Simple ScanA utilização do scanner quer-se rápida e objectiva e, até há algum tempo, essa simples tarefa era um pouco mais que isso: era de certa forma algo complicado e que utilizava programas não nativos do ambiente gráfico do Ubuntu. Dantes, para essa tarefa tão simples, utilizava-se o XSane, que continha muitíssimas opções, que na maior parte dos casos não eram utilizadas e mais: tornavam o programa complicado, pelo menos para todos aqueles que desconheciam essa aplicação. Entretanto, nasceu uma aplicação muito interessante, o Simple Scan, com o objectivo exacto de contrariar esse pequeno problema. O Simple Scan, tal como o nome induz, é uma aplicação muito leve que permite ter acesso ao scanner e às suas tarefas o mais rápido e simples possível.


Como o Simple Scan tem essa particularidade tão importante, simples e objectivo, tem-se tornado cada vez mais popular e, inclusive, irá estar presente no próximo Ubuntu, o Lucid Lynx. De salientar que esta aplicação não abre o leque de scanners compatíveis com o Ubuntu. Esta aplicação apenas faz uso dos drivers já existentes. Por isso, em princípio, se você tiver um scanner compatível para Ubuntu, o mais certo é esta aplicação servir-lhe na perfeição.

Simple Scan em processo de digitalização

Normalmente, os scanners mais actuais, que se ligam por USB, têm a instalação facilitada. Aliás, tão facilitada como as impressoras por exemplo, em que para ter acesso ao scanner, basta inserir o USB e abrir o programa que digitalize a imagem (neste caso o Simple Scan). Se quiser saber se o seu scanner é compatível ou está a pensar em comprar um Scanner, recomendo que veja a página seguinte que contém toda a informação relacionada com a compatibilidade dos scanners com o Ubutnu:

Hardware Support Components Scanners

A seleccionar apenas a área de interesse

Partindo do princípio que o seu scanner é compatível com o Ubuntu, basta-lhe instalar o Simple Scan para poder fazer digitalizações. Sem dúvida que depois de instalar esta aplicação irá utilizar mais o seu scanner, pois a sua simplicidade e objectividade são levadas ao extremo, tornando esse processo muito rápido. Por isso não é muito dotado de funcionalidades, apenas as necessárias, ou seja, permite fazer digitalizações com diferentes qualidades, permite recortar (ou seleccionar) apenas uma parte da digitalização e permite guardar em vários formatos. De salientar que permite fazer digitalizações sequenciais e depois é possível gravar num ficheiro no formato .pdf as várias páginas, ou seja, é óptimo para digitalizar livros!

O SimpleScan permite gravar várias páginas num pdf


Instalação do Simple Scan

Se ainda não tem o novo Ubuntu Lucid Lynx, que ainda está em desenvolvimento, então não tem acesso a esta excelente aplicação directamente pelos repositórios oficiais do Ubuntu. Assim, para resolver este pequeno inconveniente, e apenas se tiver o Ubuntu Karmic Koala, terá de adicionar o repositório oficial da aplicação e só depois poderá instalar e manter o seu Simple Scan actualizado. Assim, abra o terminal e escreva o seguinte para adicionar o repositório oficial e actualizar as listas de programas:

sudo add-apt-repository ppa:robert-ancell/simple-scan && sudo aptitude update


Depois de adicionar o repositório, já poderá instalar facilmente o Simple Scan. Poderá instalar de duas maneiras, ou simplesmente clicando aqui e o Ubuntu irá instalar imediatamente a aplicação, ou então escreva o seguinte no terminal:

sudo aptitude install simple-scan


Depois da instalação concluída, já poderá digitalizar os seus documentos, bastando para isso ligar o scanner ao seu computador e abrir o Simple Scan em: Aplicações →Gráficos →Simple Scan. Depois da janela abrir, basta clicar no botão “Scan“.

No scanners detected

Caso o seu scanner não seja compatível com o Ubuntu ou não tenha o scanner ligado, o programa irá rapidamente avisá-lo de que por algum desses motivos, não consegue digitalizar. No caso de achar que o scanner está a digitalizar com pouca qualidade, experimente trocar as opções para digitalizar com maior resolução:

A modificar as opções do Simple Scan


Referências:

Homepage do Simple Scan – Launchpad;
Hardware Support Components Scanners;
Scanning – ubuntu documentation.

39 Respostas ate agora.

  1. Lourdes Ferreira diz:

    Boa tarde.

    Aualizei o Ubuntu e o meu Simple Scan não funciona mais.
    Será que pode ajudar a resolver esse problema?

  2. Thomas More diz:

    Olá, tenho uma multifuncional Epson modelo PX-1600F e o scanner não é reconhecido, tentei o simple scan, o xsane e deu no mesmo, porém a impressora, consegui fazer funcionar usando um driver que encontrei na net, uso o Ubuntu 12.04-LTS (atualizado) Se puder me ajudar, agradeço.

  3. Ótima informação, obrigado.

  4. Arthur diz:

    Tive problemas no PPA para achar o simple-scan, mas parece que no Ubuntu 13.04 já vinha instalado. Funcionou perfeitamente com minha HP F4580.

  5. Mozer Costa Aguiar diz:

    Tenho uma multifuncional Canon MP 280, porém o simple scan e o xsane não localizão o scaner da multifuncional. Alguém pode me ajudar?

  6. Mozer Costa Aguiar diz:

    Tenho uma multifuncional Canon MP 280, porém o simple scan e o xsane não localizão o scaner da multifuncional. Alguém pode me ajudar?

  7. Leandro Prado diz:

    muito bom,programa simples e rápido gostei d+

  8. acarbaiano diz:

    perfeito para a multifuncional HP PSC-1400

  9. emilio diz:

    perfeito. Muito Obrigado!

  10. yindi diz:

    Olá, Tenho um scanner Lexmark X1195, que meu ubuntu 11.04 reconheceu automaticamente, porém só como impressora, e não reconheceu ele como scanner. Poreḿ, ele é só um scanner, e como isso nemhum programa de digitalização o reconheçe. O que eu faço?

  11. Geralmente Scanner sempre dá dor de cabeça, vamos ver com esse programa. =]

  12. murilo diz:

    Boa noite! claudio como faço para instalar esse programa no ubunto 11.04

    • @ubuntued diz:

      Olá Murilo

      Desde a versão 10.10 que o Simple Scan já vem por padrão instalado no Ubuntu. Experimente escrever simple na caixa de texto do Unity! Verá que vai aparecer essa aplicação. Aqui em Portugal, essa aplicação chama-se "Digitalização Simples" e por isso ela aparece com esse nome quando você escreve ela ou pelo nome em inglÊs ou pelo nome em Português!

      Espero ter ajudado.

      Abraço

  13. aurelio diz:

    Como se instala esse software no ubuntu 9.04?

  14. nobody diz:

    apt-get install gscan2pdf

  15. Gran Kain diz:

    Eu não me queixo do XScan, o problema é a incompatibilidade mesmo. Se este identifica tantos scanners quanto o XScan para mim não resolve. E olha que meu scanner não deve ter nem 5 anos de uso e é USB.
    .-= Gran Kain´s last blog ..Nerds de Sampa na Virada Cultural =-.

  16. Darlan diz:

    Show, muito útil, várias dicas que já me salvaram …

  17. Luís C. diz:

    Olá Cláudio!

    Estive a testar a minha multifunções, e afinal não resulta com todas, a minha da Lexmark continua a não estabelecer contacto com o Linux! Lá terei de aguardar que apareça nova actualização, até lá continuarei a testar…

    Cumps,
    Luís Cardoso

  18. Cláudio Novais diz:

    Olá Bráulio,
    Não tenho conhecimento sobre a compatibilidade dessa impressora, mas porque não experimenta?
    Sim a funcionalidade de meter o USB e ficar imediatamente pronta a ser utilizada é fenomenal! É por isto e muito mais que adoro o Ubuntu!

    Olá SergioJP,
    Exacto, se o scanner for compatível e não estiver a aparecer, deve-se tentar forçar a utilizá-lo pelas opções!

    Abraços.

  19. Bráulio diz:

    Alguém ae já testou o Simple Scan com a Multifuncional HP Officejet J3680 ?

    http://www.megamamute.com.br/Imagens/produtos/46/61446/61446_Ampliada.jpg

    Seria interessante termos algum programa Linux Ubuntu para este equipamento. Apesar que não é preciso configurar absolutamente nada para a parte de impressão desta multifuncional, o Ubuntu reconhece sozinho, é do tipo Plug-And-Play ! Fantástico estes recursos USB de Plug-And-Play !

  20. SergioJP diz:

    @Olivia
    Como vai tudo bem, experimenta fazer o seguinte:
    Com o scaner ligado, abra o simple-scan e depois clique em documento e deslize o mouse e clique em preferências, com a janela preferência aberta em origem do digitalizador ao lado na caixa de seleção veja o que aparece, se o seu scaner estiver aparecendo é só selecioná-lo. Com isso acho que estará habilitado a scanear.
    Abraços.

  21. Cláudio Novais diz:

    Olá Herivelto,
    Penso que isso não haja nenhum relacionamento directo. A única coisa que pode ser é, talvez, o Ubuntu não deixar os dois programas acederem ao mesmo tempo ao scanner. Por isso experimente desligar o Simple Scan e depois utilizar o Xsane.

    Quanto à velocidade, isso certamente não tem NADA a ver com o programa, mas, sim, com o scanner. Ou seja, quanto mais qualidade exigir ao scanner mais lento ele fica. E o que pode estar a acontecer é o facto de o Simple Scan provavelmente exigir mais qualidade de imagem que o XSane.

    Olá Luís C.,
    Isso não sei, mas quando fiz o artigo utilizei uma multifunções Epson, por isso multifunções funcionam na perfeição! :D

    Olá Xpf,
    Obrigado pelo comentário. Eu outrora gostei da CANON. No entanto, desde que vim para o mundo do Linux, deixei de gostar pela hipocrisia dessa empresa em não ajudar no desenvolvimento de compatibilidades do seu hardware com o Linux. No entanto, visto que você diz que o seu scanner funciona, isso é muito boa notícia, pois conheço gente que não conseguir ter o seu scanner da Canon no Ubuntu.

    Abraço a todos e mais uma vez obrigado pelo apoio através dos comentários.

  22. Xpf diz:

    Gostei muito do aplicativo, agora com meu Canon LIDE 30 só uso ele, Obrigado pela dica.
    .-= Xpf´s last blog ..Forma fácil de (re)habilitar o Ctrl+Alt+Backspace no Ubuntu 9.10 Karmic Koala =-.

  23. Luís C. diz:

    Olá!

    Excelente dica, simples mais simples não há :]

    Outra coisa, alguém me sabe dizer se a Multifunções Lexmark X2450 funciona em Linux… é que da última vez que tentei usar ainda estava em Ubuntu 8.04 e nada! Estou a perguntar porque a lista mencionada na página do Ubuntu é muito pequena.

    Cumps,
    Luís Cardoso

  24. Herivelto diz:

    No xsane, Eu não consigo mais configurar para scanear uma pagina A4, como faço??

  25. Herivelto diz:

    O Simple Scan demora muito para scanear uma pagina A4, mas é simples mesmo e de melhor manejo.

  26. Wagner Gama diz:

    Estava precisando de um aplicativo como este, também acho o xsane muito complexo. Ótima dica.

    Há algum tempo acompanho seu blog e ainda não havia comentado.
    Parabéns também pelo conjunto de sua contribuição.

    Abraço.

    Wagner Gama – SP/BR

  27. Bezerra diz:

    Os seus ensinamentos são simples e diretos, como esse do Simple Scan. Foi direto pra minha pasta de programas do Ubuntu!

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Bezerra,
      Obrigado pelo elogio, espero que continue a gostar do Ubuntued!

      Olá Wagner Gama,
      Obrigado pelo comentário. Espero ver mais comentários seus! É que os comentários dos leitores são a motivação dos escritores. Por isso quanto mais comentários mais motivação teremos e mais artigos faremos para vocês leitores!

      Abraços.

  28. Cláudio Novais diz:

    Olá Olivia,
    Ligou primeiro o Scanner e depois o Simple Scan e mesmo assim ele queixou-se que não encontrava nenhum scanner??

    Olá S,
    Também conhecia há já algum tempo, mas quando o conheci ainda estava muito embrionário e então deixei passar algum tempo de forma a ser algo mais sólido e que criasse fãs logo à primeira vista!

    Olá Nestor Junior,
    Essa funcionalidade é sem dúvida algo muito importante para um programa deste tipo. Não sei se o xsane tem ou não. Tem a certeza que ele não tem? É que isso é uma falha grave :s

    Olá Danilo,
    Sim, e como se pode ver, a simplicidade na maior parte das vezes é uma grande vantagem!

    Olá Dalmer M. Vieira,
    Exactamente! Eu já tinha em mente este software há um bom tempo e então resolvi fazer o artigo quando tive de digitalizar o meu Bilhete de Identidade. Como era uma tarefa tão simples, para quê complicar com o XSane? Utilizei o Simple Scan e deu-me uma motivação suficiente para escrever logo este artigo!

    Obrigado a todos pelo apoio através dos comentários.

    Abraços.

  29. Dalmer M. Vieira diz:

    Muito boa a dica, apesar de já estar acostumado com Xsane que é um software excelente, sintia a falta de algo mais simples para aqueles momentos em que não são necessárias configurações avançadas… Parabéns ao autor do artigo a ao Ubuntued.info!

  30. Danilo diz:

    Bom saber que já existe um programa tão bom para escanear, no ubuntu.

  31. Nestor Junior diz:

    Muito bom esse software sem falar que ja posso selecionar o que quero digitalizar, coisa que o xsane não faz… Muito Obrigado pela dica…

  32. S diz:

    Já conhecia. Este programa é mesmo muito bom!

  33. Olivia diz:

    o meu scanner funciona no xscan mas não no simple scan :( não imagino por quê. uma pena, porque o simple scan parece mesmo tão mais fácil…

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!