de computadores, impressoras e scanners encontrados nos lixões da cidade.

A África tem um enorme problema de lixo eletrônico. A cada mês, centenas de toneladas de computadores e equipamentos industriais descartados acabam nos lixões e peças boas que poderiam ser reaproveitadas se misturam com componentes e materiais tóxicos. A intenção de Afate é chamar a atenção para a produção exagerada e o mau reaproveitamento desses resíduos.

O vídeo abaixo, em inglês, conta um pouco mais sobre o invento:

Fonte: TutorFree: Africano cria impressora 3D com peças de lixo eletrônico
yuryrodrigues

Re: Africano cria impressora 3D com peças de lixo eletrônico

Mensagempor Exploit » Ter, 22 de Outubro 2013, 1:14

yuryrodrigues (22-10-2013, 0:45) escreveu:A África tem um enorme problema de lixo eletrônico. A cada mês, centenas de toneladas de computadores e equipamentos industriais descartados acabam nos lixões e peças boas que poderiam ser reaproveitadas se misturam com componentes e materiais tóxicos. A intenção de Afate é chamar a atenção para a produção exagerada e o mau reaproveitamento desses resíduos.

Nos países desenvolvidos é igual.. ou pior..
.
Exploit

Mensagempor Davysson Silva » Ter, 22 de Outubro 2013, 3:16

Eu sempre disse que ser criativo é fazer aquilo que se deseja com as ferramentas disponíveis, esse cara está ai para provar isso.
Agora eu me pergunto o quanto as coisas seriam mais baratas se aproveitassemos esse lixo eletrónico.
Davysson Silva

Mensagempor Registeel » Ter, 22 de Outubro 2013, 3:54

A Alemanha faz coleta seletiva há muitos anos. Os lixões de lá são classificados pelo tipo de lixo e alguns depósitos para lixo eletrônico, brinquedos e roupas parecem lojas de liquidação. É tudo organizado em prateleiras, com a vantagem de não precisar pagar, é só entrar e pegar. O que mais me surpreendeu é que os alemães nativos morrem de vergonha de entrarem nesses depósitos, só os imigrantes e alguns turistas que conhecem o sistema que aproveitam.

Esse africano merece um prêmio, porque tempos atrás li sobre uma pesquisa milionária da Hellet-Packard para desenvolver uma impressora para superfícies esféricas. Não é a mesma coisa que uma impressora 3D, mas chega bem perto.
Registeel

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 23 de Outubro 2013, 11:28

A mente humana está sempre a surpreender. Parabéns para o pequeno Kodjo.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Alessandra Vianna » Qua, 23 de Outubro 2013, 18:19

O título e o assunto do tópico me fizeram lembrar deste vídeo.
viewtopic.php?f=3&t=160&p=62147#p62147

É uma reflexão.
Alessandra Vianna

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 23 de Outubro 2013, 23:01

Afinal não sou o único a reciclar para criar! :yeah:

Aliás, foi exactamente por fazer este tipo de "experiências" é que fui para a área em que me formei!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Alessandra Vianna » Qua, 23 de Outubro 2013, 23:50

Luis Cardoso (23-10-2013, 23:01) escreveu:Afinal não sou o único a reciclar para criar! :yeah:

Aliás, foi exactamente por fazer este tipo de "experiências" é que fui para a área em que me formei!

Só por curiosidade, és formado em quê, Luís? :desdentado:
Alessandra Vianna

Mensagempor ewertont » Qui, 24 de Outubro 2013, 2:18

É incrível com o que podemos fazer com o "lixo".
ewertont

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 24 de Outubro 2013, 21:08

Alessandra Vianna (23-10-2013, 23:50) escreveu:
Luis Cardoso (23-10-2013, 23:01) escreveu:Afinal não sou o único a reciclar para criar! :yeah:

Só por curiosidade, és formado em quê, Luís? :desdentado:

Tenho Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, e o Mestrado na mesma Engenharia mas no ramo de Sistema Biónicos.

Se visse o que eu fizera quando era pequeno... Eu não fazia gastar dinheiro aos meus pais com brinquedos, eu "fabricava-os", muitas das vezes através de reciclagem. Até cheguei a fazer um "robô" com a parte de baixo de um carro telecomandado -- que basicamente era o suporte das rodas e motor -- e com uma caixa de cartão! Depois coloquei um walkie-talkie no interior da caixa, substituindo a antena por um fio enrolado, evitando que a antena ficasse visível.
Depois era controlar o "robô" à distância e falar com o walkie-talkie para pregar sustos ao pessoal xD Mais tarde adicionei-lhe um sistema de iluminação que tinha aproveitado de um aparelho avariado. Como tinha um sequenciador (sei disso agora, na altura não sabia nada destas coisas), liguei lá umas lâmpadas pequenas e estava feita a "besta" :lol:

Depois disto tudo, de tanto estudo, trabalho como informático... O que me deixa muito pouco tempo para me dedicar aos meus amigos robôs! :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias Gerais