No seguimento da série de artigos para modificar o seu ambiente de trabalho, apresento o tema Cold, criado por Ceebeebg, juntamente com o tema de ícones Uni, desenhados por Dr Naf. Ambos os temas apresentam um esquema de cores bastante sóbrios e clássicos, nunca se afastando muito das variações de cinza, o que os torna bastante agradáveis se precisar de estar bastante tempo a trabalhar no seu computador e também poupará energia e bateria no seu portátil.
Neste artigo também apresentarei um excelente script escrito por José Abad para o gestor de sistema Conky, que tem feito bastante furor na comunidade Ubuntu.

Instalação do Tema

A instalação do tema é bastante simples e intuitiva. O primeiro passo a fazer é obter os ficheiros com o tema GTK que pode encontrar neste link. Assim que a transferência terminar extraia os ficheiros até encontrar a pasta Cold Theme. Dentro desta pasta encontra o ficheiro Cold.tar.gz, que, para instalar, deverá mover para  a aplicação “Preferências de Aparência” (Alt+F2 e escreva “gnome-appearance-properties“.

Ser-lhe-á perguntado se quer activar o novo tema e deverá responder afirmativamente.


Instalação dos Ícones

Tal como o tema, a instalação dos ícones também é muito simples, faça o download do ficheiro seguindo este link. Novamente, assim que o download terminar extraia os ficheiros até ter a pasta “Uni” que deve arrastar para a aplicação “Preferências de Aparência” (Alt+F2 e escreva “gnome-appearance-properties“.

Será novamente perguntado se quer ou não activar o tema, pelo que deverá escolher “Utilizar o novo tema“.


Fontes

Para este tema recomendo a fonte “Vibrocentric“, já utilizada nos temas “Catartica” e “Carbon Gold“, e que se adequa perfeitamente a este tema. Para a instalar faça o download nesta página do ficheiro “vibrocentric.zip”. Assim que a transferência acabar abra o ficheiro e instale os ficheiros com a extensão .tff


De seguida abra a aplicação “Preferências de Aparência” (Alt+F2 e escreva “gnome-appearance-properties” e na aba Fonte escolha o tipo de letra instalado anteriormente.


Wallpapers

Neste tema recomendo a utilização de wallpapers que combinem com o estilo geral, isto é, a preto e branco e bastante estilizados, deixo aqui alguns exemplos:

Wallpaper neste link.

Wallpaper neste link.

Wallpaper neste link.


Sombra Compiz-Fusion

Como sombra de janelas recomendo as seguintes configurações, elas farão com que a sombra apareça apenas do lado direito e no fundo das janelas, conferindo um estilo bastante profissional às janelas. Para activar esta opção terá de ter o Compiz-Fusion instalado. Para abrir o Gestor do Compiz faça Alt-F2 e escreva “ccsm“. Na nova janela clique na categoria “Efeitos” e abra a opção “Decoração da Janela
As definições utilizadas para este efeito são:

Raio da Sombra: 1.0
Opacidade da sombra: 6.0
Cor da Sombra: Preto
Deslocamento X: 3
Descolamente Y: 3



Conky

Complementando este tema apresento um fantástico script do Conky escrito por José Abad e traduzido para português por João Santana. O script é de fácil instalação, primeiro terá de obter os ficheiros nesta ligação. Assim que a transferência acabar extraia os ficheiros para uma pasta, e copie a pasta “.conkytheme” para a sua Pasta Pessoal. Para executar este programa basta escrever no terminal:


conky -c ~/.conkytheme/conkyrc



E assim fica instalado este lindo tema e também o fantástico script do Conky. Espero que tenha gostado tanto dele como eu.

Próximo dia 30 de Maio estará disponível mais um artigo no Ubuntued explicando como instalar outro fantástico tema para o seu desktop, no entanto se não quiser perder nada do que se escreve neste site, adira ao serviço de subscrição e ainda habilite-se a ganhar um fantástico leitor MP3.

Até lá espero os seus comentários e feedback.

 

Referências

Gnome-Look – Ícones
Gnome-Look – Tema
Gnome-Look – Script Conky Original
Gnome-Look – Script Conky Português

14 Respostas ate agora.

  1. Miguel diz:

    Boas.
    Instalei este tema e ficou altamente. Devo dizer que os temas que são apresentados aqui são muito bons, mas este tá algo de fortissimo.
    So queria perguntar um coisa. Quando instalei o tema, os botoes de minimizar e fechar as janelas passaram do lado esquerdo para o lado direito. Como posso mete-los no lado esquerdo outra vez? Ja me habituei a isso e até gosto mais à esquerda.
    Obrigado.

  2. P.Lobo diz:

    @Joader
    se conseguir postar uma imagem com o resultado ajudaria a resolver o problema.

  3. Joader diz:

    Sou um dos que gostei do tema, mas passo por uma situação intrigante. O conky não carrega a imagem de frame da janela tentei várias vezes mas não consigo convocar a imagem.

  4. Hemerson diz:

    Eu realmente gostei do wallpaper…=)
    .-= Hemerson´s last blog ..Projeto de Applet para Gerenciar Áudio =-.

  5. Que bela surpresa, Cláudio, ter lido que minha simples contribuição foi usada para compor um belo desktop. Sinto-me inspirado e instigado para fazer cada vez mais por esta comunidade.

  6. Fábio Carvalho diz:

    Alfredo, gostei muito do wallpapper, embora prefira sem a frase la embaixo, mas ta muito bom, parabéns.

  7. Alfredo Palhares diz:

    Desde já parabéns pelo blog.
    Deixo aqui um wallpaper feito por min que acho que até combina,
    se decidires publicar no blog, manda-me um e-mail se faz favor.
    http://yfrog.com/20walpaperp

  8. [...] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Planet Ubuntu Brasil and Gabriel Peres, Homem Livre in Linux. Homem Livre in Linux said: Tema16 – Cold: No seguimento da série de artigos para modificar o seu ambiente de trabalho, apresento o tema Cold,… http://bit.ly/bhhxCo [...]

  9. Fábio Carvalho diz:

    Hmmm, gostei, embora não me agrade muito temas escuros, esse dai não me parece muito enjoativo talvez eu teste.
    Parabéns mais uma vez pelo post lobo ^^
    Se não for pedir demais…o próximo tema você pode trazer um..digamos, meio termo entre claro e escuro? Algo que não tenha cores muito vivas mas também não seja muito sombrio?
    Agradeço desde já ^^

  10. Cláudio Novais diz:

    Pedro, eu acho que devias pôr uma imagem mais demonstrativa das sombras deste teu visual. Acho o resultado simplesmente espectacular, por isso devias dar um ênfase acrescido às sombras. Por exemplo, pores uma janela pequena sobre uma outra grande.

  11. marcoc2 diz:

    Não gostei das fontes do tema, mas o Wallpaper do Snake é excelente!
    .-= marcoc2´s last blog ..3 Jogos Decentes para Linux =-.

  12. Ricardo Correia diz:

    Gostei…
    Simples, apelativo e com um concky bastante interessante!

    Parabéns mais uma vez.

Deixe um comentario