Kernel 3.10 LTS (Long Term Support)

Tal como ocorre com o Ubuntu, o próprio Linux Kernel tem também as suas versões principais que ao longo do tempo se destacam pelo seu suporte prolongado, chamadas LTS (Long Term Support). Estas versões são portanto prioritárias em sistemas onde a estabilidade é o aspeto principal a ter em conta. Grandes empresas como a Red Hat, Canonical, SUSE, entre muitas outras, necessitam de tais Kernels estáveis para que possam trazer aos seus clientes produtos extremamente estáveis, confiáveis.

É nesse sentido que a versão Linux Kernel 3.10 será uma versão LTS (Long Term Support) que contará com 2 anos de suporte garantido. No meio de dezenas de versões do Kernel Linux, esta é apenas a décima LTS.

Greg Kroah-Hartman - Kernel 3.10 LTSAquando da publicação da versão de manutenção 3.10.5, Greg Kroah-Hartman, funcionário da Linux Foundation e mantenedor do Kernel Linux na sua versão estável, anunciou que a versão do 3.10 do Kernel Linux será LTS. Segundo ele, esta decisão ocorreu porque é uma versão que tem já em lista de espera um conjunto vasto de patches a serem integrados. Há muitos programadores a trabalharem para esta versão do Kernel.

A decisão não foi imediata, foi resultante de muita discussão sobre versões do Kernel, releases de produtos e até do cronograma de grandes empresas de desenvolvimento de software livre. Ao porem “tudo na mesa” para análise, concluiram que esta era a hora perfeita para definir mais uma versão LTS. Assim, este Kernel 3.10 que temos vindo a anunciar para ir instalando as novas versões terá 2 anos de suporte, o que significa que você poderá atualizar o Kernel 3.10 pelo menos durante 2 anos.

De relembrar que este Kernel 3.10 é o mesmo que virá no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander e uma vez que foi definido como LTS terá uma alta probabilidade de ser integrado também no Ubuntu 14.04 que será uma versão LTS. Nessa altura, este kernel estará certamente bastante maduro, estável, visto que terá milhões de utilizadores do Ubuntu 13.10 a darem feedback (para além das muitas outras distribuições).

Apesar de não ter sido referido por Greg Kroah-Hartman, a escolha deste kernel provavelmente também deve-se a outros factores muito importantes associados ao futuro das tecnologias que estão para chegar e de outras que já chegaram. Este Kernel 3.10 tem vários objetivos associados à compatibilidade de novas tecnologias, nomeadamente  BCache para utilização eficiente de cache em discos SSD e drivers open-source das placas de vídeo (Radeon, Intel e nVidia).

Uma vez que estamos perante uma revolução iminente relativamente grande em termos tecnológicos, em que há empresas de jogos, servidores e até móveis (Android, FirefoxOS, Ubuntu Touch), seria prioritário ter uma versão LTS relativamente moderna, visto que a LTS anterior foi a versão Linux Kernel 3.4.

Entretanto, se você quiser instalar a última versão do Kernel Linux 3.10x, visite o link seguinte:

 

Referências

2 Respostas ate agora.

  1. Eduardo Henrique diz:

    * support

Deixe um comentario