Qreator, crie facilmente códigos QRRequer Ubuntu12.04+QR Codes, ou códigos QR, são muito utilizados atualmente em cartazes públicos para disponibilizar informação extra de forma eficaz. Normalmente essa informação é lida pelos smartphones, utilizando a respetiva câmara.

Assim, neste artigo apresentamos-lhe uma simples mas excelente aplicação, chamada Qreator, que permite criar de uma forma muito rápida códigos QR. A aplicação Qreator disponibiliza 4 opções distintas para os 4 tipos de códigos QR: localização geográfica, rede wireless, página de internet e texto livre.

Qreator tem 4 opções de criar códigos QR

O Qreator é extremamente simples, por isso, este artigo também é bastante curto. De salientar apenas que, para além dos 4 tipos de códigos QR que permite criar, o Qreator ainda disponibiliza duas formas de apresentar o resultado: guardar a imagem no disco, ou copiar para a área de transferência (clipboard) para colar numa aplicação do Ubuntu.

Antes de apresentar a aplicação, recomendamos que visualize o vídeo seguinte que apresenta a aplicação e as várias funcionalidades em ação!

Tal como pode ver pela etiqueta do artigo, o Qreator está disponível apenas para Ubuntus atuais, nomeadamente Ubuntus posteriores à versão Ubuntu 12.04 inclusive.

 

Instalação do Qreator

Uma vez que o Qreator está presente nos repositórios do Ubuntu, a sua instalação é extremamente simples pois passa apenas por clicar no botão seguinte ou escrever o comando seguinte no terminal:

sudo apt-get install qreator

 

Referências:

2 Respostas ate agora.

  1. halnaweb diz:

    Programa muito útil, especialmente nos dias de hoje com cada vez mais utilização dos smartphones e tablets. Gostei especialmente da ideia do qrcode associado ao wi-fi. Muito interessante.

    Obrigado pelo artigo

  2. Daniel San diz:

    Muito legal o post.

    Eu encontrei essa ppa: "ppa:dpm/qreator-stable" que tem uma versão atualizada dessa aplicação quem adiciona quicklist e a opção de criar um QR code de programas da Central de Programas do Ubuntu. Quem quiser instalar :).

    Parabéns pelo post Cláudio Novais.

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!