Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:45 Pesquisa avançada

O jeito mais fácil de atualizar o Ubuntu

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

O jeito mais fácil de atualizar o Ubuntu

Mensagempor Luciano Fernandes » Sáb, 3 de Março 2012, 19:55

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

O jeito mais fácil de atualizar o Ubuntu através do CD alternativo

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Quem usa o Ubuntu, a distribuição Linux mais popular do momento, sabe: a cada seis meses, lá vem uma nova versão, trazendo mil novidades. E, para usufruir das melhorias e correções de bugs, o final de abril e de outubro marcam os meses de seu ritual sagrado de atualização do seu querido sistema Linux.

Tempos atrás me deparei com o seguinte comentário a respeito do ciclo de atualizações do Fedora, por Ednei Pacheco: "mesmo defeito do Ubuntu: upgrade compulsório a cada 6 meses! Porquê não lançam uma versão anual (p. ex. 2010), fazem o upgrade regular dos pacotes até a liberação da nova versão da distribuição (p. ex. 2011) e aí sim, congelam a versão anterior? Pessoalmente, não aguento mais ter que ficar remexendo nas entranhas do sistema a cada 6 meses para deixá-lo "redondinho"... &-D"

Respondi a ele que "é realmente chato a cada 6 meses, mas usando a ferramenta de upgrade que vem na imagem ISO alternate (um script automático), nunca mais precisei mexer em entranha nenhuma. É só rodar o script, reiniciar, pronto: sistema atualizado e redondo."

Muita gente atualiza o Ubuntu da maneira mais muscular possível: mexendo listas do apt, etc. Mas a própria equipe do Ubuntu se encarregou de criar um programinha, que já existe há um bom tempo, que resolve isso. Mas porque o CD alternate do Ubuntu, visto aí no título da dica? Por dois motivos:

:arrow: O CD alternate permite que você atualize várias máquinas, como seu desktop, seu notebook e o seu outro netbook, economizando download (claro que há outras formas para essa economia). De quebra, você ainda pode repassar o CD para colegas;

:arrow: Este CD traz, ao invés de uma imagem para rodar em modo LiveCD, o sistema todo em pacotes.

Nota: Há ainda uma outra forma muito fácil de se atualizar o Ubuntu, via atualizador automático de pacotes da distribuição. Mas esse método fica para outra dica.

Então, mãos à obra. Comece baixando entrando na página de downloads do site oficial do Ubuntu, a saber:

http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download

Dentro desta página, clique em "Alternative downloads":

Ao longo do texto, clique no link disponível na expressão "location near you" (local perto de você, ou seja, um servidor próximo a onde você está):

E, obviamente, escolha a última versão do Ubuntu. Enquanto escrevo, a 10.10 (quanto mais para baixo, mais nova a versão):

Role a página para baixo. Você vai reparar na seção cujo título "Alternate install CD"; nela, escolha qual das duas imagens, de 32 ou 64 bits, deseja baixar. A menos que você tenha certeza absoluta que seu processador é 64 bits, baixe a de 32 bits:

Após baixar e gravar a imagem ISO usando seu software favorito de gravação de CDs, insira-o, e abra-o usando qualquer gerenciador de arquivos:

Repare o arquivo chamado "cdromupgrade". Simplesmente dê dois cliques nele (já é marcado como executável). Abrirá a janela de atualização do sistema a partir do CD, que é em suma automatizada, só te pedindo para confirmar questões relativas a configurações, basicamente.

Vale lembrar que o script é todo automático: verifica a versão atualmente instalada, atualiza configurações do apt, instala os arquivos, configura-os, baixa os pacotes que não estão no CD (como aqueles que você instalou pelo gerenciador de pacotes), enfim... Depois de dar os dois cliques nele, a única coisa que ele pede, além das confirmações simples, é para reiniciar o PC, e já permitindo a você usufruir da nova versão do sistema.

Aqui vai uma tela do aplicativo em ação:

Instalando as atualizações

Note que, "debaixo do capô", ele na verdade executa diversos aplicativos em linha de comando, como na instalação dos pacotes:

Instalando as atualizações, mas com detalhes

A partir de agora deixe de lado aqueles papos sobre a "grande dificuldade" de se atualizar o Ubuntu. Particularmente, nunca precisei remexer em nada após as atualizações, quando as efetuo desta maneira. Basta atualizar, e usar o sistema como antes.

Boa diversão!

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: Hardware

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: O jeito mais fácil de atualizar o Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Dom, 4 de Março 2012, 2:09

Será que funciona apenas para o Ubuntu propriamente dito?
Quanto ao uso da versão Alternate não cheguei a entender muito bem, tinha a noção de que se tratava de uma versão menos completa ou adaptada a certas limitações impostas pelo hardware.

Estou na dúvida se estou na mesma linha de pensamento, ou seja, se se trata de um upgrade direto e com garantia de sucesso numa instalação limpa da nova versão, de preferência com resultado bem melhor do que o que nos é colocado à disposição no Gestor de atualizações. Enfim, aguardo algum feedback para tentar perceber melhor se vale a pena ou não! :|
José Craveiro

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 4 de Março 2012, 15:18

José Craveiro » 04 Mar 2012, 02:09 escreveu:Será que funciona apenas para o Ubuntu propriamente dito?
Quanto ao uso da versão Alternate não cheguei a entender muito bem, tinha a noção de que se tratava de uma versão menos completa ou adaptada a certas limitações impostas pelo hardware.

Estou na dúvida se estou na mesma linha de pensamento, ou seja, se se trata de um upgrade direto e com garantia de sucesso numa instalação limpa da nova versão, de preferência com resultado bem melhor do que o que nos é colocado à disposição no Gestor de atualizações. Enfim, aguardo algum feedback para tentar perceber melhor se vale a pena ou não! :|

Pois, eu também tinha essa ideia!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor asghan » Dom, 4 de Março 2012, 18:45

O tópico é curioso, tenho duas ressalvas:

1º - como ficam os arquivos e pastas de configurações ocultas localizadas na home, é necessário deletá-los para fazer um upgrade ?

2º - toda vez que coloco uma mídia de versão superior a que estou usando abre um Gerenciador de pacotes sugerindo a instalação/upgrade de distro, ou seja, qual é a diferença entre o Alternate e um cd mais atual da distribuição detectada pela sistema ?

asghan

Mensagempor goebel85 » Sex, 13 de Abril 2012, 18:38

uma dúvida. é possível fazer o procedimento apenas montando o arquivo em uma pasta no media:
sudo mount -o loop precise-altarnate-amd64.iso /media/teste
̣??
obrigado

goebel85

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 14 de Abril 2012, 0:22

goebel85 » Sex Abr 13, 2012 6:38 pm escreveu:uma dúvida. é possível fazer o procedimento apenas montando o arquivo em uma pasta no media:
sudo mount -o loop precise-altarnate-amd64.iso /media/teste
̣??
obrigado

Boas Goebel85, presumo que colocas esta questão pois não dispões de uma drive de CD/DVD para emular o procedimento referido no "post".
Se é esse o caso porque não utilizas uma pen USB em vez do CD?

Caso não disponhas duma pen USB, poderás, em princípio, utilizando o Acetone ISO que está nos repositórios montar a imagem e correres o script.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor gpaulinno » Seg, 23 de Abril 2012, 11:27

Não posso atualizar o Ubuntu automaticamente pela central de atualizações ? Ou por lá eu não consigo atualizar a versão ?
gpaulinno

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 23 de Abril 2012, 11:51

gpaulinno » 23 Abr 2012, 11:27 escreveu:Não posso atualizar o Ubuntu automaticamente pela central de atualizações ? Ou por lá eu não consigo atualizar a versão ?

Pode actualizar, mas se quer a minha opinião, o melhor a fazer é mesmo instalar de raiz. Pois aconteceu, termos alguns utilizadores a queixarem-se que este ou aquele programa deixava de funcionar, outras ficavam sem som, etc. Pois entre cada versão existem mudanças significativas em alguns ficheiros de configuração, actualização de algumas bibliotecas, tornando os ficheiros de configuração da versão anterior obsoletos. Não se esqueça que já houve relatos de alguns programas ainda não estarem 100% adaptados ao Gnome 3.4. Logo se fizer o upgrade e permanecer com os programas instalados na versão anterior, existe a remota possibilidade de ter problemas em os colocar a funcionar!

Uma das piores transições, por upgrade, foi aquando do Ubuntu 9.10 para o 10.04 e do 11.04 para o 11.10. Do 9.10 para o 10.04 devia-se principalmente à mudança do gestor de som e da inserção do Plymouth. Do 11.04 para o 11.10 foi mesmo por haver o salto do Gnome 2.x para o Gnome 3.2.x!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor gpaulinno » Seg, 23 de Abril 2012, 12:02

Luis Cardoso » Seg Abr 23, 2012 7:51 am escreveu:
gpaulinno » 23 Abr 2012, 11:27 escreveu:Não posso atualizar o Ubuntu automaticamente pela central de atualizações ? Ou por lá eu não consigo atualizar a versão ?

Pode actualizar, mas se quer a minha opinião, o melhor a fazer é mesmo instalar de raiz. Pois aconteceu, termos alguns utilizadores a queixarem-se que este ou aquele programa deixava de funcionar, outras ficavam sem som, etc. Pois entre cada versão existem mudanças significativas em alguns ficheiros de configuração, actualização de algumas bibliotecas, tornando os ficheiros de configuração da versão anterior obsoletos. Não se esqueça que já houve relatos de alguns programas ainda não estarem 100% adaptados ao Gnome 3.4. Logo se fizer o upgrade e permanecer com os programas instalados na versão anterior, existe a remota possibilidade de ter problemas em os colocar a funcionar!

Uma das piores transições, por upgrade, foi aquando do Ubuntu 9.10 para o 10.04 e do 11.04 para o 11.10. Do 9.10 para o 10.04 devia-se principalmente à mudança do gestor de som e da inserção do Plymouth. Do 11.04 para o 11.10 foi mesmo por haver o salto do Gnome 2.x para o Gnome 3.2.x!

Concordo com você e já estava decidido a fazer dessa forma, mas acho meio contraditório, já que o Claudio ensina neste tópico a atualizar via cd alternate.
gpaulinno

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 23 de Abril 2012, 12:09

gpaulinno » 23 Abr 2012, 12:02 escreveu:
Spoiler:
Luis Cardoso » Seg Abr 23, 2012 7:51 am escreveu:

Concordo com você e já estava decidido a fazer dessa forma, mas acho meio contraditório, já que o Claudio ensina neste tópico a atualizar via cd alternate.

O Cláudio?!? O tópico é do Luciano...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu