Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:20 Pesquisa avançada

“Gnome Clássico” no Ubuntu 12.04 será possível?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: “Gnome Clássico” no Ubuntu 12.04 será possível?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 11 de Março 2012, 16:06

José Craveiro » 11 Mar 2012, 00:36 escreveu:
Luis Cardoso » Sex Mar 09, 2012 3:52 pm escreveu:
José Craveiro » 09 Mar 2012, 02:08 escreveu:(...)
Em relação ao Gnome Clássico, pelo menos na versão ubuntu 11.10 traz alguns entraves na personalização dos painéis porque a função do "Alt+clic dir.º do rato" simplesmente não funciona, (...)

Funciona, tem é de desativar o Compiz para o poder fazer! Eu já o fiz por duas a três vezes... Tem apenas o inconveniente de se estar a desligar e ligar o Compiz!

Pois, não levei muito a sério essa questão do Compiz estar a atrapalhar porque sempre pensei que ao usar por exemplo o Gnome Clássico sem efeitos já estaria livre dos entraves do Compiz, pelo menos até nesse tentei e não consegui, pelos vistos mesmo assim teria que desabilitá-lo como terminal. Mas também pode ser que alguma coisa não corresse bem ao premir este conjunto de teclas! Sei que para muitos o auxílio da combinação de teclas é prática comum e fundamental, já eu não tenho esse hábito e daí que talvez não fizesse bem isso. Hei-de ver melhor. :p

Só uma questão, tem o Gnome Clássico em cima do Xubuntu? É que isso poderá estar a criar o tal comportamento explicado, ou seja, essa combinação de teclas poderá estar em conflito com alguma coisa do Xubuntu...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Dom, 11 de Março 2012, 16:40

Não, não é o caso, estava a tentar fazer isso na máquina virtual que tenho com apenas o Ubuntu 11.10 (padrão), mas ia agora mesmo ver melhor esse aspeto quando passei por aqui rapidamente. ;)
José Craveiro

Mensagempor José Craveiro » Seg, 12 de Março 2012, 0:32

Muito possivelmente não fiz a coisa como devia ser. :desdentado:
Apesar da personalização dos painéis da recente variante de Gnome Clássic não ser tão versátil como sucede no xfce do Xubuntu onde já "brinquei" o bastante para concluir que é bastante bom. O resultado do "Gnome Clássic" tanto no Ubuntu como no Xubuntu foi satisfatório, portanto deu para criar nos dois, aparentemente sem diferenças, um ambiente produtivo, atual e na minha opinião interessante!
Fiquei agora na dúvida se tinha ou não o Compiz ativado, no entanto se não o tenho ativado, resta saber se no meu caso terei vantagens em ativá-lo! ¬¬

Em relação ao "Menu do utilizador", aquele que permite desligar, reiniciar, terminar sessão, etc, não haverá hipótese de lhe retirar o ícone? Este malvado engrossa o painel superior e este Menu é completo em relação aos 2 botões disponíveis de "desligar" e "sair". Alguma dica que ande por aí perdida? :)
José Craveiro

Mensagempor José Craveiro » Dom, 18 de Março 2012, 2:05

Juntando ao que referi acima, resolvi pouco depois e instalei o Compiz.
Quanto a colocá-lo a iniciar com o sistema, usei primeiramente a dica de colocação dos parâmetros numa entrada no Aplicações de Arranque, acontece que mesmo seguindo essa orientação não consegui que o compiz iniciasse após o reboot!
Não sei já se a versão do Aplicações de Arranque pertencia ao Xubuntu que de entretanto uso como base, ou se foi instalado quando introduzi o pacote do GNOME Shell. Não sei se alguma incompatibilidade poderá estar na origem desta falha! :\

Experimentei o método alternativo instalando o Compiz Fusion e com a introdução de uma nova entrada com os parâmetros deste no Aplicações de Arranque, o sistema já reiniciou com o Compiz a funcionar. Só um pormenor: não gosto nada do ícone deste compiz fusion no painel superior, é que se o coloco para sair, o Compiz permanece em funcionamento só que o ícone como está na área de arranque, obviamente volta... :\
Não haverá uma hipótese de o compiz funcionar normalmente sem que este ícone tenha que me aparecer? ¬¬
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 18 de Março 2012, 13:27

Boas José, desinstala o pacote "fusion-icon" que já não te irá aparecer o ícone no painel.

sudo apt-get remove fusion-icon

Não poderás esquecer que terás que, a partir de então fazer toda a gestão do Compiz a partir do CCSM.
Se não o tiveres instalado ainda:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor José Craveiro » Dom, 18 de Março 2012, 14:38

Sim, Miguel, mas o Fusion Icon foi instalado porque não consegui colocar o CCSM (também instalado) a iniciar com o sistema através de uma entrada no Aplicações de Arranque, daí que o Fusion Icon foi até agora a única solução; se o remover, lá se vai a razão pela qual o instalei! :|
Talvez não possa manter ativo o Fusion sem que o seu ícone esteja visível... :\ Mas como disse acima, é provável que este resultado se deva a alguma incompatibilidade para o meu xubuntu que pretendo manter pelo menos até Abril inclusive , porque até lá decido se continuarei com ele ou não.
José Craveiro

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 18 de Março 2012, 15:36

José Craveiro » 18 Mar 2012, 14:38 escreveu:Sim, Miguel, mas o Fusion Icon foi instalado porque não consegui colocar o CCSM (também instalado) a iniciar com o sistema através de uma entrada no Aplicações de Arranque, daí que o Fusion Icon foi até agora a única solução; se o remover, lá se vai a razão pela qual o instalei! :|
Talvez não possa manter ativo o Fusion sem que o seu ícone esteja visível... :\ Mas como disse acima, é provável que este resultado se deva a alguma incompatibilidade para o meu xubuntu que pretendo manter pelo menos até Abril inclusive , porque até lá decido se continuarei com ele ou não.

Então experimente este processo apresentado pelo Leandro: viewtopic.php?p=9618#p9618
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Dom, 18 de Março 2012, 21:53

Luís, mais uma vez obrigado, já li e reli todo esse conteúdo e foi já tudo isso feito, as razões devem ser as que coloquei acima. :|
Falta sublinhar que experimentei em xubuntu como em ubuntu, ambos em VM e com resultado negativo.
José Craveiro

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 18 de Março 2012, 22:59

José Craveiro » 18 Mar 2012, 21:53 escreveu:Luís, mais uma vez obrigado, já li e reli todo esse conteúdo e foi já tudo isso feito, as razões devem ser as que coloquei acima. :|
Falta sublinhar que experimentei em xubuntu como em ubuntu, ambos em VM e com resultado negativo.

Viu os passos apresentados no vídeo, criou uma sessão Gnome com Compiz ou algo semelhante? É assim, eu tenho um PC em que preciso de usar o Fusion Icon porque não criei essa sessão, mas tenho outro PC em que nada disso foi preciso, pois o Gnome Clássico já entra em modo Compiz! Só se escolher a sessão Gnome Clássico (sem efeitos) é que vem sem o Compiz (como é óbvio xD).
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Dom, 18 de Março 2012, 23:22

Criar uma sessão Gnome com Compiz? Não sei se é o que estou a pensar!
Será uma sessão paralela ao Gnome mas definida com Compiz? Não sei como criar! :)
Ah, e tenho o Gnome Classic (portanto com efeitos).
José Craveiro

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias