abdo (27-04-2014, 3:22) escreveu:boas doktor
em relação ao UFW o firewall padrão do ubuntu veja
neste link algumas dicas de configuração....
as demais duvidas deixarei para os mais feras ok...
Sim, para firewall o UFW é o mais simples no ponto de vista do utilizador final, ainda para mais com a interface gráfica GUFW.
Para solução Anti-vírus, recomendo o ClamAV e a GUI simples (ClamTk) para interagir com ele:
sudo apt-get install -y clamtk
Eu tenho-o usado para verificar dispositivos que têm de ser usados em diversos SO, especialmente para garantir que não vai lá algum código malicioso que possa afectar o Windows (embora não faça nada ao Linux, no Windows poderia fazer estragos ao ser arrancado pelo dispositivo).
doktor p escreveu:Sei que o linux já por si é seguro,porém queria instalar um bom antivírus aliado com uma firewall(tb sei que o ubuntu trás uma firewall,que tb já a ativei...mas onde se vê as configurações?Podem-me passar o comando?)
Estará a falar do
IPTables?
Já agora, praticamente todas as soluções de AV no Linux são passivos, i.e., é preciso o utilizador correr o scan manual para fazer a verificação de bicharada... Ao contrário do que acontece aos do Windows, em que a maioria é activo, i.e., estão constantemente a monitorizar tudo o que o utilizador executa e pesquisa para garantir que tudo é passado a pente fino (e mesmo assim há muita tralha que consegue passar por esses filtros).