Claudio é exatamente isso. Para celular existe o Java Micro Edition (JME). E por muitos anos foi dai que a SUN obteve dinheiro efetivo com o java, já que muitos celulares foram vendido com ele embarcado. A licença dessa VM não é liberada por ser estratégica. E não se esqueça que o java fechado era gratuito e possuía o código fonte disponível para observação, mas era proibida a sua cópia. O Java tinha no contrato de sua especificação (VM para PC e servidores) que qualquer JVM implementada teria que ter total compatibilidade com a JVM original dela. E a certificação para isso também era paga. A Oracle tinha uma JVM assim como a IBM. Ambas certificadas e que vinham no seus produtos. A da Oracle por exemplo era mais avançada que a da SUN, mas nenhuma dessas tinham seu código fonte a amostra.
Agora quanto a Google eu tenho certeza absoluta que não está arrependida de absolutamente nada. Para mim, a Google é a mesma coisa da Oracle, só disfarça bem melhor.
Porque eu penso assim? Porque sem o projeto Harmony, que era um java open source muito antes da SUN liberar as patentes, o Android nem existiria. A Google clonou esse projeto que consumiu anos da comunidade e da Apache, sem dar nada em troca e ainda virar as costas para o projeto quando começou a ameaça dos processos. O Harmony acabou morrendo, pois esbarrava nas licenças da SUN, mas não possuía os advogados da Google. Tudo isso para dominar um mercado e ganhar rios de dinheiros. A ação movida pela Oracle foi para proteger o antigo mercado explorado pela SUN. Veja que depois que o Android apareceu, o java para celulares deixou de ter sentido. A Oracle deixou de ganhar muito dinheiro com isso. Então vejo essa disputa como uma simples tentativa de sobrevivência, ou de "raspa tacho", tentando pegar algum resto de dinheiro com o Android, que matou esse mercado.
Só torci para a Oracle perder porque iria causar uma confusão enorme entre os desinformados, falando que a Oracle iria começar a cobrar pelo java. Fora isso, se a Google perdesse, eu iria achar bom pelo que ela fez com a Apache. Nessa guerra não tem santos e a corda sempre arrebenta para o lado do mais fraco (Apache).
É bom dizer que a Apache lutava para a SUN liberar licenças que barravam o Harmony e tinha como apoio a parceira Oracle. Quando a Oracle comprou a SUN, a mesma também negou a liberação dessas patentes, o que fez a Apache sair do JCP, que é o conselho que tomas as decisões do futuro do java.