No seguimento da série de artigos lançados no Ubuntued sobre temas, apresento-vos um par de temas que mostra como será o futuro do Ubuntu.
Estes são os temas que estarão disponíveis no Lucid Lynx, a ser lançado dia 29 de Abril, e agora poderá testar e maravilhar-se com a simplicidade e beleza que estará para vir. Estes temas são um pouco parecidos com o tema Elementary, que pode verificar por exemplo nos botões de minimizar e maximizar. Presente também neste artigo está um fantástico script para o gestor Conky criado por niquelnausea.
No final do artigo terá instalado o tema Ambiance, a versão mais escura, e o Radiance, a versão mais clara. Também instalará os ícones Ubuntu-Mono, que embora não sejam iguais aos que o Lucid Lynx utilizará, complementam o tema perfeitamente.
Instalação
A instalação deste tema resume-se a dois ficheiros .deb, um deles instala os ícones, enquanto o outro instala o tema para o ambiente gráfico.
Primeiro é necessário instalar o ficheiro ubuntu-mono, que contém os ícones. Pode obter esse ficheiro clique aqui.
Assim que o download esteja completo, abra o ficheiro e clique na opção “Instalar”
De seguida instale o ficheiro light-themes que pode obter seguindo este link.
Novamente, logo que o download acabe, abra o ficheiro e clique na opção “Instalar”
Para escolher um dos temas, clique em Alt+F2 e digite: “gnome-appearance-properties” (ou em Sistema →Preferências →Aparência), e pode escolher entre o tema “Ambiance” e o “Radiance”, na aba “Tema”.
Google Chrome
Se tem o Google Chrome instalado e não gostaria que ele estragasse o aspecto gráfico dos dois novos temas, não se preocupe pois já estão disponiveis temas para integrar o Google Chrome.
Para instalar o tema Radiace siga este link e selecione a opção “Install“
O tema instala-se e fica activado automaticamente.
No entanto se prefere o tema Ambiance, pode obter o tema correspondente aqui e, da mesma forma que o anterior, para instalar clique no botão “Instalar”
Novamente o tema é instalado e activado automaticamente.
Conky
Neste tema apresento uma pequena variação deste script do conky. Para instalar essa variação, guarde este ficheiro na sua Pasta Pessoal com o nome “.conkyrc“.
Terá também de instalar o tipo de letra “Martin Vogel” que pode obter aqui. Quando o download acabar, abra o ficheiro “marvosym.zip” e instale a fonte “marvosym.ttf”.
Este script tem uma função que lhe permite saber se tem mensagens por ler no Gmail. Para esta função ficar activa faça download deste ficheiro e grave-o dentro de uma pasta segura com o nome “gmail_1.py“, por exemplo eu guardei numa pasta chamada “.conkyScripts” onde mantenho todos os scripts que utilizo no Conky. Abra o ficheiro e nas linhas 6 e 7 e insira os seus dados do Gmail.
O resultado final deverá ser este:
Se não tem o Conky instalado mas gostaria de o utilizar pode seguir este fantástico artigo escrito por Cláudio Novais.
Wallpapers
Sendo este um preview do futuro tema do Ubuntu Lucid Lynx, recomendo que utilize wallpapers parecidos com o que virá por omissão no futuro sistema operativo.
Compiz
Como complemento a este tema, recomendo que utilize a funcionalidade da sombra de janelas do Compiz-Fusion , que se encontra em Sistema →Preferências →Sistema de Configuração do Compiz. Uma sombra em tons lilás fica fantástico com as cores dos wallpapers.
E assim fica completa a instalação destes dois temas bastante impecáveis que provam aquilo que o Ubuntu ainda tem para oferecer.
Próximo dia 30 de Março estará mais um tema disponível no Ubuntued.
Espero o vosso feedback e que tenham gostado deste artigo.
P.Lobo
[...] Tema: Ambiance [...]
Esse tema é bonito, mas causa uma sensação parecida com o Ucanny Valley.
[...] para serem parte integrante do novo sistema operativo, estes temas são uma evolução natural do Ambiance e do Radiance que estão disponíveis na versão actual. O aspecto geral é muito mais agradável e nota-se que [...]
Infelizmente irei voltar a versão 9.10. Pois não consegui configurar o driver da Nvidia para minha placa GT8500.
Tentei tudo, mas nada funcionou.
Quem sabe na versão (42 :P) isto já esteja resolvido.
De qualquer modo irei fazer isto com um pesar enorme.
Gostei do tema para o Chrome. Ainda não tinha achado nada que combinasse tão bem com o Ambiance
Olá Elan Lopes,
Isso também aconteceu quando instalei o Tema Elementary, mas foi devido a actualizações em falta, quer de pacotes, quer do programa que precisava de ser reiniciado… Já fez algum destes procedimentos (verificar por actualizações em pacotes relativos a gtk-engine e já reiniciou o seu pc entretanto) e o problema manteve-se?
Caso afirmativo verifique em Sistema→Preferências→Aparência se o tema seleccionado revela algum erro de dependência por algo em falta, tema gtk por exemplo… Em todo o caso pode carregar no botão Personalizar e na aba Controlos verifique se tem o tema pretendido seleccionado (caso tenha experimente seleccionar outro e depois seleccionar novamente o desejado).
Cumps,
Luís Cardoso
http://img180.imageshack.us/img180/2881/capturadetelau.png
Perdoe-me pelo lapso. Segue a captura do ecrã:
Olá Elan Lopes,
Partilhe uma captura da seu ecrã para pudermos ajudar!
Abraço.
Por mais que eu tente meus painéis não ficam com a mesma aparência dos que aparecem nos screenshots do post. Meu Ubuntu é o 9.10 e realizei todos os procedimentos conforme descrito acima, no entanto só as janelas ficam bonitas.
[...] utlização. Nesse sentido apresento o Equinox Radiance, uma variação agradável do já falado Radiance que será o tema do novo Ubuntu 10.04 Lucid [...]
Para quem utiliza o Firefox, existe uma maneira de o ter de uma forma que combina bastante bem com o tema Radiance, ficando com este aspecto:
Para instalar esse tema, vejam os procedimentos aqui:
http://www.webupd8.org/2010/03/radiance-firefox-theme.html
Abraços.
Que bakana ! Muito bonitos os skins ! Vou testar.
Eu tive o mesmo problema que o Olívio Farias reportou, sobre os ícones em cada linha estarem exibindo os caracteres convencionais.
Como todas as fontes sugeridas estavam instaladas, eu resolvi remover os caracteres da StyleBats e da OpenLogos, porém acabei esquecendo de remover um. Quando executei o Conky novamente, este que havia esquecido de remover funcionou, sendo exibido corretamente com a StyleBats. Retornei com mais um caractere para testar e funcionou também. Então retornei com todos e agora está funcionando.
Juro que foi só isto que fiz. Não sei explicar porque este problema ocorreu, nem porque esta solução (se é que pode chamar isto de solução) funcionou, mas agora está 100%.
.-= Edson Sguizzato´s last blog ..BlackBerry feito no Brasil =-.
Olá P.Lobo!
Excelente artigo aqui tens, mas… tive uma má experiência com o Mac em tempos e não sei porquê continuo a não ir muito à bola com ele, e este tema faz-me lembrar muito o Mac, não é que não seja bonito, mas prefiro sem dúvida o Elementary e o Azenis.
Mas o conky está, sem dúvida alguma, uma beleza e muito bem organizado, como sempre :]
Cumps
@Olívio Farias
Por favor verifique se tem a fonte “Martin Vogel” instalada. Por norma a outra fonte utilizada, a StyleBats, já vem de origem com o Ubuntu, mas se precisar pode encontrar neste link: http://www.dafont.com/style-bats.font
Tudo deu ok, só que não apareceu os simbolos no conky da fonte baixada. :c\
Link de como ficou…
http://img59.imageshack.us/img59/1459/sht1269114659.png
Abraços e adorei esse conky :cx
Falta só arrumar ele hehe!
.-= Olívio Farias´s last blog ..Apostila de Inkscape Básico =-.
Olá Olívio,
Já corrigi os links do conky! Foi o problema de “case sensitive”. O link tinha um ‘T’ maiúsculo e na verdade era um minúsculo. :]
Quanto aos wallpapers, eles estavam e estão todos a funcionar! :\
Olá Hillel,
Usei durante muito muito tempo o Dust Compact. Entretanto, conheci o Elementary que me convenceu e que não penso em mudar!
Abraços.
O tema é bonito, mas o Dust Compact pra mim foi o melhor que eu já vi aqui no site. Uso ele com muito gosto. Mas claro que temas novos são sempre bem-vindos. =)
Alguns link do post estão off.
Wallpapers e conky :c\
.-= Olívio Farias´s last blog ..Apostila de Inkscape Básico =-.
Inicialmente não gostei muito do visual do Ubuntu, quando vi que ia ser este o próximo visual. No entanto, comecei a admirá-lo melhor e agora acho-o bastante bonito (na minha opinião ainda não é melhor que o elementary).
Pelo menos uma coisa tenho a certeza que concordam comigo: Este é o tema do ubuntu que vem por origem que mais probabailidades tem de se manter sem ser alterado pelos utilizadores. Digo isto porque a maior parte das pessoas que conheço e que utilizam Ubuntu, normalmente trocam o visual dele logo que o instalam por não ser agradável à vista. Já este não deverá acontecer isso!
Apesar de ter muitos retoques parecidos com os Mac’s, eu gosto muito!
Parabéns Pedro!
Abraço.