Sudoku no Ubuntu

Publicado por a 19 de Agosto, 2008
10 Comentários
Categorias: Jogos Tags: , , , ,

Jogo de Sudoku

Sudoku é um quebra cabeças muito conhecido, criado por Howard Garns e apresentado ao mundo em 1970. É um jogo de colocação de números em células com uma disposição definida. Essa disposição é feita tendo, apenas, que raciocinar logicamente de forma a cumprir as regras estabelecidas. Através deste artigo poderá encontrar vários jogos de Sudoku para o Ubuntu.


Regras do Sudoku

Este jogo é constituído por um quadrado com 3 por 3 quadrados dentro dele. E, em cada um deles, tem 3 por 3 quadrados, chamados de células. Em cada célula deve conter um número e em cada quadrado maior, formado por essas células deve conter números não repetidos. Tal como os quadrados, as linhas horizontais e verticais também não devem ter números repetidos. O jogo acaba quando o jogador conseguir preencher tudo sem repetir os números. Exemplo de um sudoku preenchido:

Para mais informações, visite este site da Wikipedia.


Jogos e instalação

Sudoku de Michaell Kennett

Este é o jogo mais simples desta pequena lista. Funciona no terminal e tem a maior parte das funcionalidades para jogar: resolver automaticamente, anular a última acção, corrijir as células, entre outras.

Para instalar este jogo clique aqui ou escreva no terminal:

sudo apt-get install sudoku


Gnome-Sudoku

O Gnome-Sudoku vem já instalado no Ubuntu e permite, também, as funcionalidades básicas. No entanto, é mais agradável à vista que o anterior visto ter sido programado em GTK, tal como se vê na imagem seguinte:

Sudoku Savant

Este é o melhor jogo de Sudoku para Ubuntu, permite inserir várias hipóteses em cada célula com diferentes cores, para além de permitir as funcionalidades dos jogos anteriores. Para além disso, é possível escrever um jogo e pedir para resolver (funcionalidade interessante para resolver um jogo de um jornal, por exemplo).

Instalação:

Este jogo não está nos repositórios do Ubuntu, nem existe um pacote .deb. Assim, não é possível instalar este jogo de uma forma simples como o Ubuntu nos habituou. É necessário, portanto, compilar o jogo através dos passos seguintes:

  • Faça download do código fonte através Homepage do Jogo;
  • Descompacte o ficheiro com o nome sudoku-savant-1.2.1.tar.bz2 ou semelhante, clicando com a tecla da direita do rato em cima do ficheiro e escolhendo “Extrair aqui”;
  • Abra a consola e dirija-se para a pasta resultante da descompactação (visite este site para saber como abrir a consola numa determinada pasta);
  • Depois de estar na pasta, corra a seguinte linha no terminal:
  • ./configure && make && sudo make install

Se tudo decorrer como planeado, poderá abrir o jogo pelo menu Aplicações->Jogos->Sudoku Savant ou através do “Executar Aplicação” e escrevendo sudoku-savant.

10 Respostas ate agora.

  1. I didn’t excercise at first, but have made it to the gym everyday this past week. ,

  2. kolektroy diz:

    STARSZA PANI MUSI ZNIKNĄĆ / Duplex (DVD) ,

  3. However, elderly patients are more likely to have age-related heart and blood vessel problems, which may require caution in patients receiving levothyroxine. ,

  4. , carbamazepine) and/or the substrate is extensively metabolized by this enzyme. ,

  5. Do not stop using the medication before surgery unless your surgeon tells you to. ,

  6. HematologicHematologic side effects have included thrombocytopenia, lymphopenia, and, platelet alterations resulting in thrombolic events. ,

  7. wilton diz:

    O primeiro jogo, que roda em terminal, também resolve problemas de sudoku que for inserido nele. Para isso clique em ‘c’ para limpar o jogo; digitar o problema da revista ou jornal; clicar ‘f’ para fixar os quadros; e ‘v’ para resolver o problema. A resposta aparece instantaneamente. Muito legal.

  8. PowerLord diz:

    Obrigado.
    Vou experimentar :P

  9. Rapsten diz:

    Tá muito interessante o tópico!!
    O jogo mais interessante é, mas ainda não vou experimentar, porque tenho de resolver uns problemas relacionados com o meu ubuntu…

    Mas sim que resolver os meus problemas, que devo ter que instalar de novo o meu ubuntu, eu experimento o ultimo jogo, aqui apresentado.
    Parabéns já agora por o novo visual!!!

    Cump’s Rapsten

Deixe um comentario