Com o passar do tempo, o a interface do Unity ganha cada vez mais funções que melhoram a usabilidade do Ubuntu. Usualmente as atualizações servem para uma melhor pesquisa de aplicações e ficheiros no seu computador.

No entanto, alguns utilizadores e programadores estão a dar um novo impulso sobre o que poderá ser o Unity no futuro, isto é, uma poderosa ferramenta de pesquisa de conteúdos na Internet.

O artigo de hoje irá mostrar-lhe como instalar e utilizar o Scope-Youtube, que permitirá ao utilizador pesquisar e visualizar vídeos armazenados no Youtube a partir do seu computador.
Pesquise vídeos do Youtube no Unity

Vídeo Demonstrativo

Veja de seguida uma pequena demonstração do potencial desta pequena adição ao Unity. Deve ter em atenção que o seu funcionamento, apesar de estar numa fase inicial de desenvolvimento, tem já um alto nível de estabilidade. No caso de você estar a sentir demora na apresentação dos vídeos, isso muito provavelmente está associado à sua conexão de internet, uma vez que, pelos testes realizados, este software escolhe fazer download da versão com melhor qualidade.

De salientar ainda que, caso queira ver mais resultados deverá clicar na opção “ver mais X resultados” tal como é mostrado no vídeo.

 

Instalação

O processo de instalação, de forma a melhorar a sua rapidez, deve ser efetuada no terminal do Ubuntu (disponível através do Dash). O primeiro conmando irá adicionar ao seu computador o PPA que contêm a aplicação e atualizar a lista de programas disponíveis para instalação:

sudo add-apt-repository ppa:atareao/lenses && sudo apt-get update

Seguidamente irá instalar dois pequenos programas que adicionarão ao Unity a capacidade de pesquisar os videos do Youtube e visualizar os seus “thumbnails“:

sudo apt-get install lens-video scope-youtube

É necessário reiniciar a sua sessão no Ubuntu de forma a ativar esta funcionalidade.

 

Utilização

Ao clicar na tecla Super, normalmente é a tecla com o simbolo do Windows) irá abrir o Dash do Unity, verá no fundo da janela o ícone dedicado á pesquisa do Youtube.

A procura de videos é bastante simples, na caixa superior, onde normalmente escreve o nome de pastas e programas, deverá digitar o que deseja procurar. Do lado direito encontrará os filtros de procura, como a procura por “rating”, filtros de ordenação e procura por categorias, que irão melhorar, e aproximar, a pesquisa que você efectuar.

Caso tenha o leitor multimédia VLC instalado no Ubuntu ele será o escolhido para a visualização após escolher o vídeo desejado. Desta forma não existe a necessidade de abrir qualquer browser, ou visitar mais páginas, para ver videos do Youtube.

Se não tiver instalado o leitor VLC, poderá instalá-lo no seu computador com o seguinte comando no Terminal:

sudo apt-get install vlc

Terá de reiniciar a sua sessão no Ubuntu, desta forma o Scope-Youtube irá configurar-se para utilizar o VLC.

Caso contrário, não tendo o VLC instalado no Ubuntu, ao clicar no vídeo que deseja visualizar irá iniciar o seu browser de Internet na hiperligação certa.

34 Respostas ate agora.

  1. Daniel diz:

    Muito boa a aplicação mas comigo tb não funcionou o vlc ai segui o conselho do rapaz de instalar o minitube e deu certinho vlw.

  2. Para melhorar um pouco mais e não abrir navegar instale o Minutube " sudo apt-get install minitube " depois pesquise na busca do Unity normal pelo nome yotube e ai é só pedir para abrir com o Minitube.
    http://www.omgubuntu.co.uk/2012/01/10-unity-lense

  3. lucas diz:

    oo meu funcionou mas so com o minitube

  4. Francis diz:

    Olá Cláudio Novais to com o mesmo problema aparece os vídeos mas não carrega nenhum clico neles dou enter mas nada acontece. O que pode ta acontecendo? O que devo fazer para rodar um vídeo?

  5. Marcio Palhares diz:

    Aqui também parece que a pesquisa retorna poucos resultados (mesmo após clicar em +) e muitas não relacionadas com a busca. Ao clicar para executar o VLC retorna o seguinte erro: Não foi possível reconhecer o formato da entrada:
    O formato de 'http://www.youtube.com/v/QCq-sgihxfg' não pôde ser detectado. Verifique os registros para obter detalhes.

  6. Pedro diz:

    Instalei aqui tudo certo, só tem um problema, não funciona, digito o nome do video, tentei até do ubunted, e nada, aperto enter, aparece o sinal de que esta pesquisando mas ele para, e não aparece video nenhum. Alguém sabe o que pode ser? ou como resolver isso?

  7. Roberto diz:

    fiz tudo, ate apareceu no meu Dash o menu pesquisa e tudo mais, so que quando clico e escolho um video simplesmente nao abre nem no VLC nem no navegador :(

  8. marcio diz:

    para funcionar tive que abrir o scope-youtube e configura-lo para tocar com o VLC, ai ficou perfeito.

  9. lekegf diz:

    E: Impossível encontrar o pacote lens-video
    E: Impossível encontrar o pacote scope-youtube

    • Cláudio Novais diz:

      Olá lekegf,

      Isso acontece por dois motivos possíveis: ou você não tem o Ubuntu Oneiric e o repositório não tem pacotes para outras versões do Ubuntu; ou então você não adicionou o repositório!

      Abraço

      • lekegf diz:

        Não entendo, estou usando a versão 11.10 e segui as instruções de instalação. http://i43.tinypic.com/1zwiwwp.png

        =

        • Cláudio Novais diz:

          Olá lekegf,

          Essa imagem mostra pouco mas foi suficiente para eu reparar que tem um problema na lista de repositórios! Bem, a solução é simples, mas para a realizar preciso de saber todo o erro que dá quando você faz "sudo apt-get update". Como o conteúdo é muito extenso, peço-lhe que crie um tópico no fórum Ubuntued com todas essas informações!

          Depois ou eu ou outro utilizador resolvemos-lhe o problema que basicamente são repositórios que você tem que estão duplicados (foi algo que você tenha feito sem querer e adicionou repetidamente repositórios).

          Abraço e até já! ;)

  10. PereZ diz:

    Ola Claudio,
    Pela quantidade de gente com problemas, creio que seria interessante vc começar a colocar nas matérias o endereço para onde devemos reportar bugs..

    Abraço

    • Cláudio Novais diz:

      Antes de mais PereZ e para os outros também, não se esqueçam que o autor do artigo é o Pedro Lobo e não eu :D Digo isto para darem os louvores a ele e não a mim :D Eu apenas fiz o vídeo :D

      Entretanto, sobre reportar bugs, isso é sem dúvida a melhor política. No entanto, pelo que vi no PPA, não estão abertos os bugs, por isso o melhor que têm a fazer nesse sentido é enviar um email diretamente relatando o problema. Para enviar o email vejam aqui: https://launchpad.net/~atareao

      Abraço

  11. Miguel Fonseca diz:

    Boas Cláudio, já havia instalado esta "extensão" à algum tempo e funciona tudo bem na relação entre a mesma e o player VLC. Mas as pesquisas deixam muito a desejar.
    Experimenta procurar por michael jordan por exemplo, os resultados são poucos (mesmo depois de clicar em ver +) e quando voltas a fazer uma procura por nba playoffs 1992, parece que te mostra os resultados da primeira procura.
    Ou seja, começam a aparecer vídeos do michael jordan.
    Será um "lag"/"big" na procura?
    Mas na procura por Ubuntued tive os mesmos resultados que tu. Não entendo.

    De qualquer maneira, excelente dica Cláudio.

    Já agora, em vez de fazer logout/login, na altura fiz "unity –replace" e o "scope" ficou logo activo.

    Cumps.

  12. Renata Menezes diz:

    Ótima dica!!!
    Só que da mesma forma que os demais a busca não funcionou muito bem. Pesquisei Ivete Sangalo e retornaram diversos vídeos que não tinham a ver com a pesquisa.
    VLC iniciou quase que automaticamente, assim como o amigo anterior, é só pra deixar a experiência no mais: ADOREI!

  13. Lucas Mota diz:

    Ótimo artigo, no meu pc funcionou perfeitamente. Porém, eu sempre tive um problema com aplicativos Flash pelo browser (Firefox), já tentei em outros navegadores e o problema persiste, sendo que quando é vídeo fica freezando, no caso de jogos ou similares ficam lentos ou não funcionam perfeitamente. Eu uso um notebook Acer, com processador Amd Athlon 64, 4gb ram, placa de vídeo ATI Radeon HD3200 (não sei se é incompatibilidade de hardware pois no Rwindows roda perfeitamente o Flash). Se alguém puder me auxiliar, desde já agradeço.

    • PereZ diz:

      Tenha certeza que vc está com o Flash 64… Apesar de, acredito eu, ainda ser alpha, funciona MUITO melhor do que rodar o Flash 32 num sistema 64.

      Mas o melhor mesmo é que o Flash será aposentado nos próximos anos. =]

      • Cláudio Novais diz:

        Eu utilizo o FLash64 e funciona perfeitamente bem! Houve alturas, até há cerca de um ano ou um pouco mais que isso ainda era uma dor de cabeça. Mas agora o Flash64 porta-se muito bem (dentro de o que é o flash claro :D )

  14. Claudio diz:

    Existe similar para o Gnome3?

    • Cláudio Novais diz:

      Não tenho conhecimento :\ Mas provavelmente em breve vai nascer algo semelhante uma vez que está a haver uma guerra de competitividade bastante acentuada entre o Gnome-Shell e o Unity :D

  15. borrelho diz:

    estou com o mesmo problema, aparecem alguma miniaturas que logo desaparecem e não volta mais a carregar, e a minha conexão é bastante razoável.

    realmente o recurso parece ser muito bom. alguma ideia para resolver o problema?!

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Borrelho,

      Posso saber qual é a sua conexão? Se procurou por Ubuntued, não apareceram resultados semelhantes aos do vídeo apresentado neste artigo?

      Abraço

  16. Lissandro Danny diz:

    Esse "truque" não funcionou pra mim. =(
    Instalou os programas direitinho e até apareceu o menu na Dash, mas na hora de pesquisar não dá certo. Tentei pesquisar "Halo 4" e depois de esperar 2 minutos pra aparecer alguma coisa, me deparo com vídeos do Justin Bieber, da Shakira, do Shakill O'Neal, da Lady Gaga e outros. Tentei aí pesquisar "ubuntued" e deu na mesma. Abri um dos vídeos e depois de 3 minutos, apareceu o VLC que demorou mais 3 minutos pra começar a tocar o vídeo. Mesmo assim o vídeo ficou com a imagem toda destorcida. Copiei o link do vídeo e fechei o player. Abri o player diretamente pelo menu lateral e o player abriu sem demoras, mas ao colocar pra abrir o link do vídeo, novamente uns 3 minutos até começar a tocar.
    Pra comparação, indo pelo browser, abri o Chromium, entrei no Youtube, pesquise "Halo 4", entrei no vídeo, e começou a tocar em menos de 1minuto(quero dizer: não é minha conexão ou meu PC)
    Não estou reclamando nem fazendo mimimi, só queria deixar minha experiência =D

    • Pedro Lobo diz:

      Olá Lissandro, segundo descreve, penso que o problema poderá ter a ver com a velocidade da sua ligação.

      Talvez o programa tenha alguns problemas com larguras de banda menores e isso o esteja a afectar a sí.

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Lissandro,

      Antes de mais, se foi do shakill provavelmente foi ao procurar por Ubuntued, eu fiz upload de um video dele xD Entretanto, se os resultados que aparece são poucos, clique na opção "ver mais X resultados", tal como se mostra no artigo (o artigo foi atualizado e agora tem um vídeo a mostrar as várias funcionalidades).

      Relativamente a você dizer que demora muito tempo a abrir os vídeos, isso ocorre de certeza porque a sua conexão à internet é muito lenta! Porque digo isto? Bem, se você diz que demorou menos de um minuto a abrir no browser então você tem uma conexão lenta! Aqui, por exemplo, um vídeo qualquer reproduz em menos de 3 segundos pelo browser. No caso deste software demora uns segundos a mais pois exige que seja aberto o VLC ou Browser. No caso do VLC, este software apresenta o vídeo com a melhor qualidade possível, por isso, se você tem uma net lenta, por exemplo a baixo de 1MB, então sentirá de certeza muitas dificuldades na reprodução dos vídeos.

      Espero ter esclarecido o seu problema! ;)

      Abraço

      • Lissandro Danny diz:

        você não entendeu hahaha
        Entre abrir o browser(clicar no ícone para abrir), e começar a tocar o vídeo demorou menos de 1 minuto. Entre clicar o play e começar a tocar o vídeo é quase instantâneo aqui também. :D
        Minha conexão é 10mb^^

        • Cláudio Novais diz:

          Então com essa Internet é impossível ser da rede! :\

          Isso acontece com todos os vídeos experimentou vários? Já viu o vídeo acima que se mostra no artigo? O comportamento para os mesmo vídeos não é igual? Já agora, pode ser falta de algum codec (não acredito muito nesta possibilidade mas até pode ser o problema), por isso lhe pergunto: tem os pacotes multimedia do link seguinte instalados? http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-11-10-o

          Abraço

          • Lissandro Danny diz:

            experimentei com alguns, demorar pra abrir o player sempre demora(indo pela dash), e também demora pra começar a tocar, apesar de que depois que começa não tem problemas =/ agora alguns videos não ficam deformados(nesse caso acho que pode ser problema da qualidade do próprio vídeo, você disse que o vlc sempre baixa na melhor qualidade, né, nem pelo browser eu consigo assistir satisfatoriamente videos em 1080p[uso ubuntu em um netbook, o hardware é bem simples], então pode ser um dos problemas)
            A, sim eu já tenho todos os pacotes instalados

      • Lissandro Danny diz:

        quanto aos resultados, eu sei do "ver mais X resultados" hehe
        o que eu quis dizer é que não importa o que eu pesquise, sempre aparece os mesmos "resultados"

  17. Lissandro diz:

    Olha, não sei se foi só aqui, mas esse “truque” não funcionou direito
    Abre o dash e aparece o ícone, até vai pra tela aonde aparecem os vídeos, mas não consigo pesquisar nada. Pesquisei “Halo 4″, depois de quase 2 minutos, apareceu uns vídeos de música tipo Lady Gaga, Shakira e Justin Bieber. Pesquisei “Ubuntued” e apareceu a mesma coisa. Cliquei em um vídeo e demorou 3 minutos para abrir o VLC, que demorou mais 3 minutos pra começar a carregar o vídeo e a imagem do vídeo ficou “deformada” enquanto tocava.
    Tentei abrir diretamente o vídeo pelo VLC(copiei o link do vídeo), não demorou nada pra abrir o player, mas na hora de carregar o vídeo de novo demorou alguns minutos.
    Pra comparação, abrindo pelo Chromium, em menos de 1 minuto abri o browser, entrei no youtube, pesquisei “Halo 4″ e entrei em um vídeo(quero dizer: não é minha conexão ou o PC)
    Não é reclamação, mimimi ou qualquer coisa do gênero, só quis deixar minha experiência aqui =D

Deixe um comentario