Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 18:18 Pesquisa avançada

Temperatura e cpu notebook

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Temperatura e cpu notebook

Mensagempor Rogergalvao » Qui, 5 de Dezembro 2013, 23:19

Pessoal é o seguinte, meu note tem o cooler meio barulhento mas isso é algo de fábrica, então sempre tento deixar o cpu em baixa freq para que ele não rode muito e faça muito barulho a ponto de me encomodar. Atualmente estou usando o ubuntu 12.04 e queria umas dicas para reduzir o uso do processador e abaixar a temperatura do note, seria aconselhavel usar:

Ubuntu 12.04 + LXDE + TLP + Liquorix kernel + cpu-freq indicator?

Ajuda usar esse kernel liquorix?
Tem necessidade de usar o TLP e cpu-freq indicator juntos? ou só o TLP já basta.

Rogergalvao

Re: Temperatura e cpu notebook

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 5 de Dezembro 2013, 23:50

É assim, no meu caso, o que ajudou foi mesmo deixar o Ubuntu e seus derivados, passando a usar Debian, para além de acalmar, são poucas as vezes que se ouvem a ventoinha. Aliás, se usar a combinação Debian 7 + Openbox (ou LXDE), só oiço a ventoinha ao correr algo em Flash, sendo bastante silencioso no resto do percurso.

Actualmente estou a usar a combinação Debian 7 + My Gnome (uma sessão GNOME personalizada por mim) e apenas oiço a ventoinha muitas poucas vezes, só se alguma aplicação se põe a moer ou algo similar.

No seu caso, ainda tem a vantagem de mudar a frequência, eu já não tenho assim tanta sorte, ou tenho 2GHz ou 2GHz xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Rogergalvao » Qui, 5 de Dezembro 2013, 23:53

Luís me expressei mal, eu não consigo abaixar a freq, na verdade eu tento abrir o menor número de aplicações possível para que ele faça o menor barulho possível, pois com 3 janelas do firefox abertas e o bicho já faz um barulho danado. Em relação ao debian você usa alguma aplicação tipo TLP , cpu freq indicator ou jupiter, ou simplesmente o sistema mesmo. Qual o kernel do debian 7? Sabe se esse Liquorix kernel realmente é bom nesse quesito?

Abraço.

Rogergalvao

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 6 de Dezembro 2013, 0:03

Rogergalvao (05-12-2013, 22:53) escreveu:Luís me expressei mal, eu não consigo abaixar a freq, na verdade eu tento abrir o menor número de aplicações possível para que ele faça o menor barulho possível, pois com 3 janelas do firefox abertas e o bicho já faz um barulho danado. Em relação ao debian você usa alguma aplicação tipo TLP , cpu freq indicator ou jupiter, ou simplesmente o sistema mesmo. Qual o kernel do debian 7? Sabe se esse Liquorix kernel realmente é bom nesse quesito?

Abraço.

Ah, não consegue mudar a frequência! No meu caso, como o meu processador não suporta mudança de frequência, todas essas ferramentas dão algum tipo de problema, acabando por o deixar ainda pior. Aliás, com o Jupiter, o CPU ficava sempre a 100% e estoirava-me a bateria em poucos minutos! :|
O CPU freq indicator dá erro neste PC, justamente por não ter frequência variável. Já o TLP, nunca usei, mas se for para lidar com frequências, então bem posso dispensá-lo.

Uso o Kernel que acompanha o próprio Debian, sendo actualmente este (Debian 7.2):
$ uname -r
3.2.0-4-486

Quanto ao Liquorix kernel, desconheço, por isso não sei... :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 6 de Dezembro 2013, 0:32

Boas Luís (mais uma vez!), a instalação do Debian é complicada?

Dá aí umas dicas, pois estou a pensar experimentá-lo, com XFCE.

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 6 de Dezembro 2013, 0:49

Miguel Fonseca (05-12-2013, 23:32) escreveu:Boas Luís (mais uma vez!), a instalação do Debian é complicada?

Dá aí umas dicas, pois estou a pensar experimentá-lo, com XFCE.

Aguardo.

Não é complicada, o instalador gráfico não tem um aspecto semelhante ao do Ubuntu, mas diria que é mais intuitivo. Possui mais algumas opções que o Ubuntu normalmente não pede. Apesar de haver o modo de instalação via sessão Live, não a recomendo. Pelo menos no Gnome-shell tive um pequeno problema, o Gnome-shell estava sempre a meter o nariz onde não era chamado e interrompia a instalação (Nautilus a querer montar logo as novas partições e afins...)!

Assim, recomendo que faça a instalação gráfica que aparece no menu de arranque. AH! E não se esqueça, para gravar na PenUSB, use o comando dd, não use o UnetBootIn ou o criador de LiveUSB do Ubuntu, já que dão problemas!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 6 de Dezembro 2013, 0:54

Luís, eu estou a descarregar a versão Live do 7.2 XFCE.

Dizes que não aconselhas?

Então que imagem aconselhas?

Tive agora no site da Debian, deixa aqui o link para a "versão" que meaconselhas a baixar com XFCE se faz favor, é claro!

No Unetbootin dá problemas?

Bem, vou já var isso do comando "dd", pois não estou habituado a usá-lo.

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 6 de Dezembro 2013, 0:58

Miguel Fonseca (05-12-2013, 23:54) escreveu:Luís, eu estou a descarregar a versão Live do 7.2 XFCE.

Dizes que não aconselhas?

Então que imagem aconselhas?

Tive agora no site da Debian, deixa aqui o link para a "versão" que meaconselhas a baixar com XFCE se faz favor, é claro!

No Unetbootin dá problemas?

Bem, vou já var isso do comando "dd", pois não estou habituado a usá-lo.

Aguardo.

Pode descarregar esse à vontade, ele possui as 3 formas de instalar:
  1. Modo Texto;
  2. Modo Gráfico;
  3. Modo Live.

Entretanto, esse problema que tive no Live do Gnome, pode ter sido corrigido, até porque já vai na versão 7.2 e eu instalei a versão 7.0.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 6 de Dezembro 2013, 1:02

Ok Luís, tive a dar uma olhada no procedimento do comando "dd" e diz-me se foi este comando de forma simples que utilizaste:

Código: Selecionar todos
sudo dd if=/path/to.iso of=/dev/sdb

Aguardo.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 6 de Dezembro 2013, 1:11

Eu fiz o seguinte (partindo do princípio que está no Ubuntu):
sudo su

Para ganhar poderes de super-utilizador e executar o seguinte comando:
dd if=/path/to/debian.iso of=/dev/sd_

Onde está _, é para colocar a letra onde se encontra a unidade USB, que pode ser vista com o seguinte comando (após a inserir):
dmesg | tail
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Questões gerais