Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 14:30 Pesquisa avançada

Remover Windows e deixar apenas o Ubuntu[RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Remover Windows e deixar apenas o Ubuntu[RESOLVIDO]

Mensagempor lopesjpl » Sáb, 11 de Fevereiro 2012, 18:48

Olá a todos!

Tenho os dois sistemas em dual-boot no meu notebook e gostaria de tirar o peso morto (rsrs) e deixar apenas o Ubuntu 11.10.
Mas não queria ter que reinstalar tudo de novo visto que instalei muitos programas e atualizações fora a personalização
que fiz no sistema.

Tipo é só remover a partição com o Windows usando o GParted e pronto? Precisa editar o GRUB depois? Se sim como?
Claro que depois eu vou redimensionar a partição do Ubuntu para ocupar o espaço extra.

Enfim que puder ajudar ficarei grato.
Editado pela última vez por lopesjpl em Dom, 12 de Fevereiro 2012, 16:06, em um total de 1 vez.
João Paulo Luiz Lopes
Twitter: @lopesjpl

"Malandra é a JK Rowling que chamou a gente de trouxas por 7 livros e ainda ganhou dinheiro."
lopesjpl

Re: Remover Windows e deixar apenas o Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Dom, 12 de Fevereiro 2012, 2:47

Olá, imparcialmente sugiro (apenas isso) que deixe ficar o windows, a menos que tenha esgotado 100% das hipóteses de recorrer a ele nem que seja por algo de pouca importância, é que imprevistos acontecem; caso contrário prossiga. :OK:
Sim, precisa recuperar a "rotina" do GRUB, senão não consegue ter acesso ao sistema que ficou instalado.
Ao redimensionar o Ubuntu "/" precisa ter em atenção que para além de só o poder fazer através do CD de instalação via GParted, este processo envolve riscos para a raiz "/" do sistema, eu sinceramente não o faria, o resultado pode muito bem não ser o desejado! :\

Se quer mesmo então ter o Ubuntu a comandar o espaço do disco, com tudo a funcionar normalmente e sem eventuais problemas, aconselho-o a fazer uma nova instalação particionando-o direitinho.
Quanto ao GRUB, deixo essa questão para alguém aqui que o saiba bem melhor do que eu, no entanto poderá ser útil ver aqui como fazer. ;)
José Craveiro

Re: Remover Windows e deixar apenas o Ubuntu

Mensagempor lopesjpl » Dom, 12 de Fevereiro 2012, 16:04

Então José Craveiro tava lendo em outros fóruns e é meio arriscado redimensionar partições principalmente se for a raiz ("/").
Na verdade uso o Windows apenas para jogos e estou ficando com pouco espaço na partição com o Ubuntu mas já resolvi isso adquirindo um HD externo :D e tenho o XP no Ubuntu instalado no VirtualBox para testar e usar algumas aplicações.

Contudo achei essa solução no Viva o Linux mas essa semana creio que irei formatar o notebook e diminuir a partição com o Windows 7 e manter os meus joguinhos xD

:obrigado: por responder o meu tópico e fica um link para alguém que quiser tentar esse procedimento.
João Paulo Luiz Lopes
Twitter: @lopesjpl

"Malandra é a JK Rowling que chamou a gente de trouxas por 7 livros e ainda ganhou dinheiro."
lopesjpl

Voltar para Instalação do Ubuntu