O meu computador já tem uns anos, mas em Linux trabalha melhor do que no Windows, porque tenho menos coisas instaladas e principalmente porque não tenho Firewall, Anti-Virus, Anti-malware instalados.
A minha versão do LibreOffice no Linux está sempre actualizada, porque todos os dias actualizo o sistema. No Windows 7, já há um tempo que o LibreOffice dizia que havia uma nova versão, mas faltava-me vontade para actualizar. E quando actualizei, é que eu vi porque eu tinha pouca vontade.
Então vamos começar.
Máquina
Pentium 4 @ 2,60 Ghz
2Gb RAM
Linux Kernel 3.10.x
Windows 7
Actualização em Linux
Entrei na linha de comandos e introduzi o comando:
Fui brincar com o meu filho, e passado um tempo, fui ao computador ver como estava a decorrer as actualizações de todos os pacotes, e já tinha terminado. Todos os pacotes, programas, librarias, ficheiros, etc... estava tudo actualizado para a ultima versão, sem qualquer intervenção minha.
Actualização em Windows
Fui ao site do LibreOffice descarregar a ultima versão, cerca de 205Mb.
Quando acabou o download, abri a pasta de downloads e executei o instalador.
Começou a instalação...fui brincar com o meu filho.
Passado um tempo, fui ver como estava e dizia que tinha ocorrido um erro e que não foi nada instalado.
Duplo click no instalador de novo....(o meu PC é lento...), esperei...esperei....passado um tempo começa a instalar. Fiquei a ver o que se ia passar...deu um erro de novo. Parece que alguns ficheiros que irão ser actualizados, estão a ser usados por outros programas. Um deles é o Synergy. Como eu já não o utilizo, desinstalei.
O meu filho começou a chamar-me para ir brincar com ele. Eu disse-lhe que estava quase a acabar o que estava a fazer, vou já.
Corri de novo o instalador. Parece que há mais ficheiros que vão ser actualizados e que estão a ser usados.
Bem... o melhor é desinstalar o LibreOffice antigo e instalar de novo a versão mais recente.
Começou a desinstalação do LibreOffice...o meu computador é lento...desinstalando....demorou quase uma eternidade...o meu filho chama-me de novo. -Pai! quando é que vens brincar comigo?!
Acabou de desinstalar...faço reset (acho que é melhor).
Está a arrancar....é lento a entrar no Windows...tenho muita coisa instalada...espero...espero...já está.
Corro o instalador de novo e vou ter com o meu filho.
Passado um tempo vou ver como está a decorrer.... instalação concluida.
Este processo todo do Windows, demorou mais de 30 minutos comigo em frente ao monitor.
No Linux demorei cerca de 10 segundos, foi o tempo de abrir a consola e escrever o comando.
[EDITADO]
Conclusão
No Linux, com um comando actualiza-se todo o sistema.
No Windows, todas as actualizações de programas, requerem a intervenção do utilizador.