Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 18:18 Pesquisa avançada

Bugs Mouse/Wi-fi/Hora no Ubuntu 13.10

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Bugs Mouse/Wi-fi/Hora no Ubuntu 13.10

Mensagempor ricardogouveia3 » Seg, 18 de Novembro 2013, 14:21

Tenho tido 2 problemas que estão me atrapalhando a usar meu ubuntu 13.10. E olha que foi uma instalação limpa...

1.Durante a execução de vídeos, o mouse some para não atrapalhar a execução. Só que ele não retorna,e preciso finalizar a sessão sempre que quero faze-lo retornar

2. A hora não está se mantendo correta. O fuso horário está ajustado. Acredito que seja um problema da bios, porque o windows em dual-boot não está mantendo o horário correto também.
Ricardo Gouveia
ricardogouveia3

Re: Bugs Mouse/Wi-fi/Hora no Ubuntu 13.10

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 18 de Novembro 2013, 14:54

Boas Ricardo, quanto ao problema da hora, aconselho-te a fazer duas coisas.

A primeira, vai às definições da BIOS (ele diz-te que tecla usar para acederes às configurações!) e coloca manualmente a data e a hora certa do sitio onde te encontras!

Depois, tanto no Windows, como no Ubuntu, escolhe a opção de ter a data e a hora sincronizadas com a internet.

Em relação ao rato (ponteiro), nunca tinha visto essa situação! :o

Mas vou pesquisar um pouco e se encontrar algo, "posto" aqui.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 18 de Novembro 2013, 15:01

Ricardo, em relação ao desaparecimento do mouse pointer, isso só te acontece com o VLC?

Ou em todos os players?

Se só te aconteceu no VLC, testa noutros e diz-me se acontece.

Se não acontecer, é um bug conhecido do VLC, que já foi resolvido na próxima versão que está quase disponível no ppa estável da Videolan.

E já agora, a tua gráfica é Nvidia?

Se for, este bug é descrito associado a placas da Nvidia.

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor ricardogouveia3 » Seg, 18 de Novembro 2013, 15:25

obrigado, realmente é o vlc com o mouse...
a hora do sistema estava certa... não entendo por que o linux não corrigiu
e mais uma coisa: a luz indicadora do wi-fi não está funcionando... o que pode ser?
Ricardo Gouveia
ricardogouveia3

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 18 de Novembro 2013, 16:51

ricardogouveia3 (18-11-2013, 14:25) escreveu:obrigado, realmente é o vlc com o mouse...
a hora do sistema estava certa... não entendo por que o linux não corrigiu
e mais uma coisa: a luz indicadora do wi-fi não está funcionando... o que pode ser?

Bem Ricardo, esse problema da luz indicadora acontece, mas o acesso à net por wifi está a funcionar, certo?

Para podermos tentar resolver esse "bug", preciso saber qual é a tua máquina.

A versão do Ubuntu, se é de 32 ou 64 bits, etc.

Aguardo.
Editado pela última vez por Miguel Fonseca em Seg, 18 de Novembro 2013, 23:27, em um total de 1 vez.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor ricardogouveia3 » Seg, 18 de Novembro 2013, 22:39

Sim, mas está indicando um sinal mais fraco, as vezes inconstante. Uso ubuntu 13.10 64 bits, com o kernel 3.11... no ubuntu 13.04 o kernel 3.10 funcionou corretamente
Ricardo Gouveia
ricardogouveia3

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 18 de Novembro 2013, 23:37

ricardogouveia3 (18-11-2013, 21:39) escreveu:Sim, mas está indicando um sinal mais fraco, as vezes inconstante. Uso ubuntu 13.10 64 bits, com o kernel 3.11... no ubuntu 13.04 o kernel 3.10 funcionou corretamente

Bem Ricardo, não me disseste qual o PC que usas (a tua máquina!)!

Mas visto que o wifi está a funcionar, embora com flutuações, aconselho-te a ler este artigo e a tentares as soluções apresentadas uma a uma, para veres qual a que resulta no teu caso, ou se são precisas várias!
Também pode acontecer nenhuma resultar! Fica aqui o link para esse artigo:

http://itsfoss.com/speed-up-slow-wifi-connection-ubuntu/

Embora o artigo se refira ao Ubuntu 13.04, também serve para o 13.10.

Como escreveste, esta situação não sucedia com o 13.04 com o Kernel 3.10.
Então podes tentar instalar um Kernel mais recente!
Eu, no Ubuntu 13.10, tenho o Kernel 3.11.8, mas podes instalar também o 3.12, que é o mais recente!

Para isso, tens de saber que Kernel 3.11 tens!
No terminal:

uname -r

Vê qual a versão do 3.11 é que tens. Se for a 3.11.8, então resta-te experimentar a 3.12, que podes fazer o download deste site (é o último da página!):

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

Existe o 3.12 para o Saucy (Ubuntu 13.10) e para o Trusty (Ubuntu 14.04 que ainda não saiu!). Mas podes usar qualquer um deles!
Eu, no Elementary OS Luna (baseado no Ubuntu 12.04), tenho o 3.12 Trusty e está a funcionar sem problemas!

Se tiveres dúvidas, no primeiro link que te deixei, ou como instalar um Kernel do segundo link, "posta" aqui e eu ajudo-te.

Hasta.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor ricardogouveia3 » Qua, 20 de Novembro 2013, 21:38

Não teria como eu retornar ao kernel 3.10?

Enfim, minha máquina é um vivobook asus s400ca. CPU celeron 847, 4GB, 500GB, placa de vídeo integrada, touch-screen.

No
lspci
ele identifica os hardwares de rede:
02:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros AR9485 Wireless Network Adapter (rev 01)
03:00.0 Ethernet controller: Qualcomm Atheros AR8161 Gigabit Ethernet (rev 10)

desculpa a demora pra responder, desde já agradeço pela ajuda..

mais uma coisa: com o kernel que já vem com o ubuntu 13.04 ele apresentou o mesmo problema, mas foi resolvido com a atualização para do 3.10. Não sei exatamente se isso ajuda em alguma coisa...

a hora continua modificando sozinha nos dois sistemas... mesmo depois de ajustar no setup. Acredito que seja mais frequente no linux, as vezes (como agora) o relógio desaparece da barra de notificação (uso unity).
Ricardo Gouveia
ricardogouveia3

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 20 de Novembro 2013, 21:53

Boas Ricardo, quanto ao que se está a passar com a hora é muito estranho!

Quando ligares o PC da próxima vez, vai à BIOS e vê se a hora está certa!

Se não estiver, provavelmente a pilha/bateria da BIOS está gasta! Como a pilha/bateria de um relógio, ela acaba por se gastar. Não é frequente isso acontecer, mas acontece!

Normalmente, essa pilha/bateria da BIOS dura muitos anos! Há casos, em que PC's muito antigos ainda têm a pilha/bateria em condições!
Mas, experimenta.

O relógio desaparecer da barra já poderá ser um "bug" ocorrido durante a instalação.

Vou pesquisar um pouco e se encontrar alguma coisa, "posto" aqui.

Quanto ao flutuar do wireless, eu também tenho uma placa Wireless Atheros e, tem me acontecido isso.

Eu segui os conselhos apresentados neste site e melhorou muito!

Atenção, que o que funcionou para mim, pode não funcionar para ti!

MAS PODES TESTAR SEM PROBLEMAS TODAS AS SOLUÇÕES APRESENTADAS!

Se não resultar ou piorar (não acredito!), podes sempre "desfazer" o que fizeste.

É importante que, depois de cada tentativa, reinicies o PC para que as mudança surtam efeito!

O link aqui:

http://itsfoss.com/speed-up-slow-wifi-connection-ubuntu/

O site refere-se ao Ubuntu 13.04, mas também funciona para o 13.10!

Aguardo.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Voltar para Questões gerais