Pacotes multimédia para o Ubuntu 13.04

Este artigo é um guia completo, para qualquer utilizador novato ou experiente, para ter o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail compatível com, praticamente, todos os formatos multimédia existentes: desde ficheiros de música mp3 e wma até ficheiros de vídeo DivX e DVDs encriptados. Para além disso, depois de seguir este artigo, o seu Ubuntu ainda terá instalado o Flash (para ver vídeos do Youtube), Java e até descompactadores de ficheiros dos mais variados formatos (zip, rar, 7z). Nada lhe faltará em termos de compatibilidade com formatos multimédia!

Este artigo é já bastante conhecido e reconhecido pela comunidade, pois sempre que é publicada uma nova versão do Ubuntu, a equipa do Ubuntued faz este artigo para ajudar a comunidade a ter o seu Ubuntu o mais completo possível ao nível de formatos multimédia. A cada nova versão deste artigo, tentamos melhorar ainda mais em relação aos anteriores. Como poderá constatar, neste artigo são apresentadas várias soluções mediante as suas necessidades! Assim tentamos agradar “Gregos e Troianos“, ou seja, tentamos agradar toda a gente conforme os seus gostos pessoais.

Apesar de este artigo ser bastante comum, pois é criado sempre um a cada nova versão do Ubuntu, não pense que este artigo podia ser substituído por um outro mais antigo! A verdade é que os desenvolvedores do Ubuntu estão sempre a inovar e apresentar novas soluções, novos pacotes e até novos procedimentos de instalação destes pacotes.

Prova disso é o atual pacote minimalista (se não sabe do que falo, verá mais à frente pormenores sobre ele) que já traz praticamente tudo o que um utilizador normal (≃mediano) precisa, desde codecs para leitura de ficheiros mp3 até ao Flash e Java! Assim, convido-o a ler este artigo e, se o achar pertinente, convido-o a partilhar com os seus conhecidos nas redes sociais de forma a que toda a gente que utiliza o Ubuntu possa tê-lo à sua medida em termos de leitura de formatos multimédia!

A equipa do Ubuntued
recomenda a
Solução 3

Tal como referido acima, este artigo é composto por várias secções que representam soluções independentes e à medida das necessidades de cada utilizador. Por cada solução é descrito o resultado que aquela instalação proporcionará. Desde já, refere-se que a solução que a equipa do Ubuntued recomenda, é a solução número 3, por proporcionar pacotes suficientes para nunca mais se preocupar com ficheiros desconhecidos.

A Solução 1
satisfaz a maioria
das necessidades

No entanto, tal como foi referido acima, desde o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat que o Ubuntu proporciona uma instalação razoavelmente boa (solução 1 deste artigo), que permite instalar alguns pacotes logo durante a instalação do Ubuntu. Essa solução pode ser boa para aqueles utilizadores (provavelmente a maioria!) que não querem instalar demasiados pacotes para ler ficheiros desconhecidos mas, ao mesmo tempo, querem o Ubuntu compatível com os formatos mais conhecidos, nomeadamente, Flash, Mp3, Java e ficheiros compactados.

 

Organização do artigo

Por haver várias soluções que têm o mesmo objetivo, diferenciando-se apenas ao nível da complementaridade, este artigo tem uma organização bastante objetiva e prática. A organização das secções é bastante simples: a primeira é a menos completa e as últimas são as mais completas, ou seja, têm pacotes que permitem ler praticamente todos os formatos existentes.

Por esse motivo, de seguida apresenta-se cada um dos objetivos de cada solução. De salientar apenas que, se não escolher a solução mais completa, caso queira, pode sempre completá-la instalando uma solução mais completa. Ou seja, por exemplo, se escolheu a solução 1, pode a qualquer momento completá-la instalando, por cima dela, a solução número 3 (ou até apenas a 2), bastando para isso executar o comando apresentado nessa solução!

  1. A primeira instalação, é a mais minimalista e já referida acima. Esta primeira instalação é a mais básica e contém apenas pacotes para os formatos mais comuns, não contendo pacotes para leitura de ficheiros .rar e .7z. Através desta solução, você terá um Ubuntu apto para ler conteúdos Java, Flash (para o youtube por exemplo), mp3, zip, entre alguns outros formatos multimédia;
  2. De certa forma complementar à instalação anterior, esta segunda instalação multimédia contém pacotes para visualização de DVD’s encriptados e alguns pacotes a mais, nomeadamente para leitura de ficheiros compactados .rar, fontes da Microsoft e alguns pacotes extra de multimédia;
  3. A instalação mais completa delas todas! Esta instalação resume-se a um único comando que irá instalar pacotes para quase tudo o que lhe aparecer à frente em termos de multimédia. O seu Ubuntu ficará capaz de ler quase todos os tipos de ficheiros de música e vídeo, terá o Flash da Adobe instalado, o Java e ainda descompactadores para quase qualquer formato de compactação.
  4. Esta instalação é um pouco redundante relativamente à anterior, a 3, pois é a mesma instalação mas fracionada nos dois temas/áreas em que os pacotes de enquadram. Basicamente esta instalação é igual anterior, no entanto, está dividida em: “áudio e vídeo” e “compactadores e descompactadores”! Esta instalação é particularmente importante para os utilizadores que escolheram ou método 1 ou o método 2, pois permite complementar as compatibilidades do seu Ubuntu em apenas áreas de interesse, por exemplo, nos compactadores e descompactadores!

 

Pré-requisitos

Antes de proceder à instalação dos pacotes é necessário ter instalado no seu Ubuntu o repositório Medibuntu (isto aplica-se a todas as soluções exceto, obviamente, a primeira solução). Este repositório disponibiliza pacotes importantes que, por serem licenciados, não podem vir por padrão no Ubuntu. Para saber mais informações sobre este repositório, recomenda-se que leia este artigo:

Instale o repositório de software proprietário Medibuntu!

De uma forma bastante rápida e prática, para adicionar o repositório Medibuntu sem ter de ir a esse link, abra o terminal e copie o comando seguinte:

sudo -E wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/raring.list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

 

Solução 1: Instalação Minimalista

A primeira solução é a mais simples delas todas e proporciona um pequeno conjunto de pacotes que lhe possibilitará ler os formatos multimédia mais conhecidos, nomeadamente mp3, divX e Flash. No entanto, esta instalação não contém outros pacotes que pode precisar, tal como foi referido na secção “Organização do Artigo”: pacotes importantes por exemplo para descompactação de ficheiros RAR e 7Z, bem como fontes Microsoft.

visto_instalar_precise_pangolin_mp3_divxM

Esta solução, é muito simples de se instalar pois não é mais que uma opção (um visto) que aparece durante a instalação do Ubuntu. Assim, se quer instalar um conjunto de pacotes mínimo, mas na generalidade dos casos suficiente, adicione um visto à opção “Instalar este software de terceiros“.

 

Solução 2: Instalação para formatos mais conhecidos

Esta instalação pode ser utilizada para complementar a anterior, por isso, se escolheu a instalação anterior, poderá complementá-la com esta.

Em relação à instalação anterior, esta instalação de pacotes multimédia torna o seu Ubuntu apto para ler os ficheiros mais conhecidos de multimédia, nomeadamente DVDs encriptados, fontes Microsoft, ficheiros compactados RAR, entre outros. Para ter todas estas funcionalidades, simplesmente abra o terminal e escreva o seguinte:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras non-free-codecs libdvdcss2

 

Solução 3: Instalação de pacotes multimédia mais completa

Uma grande parte dos utilizadores que procura por este artigo na Internet, procura por esta solução pois torna o Ubuntu compatível com praticamente qualquer formato multimédia, incluindo todos aqueles formatos mais desconhecidos de áudio e vídeo. Para além disso, este método instala também os compactadores e descompactadores para ficheiros RAR e 7Z, como Flash e todos os outros aspetos referidos nas soluções anteriores.

Esta solução resume-se a executar o comando abaixo no terminal. É só copiar e colar. Mas tenha atenção que antes tem de adicionar o pré-requisito, que é o repositório Medibuntu referido acima.

sudo apt-get install arj faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac flashplugin-installer gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-ugly icedax id3v2 lame libdvdcss2 libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 non-free-codecs p7zip p7zip-full p7zip-rar regionset sox ubuntu-restricted-extras unace-nonfree unrar uudeview vorbis-tools x264

 

Solução 4: Instalação dos pacotes por área

Tal como referido, esta instalação é igual à referida na anterior. Apenas tem como diferença a sua organização: enquanto que a anterior é rápida, prática e eficaz, esta é dividida em áreas para os utilizadores que apenas querem uma parte dos pacotes. Ou seja, por codecs de áudio e de vídeo com Flash e Java e por compactadores e descompactadores. Sendo assim, de seguida apresenta-se uma subsecção para cada uma das temáticas.

Pacotes de codecs de áudio e vídeo

Os pacotes referidos nesta subsecção contém codecs para visualizar praticamente qualquer formato de áudio e de vídeo. Para além disso, por causa das dependências, este método ainda instala alguns descompactadores e o Flash:

sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-ugly icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox ubuntu-restricted-extras uudeview vorbis-tools x264

Pacotes de compactadores de ficheiros

Esta secção apresenta o comando que permite ter o seu Ubuntu compatível com praticamente qualquer formato de compactação de ficheiros. O seu Ubuntu, depois de executar este comando, fica com compatibilidades para ficheiros com a extensão .rar, 7z, ace, entre outros. Para ter estas capacidades no Ubuntu escreva, então, o seguinte no terminal:

sudo apt-get install arj p7zip p7zip-full p7zip-rar unrar unace-nonfree

 

Dica Extra:

Por fim, recomendamos que instale o excelente reprodutor de vídeos VLC! Este é sem dúvida um dos melhores reprodutores de multimédia que pode encontrar para Ubuntu (e até para windows!). A instalação é extremamente simples e passa por clicar no botão seguinte ou escrever o comando seguinte no terminal:

sudo apt-get install vlc

 

E o java da Sun/Oracle?

Se você está habituado a ver este artigo no Ubuntued, então deve estar a perguntar-se: onde estão os pacotes para instalar o Java da Oracle. Sobre esse pacote, atualmente não é possível tê-lo de forma automática pois a Oracle decidiu restringir a partilha do Java, através de uma licença que proíbe a distribuição do Java através do repositório oficial do Ubuntu.

Apesar de não ser possível instalar de forma automática o Oracle Java, você pode instalar na mesma mediante um processo simples de adição de um repositório para esse efeito. No entanto, o Ubuntu traz uma solução open-source, chamada OpenJDK, que funciona muito para a maioria das necessidades dos utilizadores. Assim, a equipa do ubuntued recomenda que você use o OpenJDK. E, no caso de precisar por alguma incompatibilidade de algum software que você necessite, deverá então instalar o Oracle Java, através do seguinte método:

 

Sugestão da equipa do Ubuntued?

Quer a sugestão da equipa do Ubuntued? Tal como referido no início do artigo, a equipa do Ubuntued considera que a solução número 3 é a mais recomendada pois tornará o seu Ubuntu compatível com praticamente todos os formatos que lhe aparecerem à frente. Nesse sentido, como a equipa do Ubuntued acredita na Teoria de Murphy e mais vale prevenir do que remediar, então considera a solução número 3 a melhor!

No entanto, se acha que vai ser um utilizador que não irá utilizar formatos pouco conhecidos, então, a solução mais plausível será a primeira! Mas lembre-se não terá fontes da microsoft, nem descompactadores de ficheiros RAR e 7Z que são comuns aparecer em downloads da Internet!

 

47 Respostas ate agora.

  1. João Rodrigues diz:

    Instalei o repositório do software proprietario Medibuntu com o comando indicado e de seguida a solução 3, no Kubuntu12.04.3. Acontece que deu os seguintes erros: E: O tipo '<?xml' não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list
    E: A lista de fontes não pôde ser lida. Como faço para resolver isto? Fico a aguardar uma solução. Agradeço desde já qualquer ajuda.

  2. @leoevs diz:

    Sempre utilizei seus tutorias nas minhas instalações do Ubuntu… agora que o Mediubuntu Acabou! Qual procedimento vocês recomendam para ter os pacotes multimedia? Abraços.

  3. O repositório de software proprietário Medibuntu – Não está funcionando. fica dando a mensagem de erro.

    :~$ sudo -E wget –output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/raring.li… && sudo apt-get –quiet update && sudo apt-get –yes –quiet –allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get –quiet update
    [sudo] password for mauricio:
    –2013-09-20 11:57:03– http://www.medibuntu.org/sources.list.d/raring.li
    Resolving http://www.medibuntu.org (www.medibuntu.org)... 88.191.127.22
    Connecting to http://www.medibuntu.org (www.medibuntu.org)|88.191.127.22|:80... connected.
    HTTP request sent, awaiting response… 404 Not Found
    2013-09-20 11:57:05 ERROR 404: Not Found.

  4. Renan Rischiotto diz:

    Olá!

    Gostaria de saber quando sairá um artigo desses para a versão 13.10 do Ubuntu.

    Abçs!

  5. Thiago diz:

    Olá amigos,
    gostaria de saber qual a finalidade do parametro "–yes" usado no apt-get. Não estou acahando um manual do apt-get que contenha informações sobre esse parametro, fiquei interessado em saber para quê ele serve.
    Desde já agradeço.

  6. Lúcio Ferreira diz:

    Fiz a opção 3 e recebi a seguinte mensagem de erro:
    E: Impossível encontrar o pacote non-free-codecs
    E: O pacote 'libdvdcss2' não tem candidato para instalação

    o que faço?

  7. SergioJP diz:

    Como sempre estão de parabens, só um coment,faltou habilitar DVD
    sudo apt-get install libdvdcss2 && sudo /usr/share/doc/libdvdread4/./install-css.sh

  8. Jefferson Perreira diz:

    Velho, quando eu tento instalar a "Solução 3", ocorre tudo normalmente, mas depois aparece uma mensagem internacional, é enorme, não vou postar completa:

    "TrueType core fonts for the Web EULA

    │ END-USER LICENSE AGREEMENT FOR MICROSOFT SOFTWARE

    │ IMPORTANT-READ CAREFULLY: This Microsoft End-User License Agreement
    │ ("EULA") is a legal agreement between you (either an individual or a
    │ single entity) and Microsoft Corporation for the Microsoft software
    │ accompanying this EULA, which includes computer software and may include
    │ associated media, printed materials, and "on-line" or electronic
    │ documentation ("SOFTWARE PRODUCT" or "SOFTWARE"). By exercising your
    │ rights to make and use copies of the SOFTWARE PRODUCT, you agree to be
    │ bound by the terms of this EULA. If you do not agree to the terms of
    │ this EULA, you may not use the SOFTWARE PRODUCT. "

    Alguém sabe o que fazer? Se fechar o terminal cancela a instalação, não dá para apertar nenhuma tecla, nenhum comando, aperto "esc" e nada acontece. Alguém poderia informar como consertar isso?

    Agradeço desde já! ^^

  9. civaldogama diz:

    Excelente post, estava precisando desse compartilhamento veio em boa hora.

  10. Veras diz:

    amigo ele pede pra eu por minha senha no comando mais nao ta dando como coloco

  11. Veras diz:

    na hora de por o comando da bacana mais ele pede minha senha tento escrever nao da, copio e colo nao aparece como faço?

    • Escreva a senha e dê enter! Simples!

      O Ubuntu não mostra você a digitar a senha simplesmente como medida de segurança, para que pessoas que estejam ao seu lado não vejam você a digitar os caracteres. Por isso, execute o comando e quando pedir a senha digite e dê ENTER.

  12. Paulo R.Holanda diz:

    Ao copiar e colar o comando aparece isso: "/etc/apt/sources.​list.d/medibuntu.​list: Arquivo ou diretório não encontrado"
    Tanto no xubuntu quanto no lubuntu. O que fazer?

  13. Renan Rischiotto diz:

    Serve pra versão 12.04?

  14. Jefferson diz:

    Valeu men, muito obrigado

  15. Artur Canabarro diz:

    Cláudio Novais, muito obrigado por facilitar nossa experiencia no Ubuntu.
    Suas dicas são imprescindíveis para usuários comuns.
    Grande abraço!

  16. Rodrigo Fernandes diz:

    Gostaria de saber se posso utilizar essas dicas no Xubuntu também ?

  17. André diz:

    Ei gente, eu não sabia que o site (sítio) era Português de Portugal.
    Visto que sou um 196,7 milhões de pessoas que falam Português “Brasileiro”, e também aprecio muito os artigos Ubunted!

    Acho que todos devem conhecer como o Linux/Ubuntu 13.04 tem ótimos aplicativos e está cada vez mais intuitivo.
    Com certeza uma ótima alternativa ao pobre Windows 8.

  18. Daniel diz:

    Para você ver como o trabalho de uma pessoa impacta diretamente em sua vida. Eu estava esperando até sair esse artigo para atualizar meu Ubuntu para o 13.04…
    Valeu Claudio!!!!!!!

    • Artur Canabarro diz:

      Idem. No meu caso me cansei de procurar a solução e já havia deixado meu 13.4 guardado e sem uso até este momento.
      Valeu equipe Ubuntued!

  19. THOR diz:

    A língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo e a terceira do mundo ocidental, superada pelo inglês e pelo castelhano. Atualmente, aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam português e o Brasil responde por cerca de 80% desse total.

  20. LÚCIO MAURO diz:

    Obrigado!!!!!

  21. Victor Emanuel diz:

    Ótimo poste, estava esperando por ele, já é tradição assim que eu instalo uma versão nova do Ubuntu venho no Ubuntued.info pra instalar os pacotes multimídias, o melhor poste específico desse assunto que eu já encontrei, super completo e fácil de seguir. Parabéns e continue com este trabalho, é de grande valia para os usuários Ubuntu.

  22. Renato Silva diz:

    Cara muito obrigado mesmo se possível têm como dar umas dicas para instalar os drivers da nvidea tenho uma gt 8600 e quando instalei os drivers o ubuntu deu problema.

  23. André diz:

    A "equipa" do Ubuntued recomenda a Solução 3
    kkkkkk…..

Deixe um comentario