O Compiz é um gerenciador de janelas para Ubuntu que permite ter efeitos visuais muito interessantes. Todos esses efeitos e animações tornam o visual do Ubuntu mais rico, mais atractivo e, em muitos casos, mais produtivo!

A quantidade de efeitos visuais e respectivas opções do Compiz é muito grande e por isso é preciso um gerenciador para poder modificá-las correctamente. Ora neste artigo dá-se a conhecer duas aplicações muito importantes para o gerenciamento dos efeitos visuais do Ubuntu!

Gerenciador das opções do Compiz

Originalmente, o Ubuntu tem apenas 3 opções em termos de efeitos visuais: os efeitos desligados (opção padrão se não tiver a placa de vídeo correctamente instalada); efeitos visuais básicos ou normais (opção padrão quando o Ubuntu detecta que tem a placa de vídeo correctamente instalada); e, por último, efeitos visuais extra, em que são adicionadas mais funcionalidades em relação à opção anterior.

Ora, esta limitação, em termos de opções, é demasiado grande tendo com conta a grande quantidade de opções que o Compiz proporciona ao utilizador. Por isso mesmo é recomendo aos utilizadores que instalem um gerenciador das opções do Compiz para poder ligar/desligar certas funcionalidades que pode ou não gostar de as ter.

A desligar a funcionalidade Negativo

Como exemplos da importância deste tipo de gerenciadores, apenas refiro dois: sempre que instalo o Ubuntu desligo a funcionalidade “Negativo” das opções padrão do Ubuntu, pois não a utilizo e por isso está a utilizar memória desnecessariamente; em termos de activar funcionalidades, a primeira coisa que faço no Ubuntu é sempre activar as funcionalidades de produtividade apresentadas neste artigo.


Pré-Requisito

Este pré-requisito não está directamente relacionado com o gerenciador do Compiz, mas, sim, com o Compiz em si. O Compiz, devido aos efeitos de sombras e transparências, apenas funciona se você tiver a placa de vídeo instalada correctamente. Para saber se Compiz funciona no seu sistema, basta abrir a aplicação “Preferências de aparência” em Sistema →Preferências Aparência, escolher a aba “Efeitos visuais” e depois escolher a opção “Normal“.

A testar o Compiz no Ubuntu

Ao escolher a opção que liga o Compiz, provavelmente o seu monitor vai “piscar”. No final desse processo, se a opção se mantiver como “Normal“, então a partir desse momento tem o Compiz activo. No caso da opção voltar para “Nenhum“, então você tem problemas com a placa de vídeo e, por isso, tem de os resolver antes para utilizar o Compiz.


Gerenciador de Configurações do CompizConfig (CCSM)

O programa que recomendo para gerenciar as opções do Compiz chama-se “Gerenciador de Configurações do CompizConfig” (ou em português de Portugal “Sistema de Configuração do Compiz”) e normalmente também é chamado pela sigla CCSM que vem do seu nome em inglês: CompizConfig Settings Manager. Ele é o mais completo e o que tem realmente todas as opções do seu Compiz. Existe também um outro gerenciador (apresentado mais abaixo), no entanto esse não tem todas as funcionalidades que o Compiz proporciona ao utilizador.

Gerenciador das opções do Compiz

Como características principais do CCSM, destaca-se o facto de conter todas as funcionalidades do Compiz, de ter as funcionalidades (plugins) agrupadas por categoria, de apresentar as modificações imediatamente após a actualização dos valores e ainda permite voltar aos valores padrão de cada opção.

A instalação do CCSM é muito simples pois está presente nos repositórios oficiais do Ubuntu. Sendo assim, para instalar o CCSM clique no botão seguinte ou então escreve no terminal o que é apresentado também a seguir:

Clique aqui para instalar o compizconfig-settings-manager

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager


Depois do processo de instalação ter finalizado, para aceder ao CCSM para modificar as opções, navegue pelo menu da maneira seguinte:

Brasil: Sistema →Preferências →Gerenciador de Configurações do CompizConfig

Portugal: Sistema →Preferências →Sistema de Configuração do Compiz

A abrir o CCSM

Gestor Simples de Configuração do Compiz

Este é o segundo gerenciador apresentado neste artigo. Prima pela simplicidade em detrimento de muitas funcionalidades. O Gestor Simples de Configuração do Compiz ou Simple-CCSM, não tem todas as opções possíveis para o Compiz, no entanto, tem as mais utilizadas e um visual mais intuitivo, o que pode agradar a certos gostos de certos utilizadores.

Gestor Simples de Configuração do Compiz

A instalação do Simple-CCSM é igualmente simples pois o seu pacote está presente nos repositórios oficiais do Ubuntu. Sendo assim, para instalar este gerenciador, clique no botão abaixo ou então escreva no terminal o apresentado também de seguida:

Clique aqui para instalar o simple-ccsm

sudo apt-get install simple-ccsm


Depois do processo ter concluído, para abrir o Simple-CCSM, navegue da maneira seguinte:

Sistema →Preferências →Gestor Simples de Configuração do Compiz

A abrir o Simple-CCSM

18 Respostas ate agora.

  1. Romulo diz:

    Alguem saberia me dizer quais os requisitos minimos de placa de video para configurar o Compiz com sucesso no ubuntu 12.04???

  2. [...] Assim, se vocẽ vai utilizar o Unity com este tema, recomendamos que instale este gestor para posteriormente configurar o Unity. Para tal veja o artigo seguinte:  Gerenciamento das opções do Compiz [...]

  3. [...] é preciso salientar que esta opção das miniaturas funciona através do Compiz, por isso, se pensa utilizar esta funcionalidade e não utiliza o Compiz terá de considerar a [...]

  4. [...] O Unity é o novo gestor de janelas do Ubuntu que os utilizadores estão a começar a utilizar. A sua personalização, apesar de diminuta, existe e, maioritariamente, funciona através do gestor de configurações do Compiz (CCSM – para mais informações deste gestor, ver este artigo). [...]

  5. [...] Por fim, falta remover a barra de título do Firefox. Tal como foi mencionado no início do artigo, esta remoção requer a utilização ativa dos efeitos visuais do Compiz. Para além disso, para poder alterar estas opções precisa também de ter instalado o gerenciador de opções do Compiz. A instalação é extremamente simples pois basta seguir a secção “Gerenciador de Configurações do CompizConfig (CCSM)” deste artigo: Gerenciamento das opções do Compiz [...]

  6. [...] leia este artigo! Este artigo dá a conhecer como resolver o problema da falta deste plugin do Compiz no Ubuntu 10.10. Basicamente, esta omissão é derivada do facto de este plugin ter sido [...]

  7. [...] Para dar um toque de estilo ao seu tema, mas não quer que seja demasiado vistoso recomendo a utilização das Sombras de Janelas disponíveis no Compiz. Saiba como obter esta opção no seguinte artigo: Gerenciamento das opções do Compiz. [...]

  8. [...] é preciso salientar que esta opção das miniaturas funciona através do Compiz, por isso, se pensa utilizar esta funcionalidade e não utiliza o Compiz terá de considerar a [...]

  9. [...] Para melhorar a sua experiência e produtividade de trabalho recomendo a instalação do gestor de opções do Compiz e que leia este artigo para melhor trabalhar no seu [...]

  10. Cláudio Novais diz:

    Olá O Cara,
    Obrigado pelo comentário! ;)

    Olá Allan Robs,
    Os efeitos extra vem já instalados! Se você escolher a terceira opção da aba “Efeitos visuais” da aplicação “Aparecência”, tal como referido acima, você terá já alguns efeitos especiais habilitados. Depois através do CCSM poderá activar outras, ou seja, é só activar, não precisa de instalar!

    Olá Darcy Jr,
    Obrigado pelo comentário!

    Olá Adriano Cruz,
    É com grande orgulho que vejo um comentário como o seu! Muito obrigado por essas palavras! Espero continuar a vê-lo pelo Ubuntued! ;)

    Olá David
    Obrigado pelo comentário e viva o Ubuntu! :D

    Abraços

  11. David diz:

    Execelente!!!!!!!!
    Viva Linux!!!

  12. [...] activar estas opções necessitará de um dos gestores de opções do Compiz, assim que escolher o que mais gosta leia este artigo para saber quais as melhores dicas para [...]

  13. [...] Para além de ter o Compiz, precisa também de ter o Gerenciador do Compiz instalado. Através deste gerenciador, posteriormente, irá activar o Emerald. Sendo assim, antes de proceder à instalação do Emerald, recomendo que veja este artigo para saber como instalar o Gerenciador do Compiz e para saber se tem os drivers da placa de vídeo correctamente instalados ou não: Gerenciamento das opções do Compiz [...]

  14. Adriano Cruz diz:

    Cláudio, desejo-lhe a maior sorte do mundo para este seu projecto. Tem aqui projecto muito útil que todos nós apreciamos!

    Aguardo entusiasticamente cada artigo.
    Boa Inspiração!

    Adriano

  15. Darcy Jr diz:

    Gostei das referências! Sucesso!

    Grande Abraço!

  16. Allan RObs diz:

    muito bom, mas poderia tambem por pra instalar os efeitos extras para ter o pacote completo.
    hj fico sem graça num pc que num alguns efeitos básicos.
    parabéns

  17. O Cara diz:

    Muito bom mesmo!!

    Parabens aê!

  18. [...] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Homem Livre in Linux. Homem Livre in Linux said: Gerenciamento das opções do Compiz: O Compiz é um gerenciador de janelas para Ubuntu que permite ter efeitos visua… http://bit.ly/cksLTj [...]

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!