PlayDeb – Jogos para o Ubuntu

Publicado por a 27 de Fevereiro, 2011
29 Comentários
Categorias: Jogos Tags: ,

Um dos principais problemas do Ubuntu é a falta de qualidade dos jogos disponíveis após a instalação, sendo poucas as pessoas que passam muito tempo a joga-los. No entanto existem muitos jogos, de boa qualidade e grátis, disponíveis para Ubuntu e o único problema deles é a falta de divulgação.

O PlayDeb surgiu como forma de divulgar uma grandiosa quantidade de jogos e oferecer uma fácil instalação para todos os utilizadores. Assim não terá de compilar e instalar manualmente um jogo sempre que este se actualizar, como é o caso dos jogos ainda em versão Alfa ou Beta.

Este artigo irá ajudar a adicionar ao seu repositório de programas do Ubuntu todos os jogos disponíveis na sua base de dados em constante actualização, dessa forma terá acesso à versão mais recente e estável do seu jogo preferido sem qualquer problema.

Instalação

A forma mais fácil de instalar este programa é com o recurso ao ficheiro disponibilizado pelo PlayDeb, que fará as alterações necessárias ao seu sistema de forma a instalar o repositório necessário de acordo com a sua versão. Desta forma não irá necessitar de comandos no terminal nem de interfaces complicadas de utilizar. Por isso, comece por fazer download do ficheiro seguinte:

Faça a transferência do ficheiro nesta ligação.

Assim que a transferência terminar, abra o ficheiro e escolha a opção “Instalar“.

No caso de preferir a instalação manual terá de abrir o programa Gestor de Pacotes Synaptic (Sistema→Administração→Gestor de Pacotes Synaptic).

De seguida, seleccione a opção Configurações→Repositórios. Na nova janela seleccione a aba Outro Software e clique na opção Adiconar.

Adicione agora a seguinte linha na opção Linha de APT.

deb http://archive.getdeb.net/ubuntu maverick-getdeb games

De seguida, fecha a janela, mas antes de recarregar a informação dos repositórios terá de adicionar a chave GPG. Abra o terminal (Aplicações→Acessórios→Terminal) e insira o seguinte comando:

wget -q -O- http://archive.getdeb.net/getdeb-archive.key | sudo apt-key add -

 

Utilização

Tal como referido no início terá agora uma enorme quantidade de jogos disponíveis em repositório para instalação. Caso queira ver uma lista poderá encontra-la aqui:

PlayDeb – Ubuntu gaming made easy

No site basta-lhe clicar na secção Games para ter uma lista detalhada de jogos.

Nesta página poderá listar os jogos de duas maneiras. A primeira fará uma lista conforme a sua versão do Ubuntu, com suporte desde a versão 9.10 até à 10.10. A segunda faz uma lista pelo tipo de jogos existentes no servidor, desde Acção até Estratégia, passando por Utilitários e Emuladores.

Logo que encontre um jogo que gostaria de instalar, basta-lhe clicar na ligação “Install This Now“, disponivel em todos os jogos imediatamente abaixo da imagem de apresentação.

Para mais informações, em cada jogo encontrará uma ligação para a sua homepage e a data da última actualização.


Actualizações

Sempre que algum jogo instalado no seu computador com este método receber uma actualização, ela aparecerá normalmente no Gestor de Actualizações, tal como outros programas do Ubuntu. Aliás, ao adicionar este repositório ao seu Ubuntu, conforme os jogos que tem instalados, será imediatamente notificado para actualizar os jogos, tal como pode verificar pela imagem a seguir.

A actualizar jogos

29 Respostas ate agora.

  1. oicram1 diz:

    Digite o texto aqui!javascript:%20showWPLogin();como colocar o firefox a tratar as ligaçoes do "install this now" com o instalador do ubuntu?

  2. Max diz:

    ajudou muito obrigado!

  3. @absoza diz:

    muito obrigado pela dica!

    • casanobre diz:

      ola
      estou usando o operacional ubuntu
      mas para jogos ele e muito diferente do windows
      nao roda a maioria mesmo online
      e o e sao poucos programas que e compativel com ele
      ex:oxilon midia convert.
      numca achei um conversor tao bom quanto esse que fosse compativel com ubuntu.

  4. Ronaldo diz:

    Ola, pretendo instalar o ubuntu no meu PC, vou ficar com o windows somente para jogos principalmente o Flight simulator FSX e FS2004.

  5. Anderson diz:

    Excelente artigo, mas eu gostaria de saber se há jogos que rodem em meu notebook com placa SiS 671.

  6. Don Vagner LHP diz:

    Mais um excelente dica que estou aproveitando. Mas faço uma pergunta noob:

    COmo faz para remover o jogo instalado? Já tentei de diversas maneiras, sem sucesso.

    Agradecido desde jpa…

    • Luís C. diz:

      Olá Don Vagner LHP,

      Pode remover o jogo indo a Aplicações→Centro de Software Ubuntu, no campo de pesquisa digite o nome do jogo, seleccione e verá um botão "Remover" na direita. Pressione esse botão e já está :)

      Ou por terminal, substituindo onde está "nome_do_programa" pelo nome do jogo:

      sudo apt-get remove nome_do_programa

      Abraço,
      Luís Cardoso

  7. Obrigado pelo excelente post.

  8. voodoo diz:

    é nao da para ser injusto o ubuntu 10.10 ficou animal muito bom super estavel leve mas infelizmente não é o melhor sistema operacional para jogos.
    mas vai ter pessoas que vai falar quer jogo compra um video game mas nem um game bate o pc em questao de qualidade quem falar que o xbox bate veja um pc com duas ati hd em crossfire.
    por mais que o windows seja uma droga em questao de vunerabilidade e instabilidade ele da a opção de voce fazer o que quiser tanto para jogos e programas como photoshop, autocad, afeter effcts , 3dmax ,daemontools
    substitutos o nome já diz são apenas substitutos não tem como deixar exelentes feraments por substitutos
    fico triste em dizer que ainda sou obrigado a ficar com o windows 7 e com ubuntu 10.10 so para escultar musica e jogar pokerstars

  9. manuel silva diz:

    mais uma vez pessoal peço ajuda depois de formatar a partição em nts via so7 reiniciei o pc colocai o cd do 7 na drive reparei a boot tudo ok voltei a reiniciar o pc votei a instalar o ubuntu formatei a partição em ext4 instalei o ubuntu quando na parte final a instalação interrompeu a onde dizia que o ubuntu não podia continuar a ser instalado derivado a um problema na imagem dos disco de instalação do ubuntu.
    mas o mais estranho é que eu tirei o ubuntu 32bits aqui gravei com o o nero 10 não ouve problemas com gravação.
    se me poderem ajudar agradecia adeus.

  10. Abel2029 diz:

    Isso mesmo, os jogos não são só CSS, mas CSS é jogos online que, dentro de seus limites, é bem construídos e jogados por grande parte do público gamer(mesmo por que não quero jogar sozinho online). Mas, a Valve deu um passo enorme abrindo sua principal ferramenta, o Steam, para a comunidade Mac. Só resta ela fazer a tradução para o linux em geral. Quem sabe a dificuldade seja o fato de haver distribuições diferentes e compilar para todas possa ser algo complicado. Não sei. Bom, fora isso tem Starcraft II, Call of Duty Black Ops, Biablo 2(e o 3 futuramente), e centenas de jogos, milhares que, como eu disse, o linux ainda não tem nada disso, mas, quem sabe ao poucos, as coisas mudam.
    Ainda bem que eu tenho um Xbox360 que me sacia mais essa questão de jogos. Abraços

  11. P.Lobo diz:

    @Jorge Graciano
    Provavelmente funciona, visto que o Lubuntu é uma variante do Ubuntu

  12. Jorge Graciano diz:

    Será que tem como instalar esses jogos no Lubuntu também? É que a máquina dos sobrinhos é um PIV com 1 de memória e hd de 40

  13. Gilson diz:

    Muito boa ideia divulgar mais esta opção de jogos para Ubuntu, show de bola, mas uma correção não é playdeb.com e sim playdeb.net

  14. Marcos diz:

    Muito bom !
    mas seria tao bom se as empresas de games fosse pensar um pouco na gente.

  15. Cláudio Novais diz:

    Olá Renato,

    Sim, a vida não é só Counter Strike, no entanto, tenho reparado que existem vários jogos que tentam combater essa necessidade que tantos utilizadores têm e no entanto, não conseguem fazê-lo.

    Penso que a maior parte dos jogos para Linux sofrem um pequeno problema que é a utilização de bibliotecas (isto é uma opinião que não se está certa) para produzirem a física do jogo. E então todos os jogos têm uma física muito pouco realista, nomeadamente saltos enormes por parte das personagens e movimentação muito rápida e contínua sem cansaços. Penso que deveriam ter o cuidado de diminuir esses exageros de forma a tornar a jogabilidade mais realista tal como acontece nesse excelente jogo que é o Counter Strike, source ou não :D

    Abraços

  16. Cláudio Novais diz:

    Olá Pedro,

    Excelente iniciativa que tiveste! Agradeço-te este artigo pois irá possibilitar uma maior facilidade tanto para os utilizadores que queiram instalar/experimentar novos jogos como também a nós escritores de artigos, pois a partir deste momento sempre que se quiser fazer um artigo de jogos, poderemos sempre referir este artigo para poder instalar comodamente os jogos que se estiver a escrever!

    Parabéns mais uma vez!!

    abraço

  17. IzaiasCF diz:

    Logo, o Ubuntu não deverá nada aos proprietários em relação a jogos.

    Parabéns pelo artigo!

  18. PaulloCeza&reg diz:

    Show de bola! Muito boa dicas vou testar parabéns pela iniciativa e ajuda aos usuários do Ubuntu (Linux).

  19. Parabéns pela bela iniciativa.Bela e importante.
    Mais um passo para que todos possam usar o SL!
    Uso Linux desde 1997 (Red Hat 5).
    Depois Debian e seus “filhos”, chegando finalmente ao Ubuntu.
    Meus filhos e os filhos deles (meus netos, claro) são contumazes jogadores e vão adorar!

  20. denial diz:

    Muito legal a dica, cara! Vou testar assim que tiver um tempinho. Abraço!

  21. Renato diz:

    A vida não é só Counter-Strike e afins. Existem excelentes jogos pro GNU/Linux, acho que o MacOS sofre bem mais com escassez de jogos. Eu jogo Nexuiz, Warsow, Assault Cube (só pra citar FPS) e não tenho do que reclamar!
    Windows só no Virtualbox pra rodar algumas coisas que o trabalho exige e olhe lá!

  22. Abel2029 diz:

    Isso ajuda, mas não sacia. A falta de “plockbusters”(jogos de peso de grandes produtoras) é o principal fato de eu ainda ter instalado o Windows em meu computador principal. Mas, espero, que a Valve e seu Steam, que já estão em terras MAC, migrem duma vez para o Linux e eu possa jogar Counter-Strike Source sem gambiarras no GNU/Linux Ubuntu. Abraços e obrigado por mais essa dica.

    • MadMax diz:

      Olá

      Podes instalar o valve steam para o ubuntu via wine. Demora um pouco a arrancar mas funcionou quando a steam proporcionou o jogo portal 1 de borla. Correu lindamente.

      Agora para verem como corre um jogo para linux que já tem alguns anos totalmente online e que para mim tem uma jogabilidade 5***** , grafismo 5*****, estratégia individual e principalmente de grupo 5***** entre outros atributos é o Savage2 (www.savage2.com).

      Podem fazer o download do jogo e jogar de borla. Existe a conta prime e aí é que está o ganho deste jogo, a activação da conta prime são $9.99 aproximadamente 7€ e a compra de umas runas de $5 cada por um prazo de 180 dias de activação. A conta prime é vitalícia enquanto o jogo estiver activo.

      • Glink diz:

        Realmente é pena ainda não se ter caminhao nessa direcção…

        mas com o android a desmarcar-se no mercado movel, a apple e o Mac OS X a ganhar quota de mercado, e o facto da comunidade Linux crescer a olhos vistos(a ultima vez que vi umas estatisticas, diziam que o mercado Linux deverá crescer 17% ao ano nos proximos anos)…

        a tendencia é cada vez mais caminhar para este mercado… com o aparecimento de movimentos como o humble indie bundle, ou mesmo jogos como o Savage ou o minecraft(que agora está na moda) eu começo a ver um futuro mais claro nessa area :) e ja para não falar da carrada de jogos windows que atravez do play on linux vai funcionando por terras livres :)

  23. Fábio Carvalho diz:

    Hmmm! Ótima dica! já estou ate testando um jogo que acabei de instalar por esse método, realmente é uma mão na roda, mais um belo post, parabéns.

  24. [...] This post was mentioned on Twitter by Homem Livre in Linux and Jony Silva, Cláudio Novais. Cláudio Novais said: PlayDeb – Jogos para o Ubuntu http://goo.gl/fb/B3GHz [...]

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!