Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:43 Pesquisa avançada

Há como retirar a senha de usuário?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Há como retirar a senha de usuário?

Mensagempor rodrigo_sabbat » Seg, 9 de Dezembro 2013, 1:51

Olá pessoal! Minha dúvida é um pouco idiota, para alguns é um "atentado à segurança do Ubuntu", porém, queria saber, se há como retirar a senha de usuário, para não mais ter de digitá-la sempre ao fazer alguma ação. Quando usamos o Ubuntu em modo Live CD( ou USB Live) fazemos várias ações de super usuário sem precisar digitar senha alguma (até mesmo porque em live não se poderia configurar uma senha... eu acho.). Este fato de não ter que digitar senha torna muitas tarefas práticas, como instalar programas e atualizar o sistema. Apesar de parecer inseguro para novatos, pode ajudar usuários como eu que já tenho algum tempinho com o Ubuntu e agora já sei mais ou menos onde piso.

Então, galera, tem como?
Aguardo! Abraços! :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Re: Há como retirar a senha de usuário?

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 9 de Dezembro 2013, 2:18

Boas Rodrigo, a password de administrador (root) existe para segurança do utilizador!

Não deves realizar nenhum procedimento com acessos máximos sem password, pois torna todas essas acções mais seguras e impede que pessoas que utilizem o teu PC façam essas mesmas operações sem a tua autorização ou o teu conhecimento!
Por outro lado, se alguém aceder remotamente (hacking) ao teu PC, a existência de uma password e que seja forte, tornará a vida MUITO mais dificíl a esse "cracker".

Como tal, repito, não abdiques da tua password para executar operações que modificam partes importantes do teu sistema!!

Bem, o alerta foi dado!!

Mas, o que o Mundo Linux tem de melhor é nos dar a opção de escolha em "quase" tudo!

Por isso, tens o direito de saber e depois, de tomar a tua decisão em consciência.

Se queres abdicar totalmente do uso de uma password, então vai a este link e segue as instruções dadas:

http://www.ubuntugeek.com/how-to-disable-password-prompts-in-ubuntu.html

Se decidires avançar, tem cuidado acrescido em TUDO o que fizeres com o teu PC!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 10 de Dezembro 2013, 3:42

Obrigado pela resposta, Miguel! Você sempre me ajudando... :)

Entendo os riscos, mas meu computador está quase a falecer. Estou só usando-o de cobaia. Não faço nada de sério nele. Neste caso, falo do PC. O notebook é outra história... (e outro tópico no fórum também xD ).

Entretanto, fiz o procedimento, salvei o arquivo, mas acho que não funcionou, não sei. Ele segue pedindo senha pra tudo, como de costume. :conf:

Acho que meus computadores são problemáticos... :crazy:
Ou o problema está entre a mesa e a cadeira do computador... :lol:

Reabri o arquivo que tem que editar, pra me certificar que tinha salvo o comando, e estava salvo a alteração, de fato. Por que não adiantou...? Isso segue um mistério! :desdentado:

No entanto, se eu não conseguir nada, vou simplesmente editar o arquivo para deixá-lo como antes. :p

Mas, obrigado pela resposta! :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 10 de Dezembro 2013, 5:21

Rodrigo, reiniciaste o PC depois de gravares as alterações no ficheiro?

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 10 de Dezembro 2013, 16:35

Sim, claro! Até porque no Ubuntu é regra: "Não funcionou ainda?! Reinicia!" :lol:

Mas, ainda assim, nada aconteceu. :conf: :crazy:

Abraços Miguel!
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Voltar para Questões gerais