O GNOME Do é uma aplicação muito semelhante ao programa Executar Aplicação executado pela combinação de teclas [Alt] + [F2]. A diferença consiste num agradável visual, possui mais funcionalidades que lhe confere uma inteligência, de modo que as aplicações preferidas do utilizador são promovidas cada vez mais a primeiro lugar, chegando mesmo a um ponto em que basta apenas inserir um único caractere para escolher essa mesma aplicação, e permite a adição de plugins. Este programa é equivalente ao QuickSilver do MacOS, ao Launchy do Windows (também está disponível para Linux) ou ao Katapult do KDE.


Tendo a possibilidade de adicionar plugins, o potencial deste programa é enorme. Por exemplo, pode enviar e-mails ou mensagens através do MSN e até reproduzir um determinado álbum de música, passando pela possibilidade de fazer pequenos cálculos matemáticos ou mesmo fazer pesquisas em Sites de Pesquisa.


Exemplo gráfico de como efectuar cálculos no GNOME Do

Abra o programa clicando no ícone na Área de Notificação ou então através da combinação de teclas [Super] + [Espaço]. Depois insira o mais simples de todos os cálculos, 1+1, pressione [Tab] e de seguida [seta para baixo] seleccionando o GCALCULATE, tal como mostra a figura:

Pressione na tecla [Enter] e verá o resultado da seguinte forma:

Poderá fazer cálculos de:

  • coseno → cos(valor em radiano);
  • seno → sin(valor em radiano);
  • tangente → tan(valor em radiano);
  • raiz quadrada → sqrt(valor);
  • usar a constante π → pi;
  • usar a constante e → e;
  • etc.


Instalação do Gnome Do


Através dos Repositórios Oficiais do Ubuntu

Uma vez que este programa se encontra nos repositórios, basta abrir a consola e colar as seguintes linhas:

sudo apt-get install gnome-do

Depois de abrir o programa pela primeira vez na sessão, sempre que o quiser chamar, faça a combinação [Super] + [Espaço] (tecla [Super], é a tecla com o símbolo do Windows), abrirá a janela, e depois pode escrever o que desejar. Não é necessário configurar o seu arranque, já que o programa arranca por si só. Poderá verificar isso se reiniciar a máquina depois da instalação do GNOME Do.

Através dos Repositórios do GNOME Do

A instalação do GNOME Do é muito simples e passa pela instalação de um repositório. A todos os que se sentem arrepiados com o uso do Terminal, aconselho a utilizar a forma que explico de seguida, visto que é muito mais fácil e rápida. No entanto se preferir a solução gráfica, aconselho a seguir este artigo para saber como o fazer, o repositório é o seguinte:

deb http://ppa.launchpad.net/do-core/ppa/ubuntu [nome_da_versão] main

A minha recomendação, para cada versão do Ubuntu, apresenta-se de seguida.


Ubuntu Lucid Lynx

O GNOME Do já se encontra disponível, na mais recente versão, para o novo Ubuntu Lucid Lynx e para quem tem esta versão, de momento ainda não tem disponível o repositório oficial do GNOME Do.


Ubuntu Karmic Koala

No Ubuntu Karmic Koala, a instalação de repositórios é muito mais simples que as versões anteriores. Para adicionar o repositório basta abrir o terminal e escrever o seguinte para adicionar o repositório e as chaves de autenticação do GNOME Do:

sudo add-apt-repository ppa:do-core && sudo aptitude update


Ubuntu Jaunty Jackalope

No caso do Ubuntu Jaunty Jackalope, a instalação é um pouco mais complexa, no entanto, apresento de seguida uma linha do terminal composta por várias acções que no final adicionam o repositório do GNOME Do e actualiza as chaves de autenticação automaticamente. Copie e cole no terminal a linha seguinte para instalar o repositório do GNOME Do:

sudo bash -c "echo 'deb http://ppa.launchpad.net/do-core/ppa/ubuntu jaunty main' >> /etc/apt/sources.list" && sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 77558DD0 && sudo aptitude update


Ubuntu Intrepid Ibex

No caso do Ubuntu Intrepid Ibex, apresento uma linha complexa da mesma forma que a do repositório anterior, no entanto, com a diferença de ser o repositório próprio para esta versão do Ubuntu. Assim, copie e cole no terminal o seguinte para instalar o repositório do GNOME Do:

sudo bash -c "echo 'deb http://ppa.launchpad.net/do-core/ppa/ubuntu intrepid main' >> /etc/apt/sources.list" && sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 77558DD0 && sudo aptitude update


Ubuntu Hardy Heron

Tal como refiro no parágrafo anterior, apresento uma linha do terminal você apenas precisa de copiar e colar no terminal e ela instalará automaticamente o repositório do GNOME Do:

sudo bash -c "echo 'deb http://ppa.launchpad.net/do-core/ppa/ubuntu hardy main' >> /etc/apt/sources.list" && sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 77558DD0 && sudo aptitude update


Depois de ter os repositórios instalados com a respectiva chave e de ter as listas de programas actualizadas, pode instalar o GNOME Do. Caso já o tenha instalado, aparecerá um ícone na área de notificação para fazer a respectiva actualização. Caso ainda não o tenha, clique nos dois links seguintes para instalar através do aptURL:

Ou então instale através do terminal escrevendo o seguinte:

sudo aptitude install gnome-do


Preferências do GNOME Do

De seguida poderá alterar algumas definições, ou comportamento, do programa.

Na aba Geral pode seleccionar se quer o programa a arrancar com o Sistema Operativo e, em caso afirmativo optar por um arranque silencioso. Isto é, se optar por manter esta opção inactiva terá de pressionar [Super] + [Espaço] sempre que iniciar uma sessão para que o programa se esconda. Para além das duas opções atrás mencionadas, também se encontra a opção para exibir o ícone do GNOME Do na Área de Notificações.

Na aba Keyboard pode visualizar todos os atalhos do teclado para circular facilmente no programa. Pode alterar os atalhos, na eventualidade de já estar a usar algum deles num outro programa.

Na aba Extensões pode escolher qual a extensão que quer activar/desactivar para poder usufruir de uma maior quantidade de funções no seu GNOME Do sem ter de perder tempo à procura de bookmarks ou até de ficheiros no seu computador.

Na aba Aparência pode escolher o tema que mais se adequa às suas necessidades e aos requisitos do seu sistema. De seguida serão apresentados os temas tanto com Compiz ou sem ele. Consoante o tema, esta aba apresentará opções mais ou menos detalhadas.

Temas

Sem o Compiz apenas existe um tema que vem com o programa, é semelhante ao Classic diferindo em dois aspectos, nesta versão (sem Compiz activo) é rectangular e tem anunciado que pode escrever na zona inferior. Na outra versão (com Compiz activo) é arredondado e tem o anuncio para escrever abaixo da imagem da lupa.

Classic

Com o Compiz activo existem 5 temas, um deles já apresentado em cima e os outros 4 serão de seguida apresentados.

Docky

Este tema possui ainda uma Dock que proporciona ao utilizador ainda mais funcionalidades, já que com este tema exclui-se as lista de janelas, visto que permite agrupar várias janelas num só ícone. Assim o utilizador poderá apenas pesquisar uma única vez as ferramentas que mais usa e assim adicioná-las a esta Dock. A mostrar como se efectua mais abaixo.

Mini

Versão minimalista do tema Classic.

Nouveau

Uma alternativa ao Classic, para quem gosta de temas mais escuros.

Glass

Semelhante ao tema Mini de tom escuro e com um rebordo vidrado.

Adicionar/Remover programas da Docky

Para adicionar programas na Docky pressione nas teclas [Super] + [Espaço] ou então clique no ícone do GNOME Do que se encontra na Docky. Comece por escrever o nome do programa, caso não seja logo encontrado, pode consultar todos os resultados pressionando [seta para baixo] e seleccionando o que pretende.

Depois é só clicar no ícone mais à esquerda com (+), bastando depois organizar a sua Docky, podendo arrastar para um lado e para o outro.

Caso pretenda remover algum programa da sua Docky, basta arrastar o ícone para longe da Dock e desaparecerá.

No caso de ter um agrupamento de janelas do mesmo programa, ao minimizar todas essas janelas, poderá restaurá-las a todas só com um clique da tecla esquerda do rato ou abrir só uma ou outra clicando com a tecla direita do rato no ícone e seleccionando a janela da lista que aparecer (ver imagem que se segue).

Referências

Site oficial do programa.

Quanto aos plugins, neste site pode encontrar toda a informação, desde plugins estáveis, a links para plugins em desenvolvimento.

43 Respostas ate agora.

  1. [...] Veja as instruções de como instalar este programa no seguinte artigo: GnomeDO, atalho rápido a todas as ferramentas [...]

  2. I am hoping to lose about 50-70 pounds at least. ,

  3. Before taking medicines to treat impotence, ask your caregiver if any of your other medicines contain nitrate. ,

  4. [...] aplicação para a encontrar. Na verdade, essa solução aproxima-se bastante ao funcionamento do Gnome-Do que, depois de se ter alguma experiência nele, pode-se tornar na forma mais produtiva e rápida [...]

  5. [...] ao nível da sua aparência. Aparte do visual, o facto de combinar uma funcionalidade semelhante ao Gnome-Do torna a utilização deste sistema [...]

  6. [...] O Gnome-Do é uma alternativa com um toque visual agradável ao programa Executar Aplicação (Alt+F2) mas com um potencial de produtividade incrivelmente superior. Pode saber mais sobre ele neste artigo: GnomeDo, atalho rápido a todas as ferramentas. [...]

  7. [...] no ambiente de trabalho. Prefiro que os atalhos estejam presentes no Menu do Ubuntu e no Gnome-DO. Sendo assim recomendo que crie um atalho global e elimine o atalho que foi criado no ambiente de [...]

  8. [...] Existe duas formas de adicionar um atalho ao menu do Ubuntu: adicionar o atalho directamente ao Menu, ou indicar ao Ubuntu que determinado ficheiro é uma aplicação a ser considerada. A grande diferença da primeira para a segunda é o facto de na primeira ser apenas adicionado o atalho ao Menu da conta que você está a utilizar apenas, enquanto que na segunda, para além de o atalho ficar visível para todos os utilizadores, ainda fica visível para todos os programas que abrem outras aplicações, nomeadamente o melhor programa para abrir aplicações que recomendo a experimentar: GnomeDo, atalho rápido a todas as ferramentas [...]

  9. Luís C. diz:

    Olá Nelson Nascimento,

    Por mais que queiramos manter os nossos artigos o mais actualizado possível, existem sempre alterações entre versões. Desta feita, o novo GnomeDo já não contém o tema Docky, porque se separaram. Agora existem dois programas, para aqueles que apenas pretendem usar o GnomeDo com os outros temas simples (sem dock), instala apenas este programa. Para aqueles que apenas queriam o tema Docky, têm o programa de nome Docky. Para aqueles que querem as duas coisas, instalem os dois programas: GnomeDo + Docky.
    São programas independentes, mas que têm mais vantagens quando trabalham em conjunto.

    Abraços,
    Luís Cardoso

  10. Nelson Nascimento diz:

    Eu instalei o GnomeDo realmente é um excelente programa entretanto não esta aparecendo o opção do tema Docky, o que pode estar acontecendo?

  11. [...] Neste ponto será apresentado por alto cada categoria de modo a não tornar este artigo demasiado extenso. Para aceder ao programa basta ir a Aplicações→Ferramentas→Ubuntu Tweak ou então com recurso ao Gnome-Do (se não souber como o fazer, veja aqui). [...]

  12. [...] Neste ponto será apresentado por alto cada categoria de modo a não tornar este artigo demasiado extenso. Para aceder ao programa basta ir a Aplicações→Ferramentas→Ubuntu Tweak ou então com recurso ao Gnome-Do (se não souber como o fazer, veja aqui). [...]

  13. [...] Se é um utilizador do Gnome-Do, pode fazer com que ele se adapte melhor a este lindo tema. Para isso, basta alterar as preferências do tema para “Noveau“. Para saber como mudar de tema e como instalar este programa consulte este artigo. [...]

  14. Luís C. diz:

    Olá Marcelo,
    Agradeço a sua sugestão parece-me uma boa alternativa e é algo a que tenho de deitar o olho :]
    Quanto mais alternativas melhor, apesar de ter um aspecto não tão trabalhado como tem o Gnome Do, aparenta ser eficiente.

    Cumprimentos,
    Luís Cardoso

    • Cláudio Novais diz:

      A vantagem dessa aplicação é simples: Não utiliza o MONO.

      Há muitos utilizadores reticentes relativamente ao Mono por este estar a usar nomes de bibliotecas que são iguais aos nomes das da microsoft. A microsoft já disse que não ia processar os programadores desta linguagem, no entanto nunca se sabe o que ela fará no futuro. Por este motivo é que existem muitos utilizadores a criarem um movimento anti-Mono.

      Na minha opinião, eu acho que não deviam fazer isso pois o Mono é uma linguagem simplesmente espectacular. Eu uso e aconselho e espero nunca termos esses tais problemas!

  15. Marcelo diz:

    Um outro programinha muito interessante é o Kupfer, ele faz busca de arquivos e mostra os resultados de maneira muito eficiente.

  16. [...] Todo este parágrafo anterior explica as capacidades do Gnome-Do, no entanto, não explica concretamente como elas fnncionam. Para saber toda a informação referente a esta excelente aplicação, veja o artigo a seguir: GnomeDo, atalho rápido a todas as ferramentas [...]

  17. Luís C. diz:

    Olá Fernando S S,
    Agradeço o facto de ter ajudado na escolha da Dock. De referir que este programa é muito mais que uma Dock o que a torna muito versátil :]

    Cumps,
    Luís Cardoso

  18. Fernando S S diz:

    Ótimo programa…

    Já faz um tempinho que estava procurando uma boa Dock para o Ubuntu… agora acho que finalmente encontrei..

    Parabéns pelo post Luis!

  19. Luís C. diz:

    Olá Paulo Rogério,
    Tem problemas só com as Dock’s ou também apresenta problemas noutros aspectos, tais como: carregar imagens, ver vídeos (neste caso pode-se manifestar de várias formas, desde encravamento, salto de frames, etc). Caso afirmativo, tente usar apenas o Compiz no mínimo, isto é, use o que for estritamente necessário, desactivando os efeitos extra que podem estar a provocar a tal lentidão. No meu caso, como tenho um pc bastante inferior ao que descreve resultou, já que alguns extras colocavam o pc a temperaturas altas e provocava alguma lentidão.
    Experimente e compare as diferenças :]

    Cumps,
    Luís Cardoso

  20. Paulo Rogério diz:

    Oi Claudio. Sobre a sua pergunta sobre os drivers instalados. Ainda não sou um ex-pert em Linux, e para mim ele instalava os drivers mais atualizados no sistema. Ativei os drivers para a minha Gforce 8800 GS, assim consegui ativar o Compiz, mas o docky do gnome do continua na mesma, alias, tentei outros docks como o Avant e ficou com o mesmo problema. Tem como verificar se os drivers estão intalados corretamente?

    Abraço,
    Paulo Rogério.

  21. Paulo Rogério diz:

    Eu acho o Gnome do uma ótima ferramentas, mas no meu caso o Dock que ativei nuca fica perfeito. Fica lento, estranho, isso em uma Asus Intel Core 2 Duo 2,33 com 4 GB DDR3. Alguém já teve o mesmo problema?

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Paulo,

      Esse seu problema não é geral. Tenho dois computadores que trabalho diariamente e ambos têm características MUITO inferiores. No entanto, o funcionamento do Ubuntu, que inclui o GnomeDo, é extremamente fluido.

      Por isso acredito que você deve ter algum problema na configuração do seu computador. Tens os drivers bem instalados?

      Abraço.

  22. Cláudio Novais diz:

    O ponto é uma excelente funcionalidade que uso bastantes vezes para conversar com a pessoa do lado. O ponto possibilita, de forma muito rápida, escrever algo privado que apenas devem ver as pessoas que estão ao nosso lado.

  23. Luís C. diz:

    Olá Marcello de Souza,
    O que refere em relação ao ponto é bastante interessante, pois ao fazer isso está a entrar no editor de texto, a partir do qual poderá fazer anotações para transferir para a área de transferência, alterar o estado no Pidgin, procurar na web, etc. Não se assuste é mesmo assim :]

    Olá Bruno Ades,
    Tem toda a razão :] é mesmo bom poder centralizar tudo num único local. Quanto à instalação no 10.04, tal como referi no artigo, apenas é possível através do apt-get (ou seja, pelos repositórios oficiais do Ubuntu) e ficará com uma versão bem recente. Nas restantes versões do Ubuntu é que é preferível usar o repositório oficial do programa para se poder usufruir da versão mais actual do GNOME Do :]

    Cumps,
    Luís Cardoso

  24. Simplesmente incrível, rápido e impressionante, Gnome-do faz muita diferença, da pra controlar o computador de um lugar só, instalei no 10.4 LTS com o apt-get sem ter de adicionar a linha do ppa.

    Abraço e obrigado pela dica!

  25. Marcello de Souza diz:

    Opa… legal o tutorial e o site, parabéns!

    Alguém sabe dizer a função do .(ponto) no gnome do… toda vez q digito um ponto.. ele fica maior e parecendo um terminal…

    Valeu…

  26. Luís C. diz:

    Olá Gleyson Lira,
    Tem toda a razão e está sempre pronto a servir-nos e a melhorar a sua base de sugestões :] Muito eficiente!

    Olá Glaydson,
    Este GNOME Do como Dock é sem dúvida muito bom. Quanto a remoção, para ser sincero no início também não sabia como o fazer, mas quando estava a organizar os ícones na Dock desloquei um ícone demasiado longe da Dock e este ‘puf’ (literalmente, já que aparecem umas nuvens no lugar do ícone assim que o soltamos) desapareceu.

    Olá Bráulio,
    Ainda bem que gostou de saber :]

    A todos agradeço os vossos comentários :]

  27. Bráulio diz:

    Gostei de saber do Docky !

  28. Glaydson diz:

    Muito bom artigo. Nesta semana passei a usar Gnome-Do como dock. Finalmente achei algo que me agrada e a dica e como remover os ícones não desejados foi perfeita (não sabia como fazer).
    .-= Glaydson´s last blog ..Suporte faz diferença =-.

  29. Muito bom esse bagui… uso muito!!! Rápido Pratico e Lindu!!!!

    Valeu pelo poste!
    .-= Gleyson Lira´s last blog ..GleysonLF: #Einstein Fodasticu!!! #videos | http://is.gd/bWYLI | =-.

  30. Luís Cardoso diz:

    Olá Thiago Bellini,
    Tinha total desconhecimento da separação do tema Docky do GNOME Do. É o tema mais completo de todos, isso sei, e o facto de se ter separado poderá fazer com que este evolua mais :]

    Agradeço a sua informação e irei dar uma olhadela para ver em que pé está!

    Cumps,
    Luís Cardoso

  31. Hey Claudio,

    Acho que vale a pena também comentar aqui quanto ao “Docky”, visto que o mesmo se originou de uma separação do tema “Docky” do gnome-do para um melhor desenvolvimento do mesmo! (já que o tema estava ganhando mais “visibilidade” que o próprio Do =P)

    O Docky se encontra disponível para instalação desde o Lucid (no Karmic através de PPA)
    O link para o PPA é este: https://launchpad.net/~docky-core/+archive/ppa
    Inclusive, eu estou usando a versão do PPA que é a do atual desenvolvimento. Gosto de viver em bleeding edge =P (apesar de a versão em desenvolvimento estar BEM estável já faz algum tempo (estou usando a uns 4 meses))
    .-= Thiago Bellini´s last blog ..Tutorial Multimedia – Ubuntu Lucid Lynx 10.04 =-.

  32. [...] This post was mentioned on Twitter by Homem Livre in Linux. Homem Livre in Linux said: GnomeDo, atalho rápido a todas as ferramentas: O GNOME Do é uma aplicação muito semelhante ao programa Executar Ap… http://bit.ly/aaq8IK [...]

  33. [...] quase um ano atrás fiz um artigo deste mesmo programa (GnomeDo, atalho rápido a todas as ferramentas), que na altura era uma grande novidade para o sistema operativo Ubuntu. Entretanto, o programa [...]

  34. [...] quase um ano atrás fiz um artigo deste mesmo programa (GnomeDo, atalho rápido a todas as ferramentas), que na altura era uma grande novidade para o sistema operativo Ubuntu. Entretanto, o programa [...]

  35. Admin diz:

    Mensagem actualizada.

    Conforme o texto que tinha feito, ao iniciar o Ubuntu, o programa aparecia aberto. Ora, isso não é o que se quer: quer-se sim que ele esteja aberto mas invisível à espera da combinação Super+espaço.

    assim, de forma a resolver este problema adicionei o argumento “-quiet” ao comando, das sessões, de forma a iniciar sem aparecer.

  36. errorstream diz:

    Para KDE tens o Katapult :)

Deixe um comentario