Firefox 23 no Ubuntu 13.04

A Mozilla lançou ontem o Firefox 23 e este já consta nos repositórios do Ubuntu! Quer isto dizer que você já o pode ter no seu Ubuntu simplesmente atualizando o sistema.

O Firefox 23 conta com um conjunto vasto de melhorias depois de ter acrescentado algumas funcionalidades interessantes na sua última versão, nomeadamente maior compatibilidade de jogos 3D e WebRTC. Este Firefox 23 também contém algumas novidades, nomeadamente a API Social recebeu mais uma funcionalidade que permite partilhar a página que estamos a visualizar, novas funcionalidades para programadores e maior segurança ao nível de serviços de terceiros nas páginas que visitamos.

Como é já comum nas atualizações dos browsers, esta nova versão conta com várias correções de segurança e portanto é imperativo que você atualize o Firefox. Para além disso, ao nível de correções, o Firefox 23 continua no caminho da proteção máxima do utilizador ao nível de serviços de terceiros. Nesta nova versão existe algumas funcionalidades que bloqueiam alguns conteúdos para evitar ataques man-in-the-middle nas páginas seguras, HTTPS.

A maior novidade desta versão é certamente a inclusão de mais uma funcionalidade na API Social, que permite partilhar a página que estamos a visualizar. Tal como referido no artigo que apresenta a Social-API, apesar de contestada, esta funcionalidade do Firefox tenta assegurar-se ao máxima da privacidade do utilizador, mantendo os serviços sociais independentes das páginas que visitamos. Nesta nova funcionalidade, é criada uma ponte entre essa independência, em que se o utilizador clicar no botão das partilhas o serviço recebe o URL que estamos a visualizar e assim podemos partilhar a pasta.

Nova funcionalidade da Social-API do Firefox 23

Novamente, existe uma independência entre as páginas que visitamos e o serviço social, portanto esse serviço, por exemplo Facebook, só sabe que estamos nessa página se clicarmos no respetivo botão tal como pode ver pela imagem acima.

Relativamente à interface de desenvolvedor, existe uma nova funcionalidade de controlo de rede, onde é possível analisar de forma muito concreta como são carregados os vários conteúdos. Esta funcionalidade era bastante pedida pelos programadores visto que muitos precisavam de utilizar a extensão FireBug para fazer esse tipo de análise. Esteticamente esta nova funcionalidade tem o seguinte visual:

Firefox 23 - Novas funcionalidades de Rede

Apenas como informação adicional, houve correções específicas para Windows, ao nível da renderização de vídeos, e a versão Android recebeu uma nova funcionalidade relativa a RSS’s.

 

Como instalar o Firefox 23 no Ubuntu

Tal como referido o Firefox 23 está disponível nos repositórios do Ubuntu, por isso você apenas precisa de abrir o “Atualizador de Programas” do Ubuntu (imagem abaixo) e atualizar o sistema. Depois disso, reinicie o Firefox e usufrua das novas funcionalidades desta versão 23!

Atualize o Firefox agora!

3 Respostas ate agora.

  1. Porque nos repositórios do Kubuntu não tem o firefox-locale-ptbr ???? O plug in do hultman demora pra ficar disponível no site oficial da mozila.

  2. Zóio diz:

    Firefox é ótimo. O chato são as travadas do flash.

Deixe um comentario