No artigo de hoje da Série de Visuais do Ubuntued apresentaremos um excelente tema desenhado por ~Alecive chamado A New Start Blood.

Este tema, assim como o nome Blood sugere, utiliza o encarnado como cor principal deste tema, sendo utilizada em barras de scroll, menus e sombra de itens selecionados. Em conjugação com os fundos cinzentos, terá uma excelente combinação que não forçará a sua vista enquanto trabalha no seu computador.

Recorrendo ao script de personalização dos ícones AwOken será criado o conjunto de ícones perfeito para o tema A New Start Blood.

Poderá instalar o tema A New Start Blood tanto na versão mais recente do Ubuntu com o GTK3 ou Gnome-Shell, como em versões mais antigas com o GTK2.

 

Pré-Requisitos

Gnome-Tweak-Tool

Caso utilize o Ubuntu Oneiric Ocelot será necessário instalar primeiro o programa Gnome-Tweak-Tool, desta forma poderá alterar o tema de forma muito mais simples e sem complicações.

Encontrará instruções de instalação, e mais informações sobre o programa no seguinte artigo:

Personalize o Ubuntu 11.10 com o Gnome-Tweak-Tool

 

MyUnity

Também será necessária a instalação do MyUnity de forma a alterar alguns aspectos do Lançador e do Painel Superior. Encontre instruções de instalação e uma explicação rápida sobre o programa no seguinte artigo.

MyUnity – Altere o Unity de forma intuitiva

 

Instalação do Tema

A instalação do tema A New Start Blood é bastante simples, não requerendo nenhuns conhecimentos especiais para a efectuar. Primeiro terá de transfir e extrair o conteúdo do seguinte ficheiro:

A New Start Blood – Transferência

No final da extração copie a pasta “ANewStartBlood“, que se encontra em “ANewStartBlood/1. GTK2,GTK3,Metacity,Unity,Gnome-shell theme“, para a pasta “.themes” da sua Pasta Pessoal.

 

Se não conseguir encontrar a pasta “.themes” efetue a combinação de teclas “Ctrl+H” para a visualizar. Poderá agora ativar o tema com o programa Gnome-Tweak-Tool, alterando as opções “Tema GTK” e “Tema de Janela” na aba Tema.

Caso o tema não fique igual ao da seguinte imagem reinicie a sua sessão no Ubuntu, assim o tema será corretamente aplicado.

 

Ícones

Este foi um tema desenhado para utilizar os ícones AwOken colorizados para um tom vermelho-sangue. Caso ainda não tenha estes ícones instalados, consulte o seguinte artigo que contém as instruções de instalação necessárias

Como instalar os ícones AwOken (via repositório oficial)

 

Inicie agora o script de configuração do AwOken a partir do Terminal do Ubuntu (inicie através do Dash) com o seguinte comando:

awoken-icon-theme-customization

 

Escolha a opção “Colorize iconset” e insira os seguintes valores para cada uma das cores:

  • (C) Ciano: 20
  • (M) Magenta: 99
  • (Y) Amarelo: 99

Assim que o script terminar de criar o tema poderá ativá-lo através do programa Definições Avançadas, escolhendo-o na opção Ícones da aba Tema.

 

Wallpaper

Caso deseje utilizar o wallpaper escolhido pelo autor do tema, poderá transferi-lo a partir da seguinte hiperligação.

Autumn Leaf – DeviantArt

Este é um wallpaper muito simplista, com uma folha em tons de Outono sobre um fundo cinza, ficando em perfeita harmonia assim que aplicada ao tema A New Blood Start.

 

Unity

As alterações ao Unity para o tema A New Start Blood são poucas e fáceis de modificar. Inicie o programa MyUnity através do Dash do Unity e altere as seguintes definições.

Aba Launcher

  • Transparency: 0%
  • BackLight: Icons Off

Aba Panel

  • Transparency: 0%

 

Gnome-Shell

Poderá também utilizar o tema A New Start Blood com o Gnome-Shell, caso esta seja a interface da sua eleição. Escolha o tema na opção Shell Theme da aba Temas, no programa Gnome-Tweak-Tool.

Caso encontre algum bug ou erro gráfico no tema, reiniciar a sua sessão do Ubuntu poderá resolvê-los.

Referências:

A New Start Blood – DeviantArt

 

2 Respostas ate agora.

  1. Jose Aparecido Silva diz:

    Sr. Pedro a minha pasta .themes fica em usr/share/themes, instalei nela a pasta “ANewStartBlood“, mas quando abro o Tweak-Tool a referida pasta não aparece em Gtk+.
    Como corrigir isto?
    Obrigado
    Jose Aparecido

  2. JoseRenan diz:

    Muito bonito, os ícones AwOken são muito bonitos!

Deixe um comentario