Um andróide encarregado de fazer limpezas num apartamento na Áustria ter-se-á autodestruído de forma misteriosa. O caso levou a especular que se tratou do primeiro «suicídio» de um robot.De acordo com os bombeiros locais, o aparelho estava desligado mas de algum modo «ligou-se» sozinho e dirigiu-se ao fogão da cozinha, onde terá arrastado um tacho para o lado para se poder colocar sobre a zona quente.
«De algum modo, [o robot] parece ter-se activado sozinho e deslocou-se para o fogão, e basicamente foi aí que tudo terminou», contou Helmut Kniewasser, que enfrentou as chamas em Hinterstoder, Kirchdorf.
«[O robot] começou a derreter na parte de baixo, até que ficou colado ao fogão. Depois começou a arder. Pela altura que chegámos, só havia uma pilha de cinzas», apontou o bombeiro.
«Todo o edifício teve que ser evacuado e havia danos significativos causados pelo fumo, particularmente no apartamento onde o robot tinha estado a ser usado», explicou.
«É um mistério como é que o robô se activou sozinho e como acabou por se dirigir ao fogão. Não vou falar sobre as alegações de um robot suicida, mas o dono da casa insistiu que o aparelho tinha sido desligado», afirmou.
O dono do apartamento já disse que pretende abrir um processo legal contra a fabricante do robot.
Fonte: Diario Digital