Tema Azenis

No seguimento dos últimos artigos apresento desta vez o tema Azenis, desenhado por James Hardy, que, ao contrário do último tema Soffice, é um tema que prima pela estilização, tanto de menus, tipo de letra, fundos, margens de janela, etc. As cores predominantes são o Cinza-escuro, preto e vários tons de azul. O seu autor também disponibiliza o tema em tons vermelho e laranja, assim como os ícones das cores correspondentes, conferindo um visual futurista bastante impecável. Este é um tema para quem não gosta de visuais minimalistas e gosta de ter o monitor bastante preenchido.

Depois de seguir este artigo sobre este excelente tema que proporciona um ambiente futurista e economizador ao nível da energia, poderá ter o seu computador assim:

Azenis

Ícones

Tal como referido no início do artigo, existem dois pacotes de ícones desenhados também por James Hardy. Conforme o seu gosto e preferência, escolha um dos temas (ou então faça downlaod dos dois veja qual gosta mais!):

A instalar icones

Depois de concluída a transferência, basta abrir a aplicação “Preferências de Aparência” que se encontra em Sistema→Preferências→Aparência, e arrastar para a janela o ficheiro com os ícones.

Comece a utilizar os icones!

Tema e Fonte

A instalação do tema é também bastante simples, basta obter o tema na sua cor de preferência seguindo um dos seguintes links:

Assim que a transferência acabe, apenas precisa de arrastar o ficheiro para a aplicação, já referida, “Preferências de Aparência

A instalar Tema

Após a instalação, o tema pede automaticamente para instalar a fonte, no entanto este passo pode não funcionar correctamente, pelo que será melhor que abra o ficheiro do tema e instale a fonte manualmente

A instalar fonte

Pode agora seleccionar as suas preferências de fonte na Aba “fontes” da aplicação “Preferências de Aparência

A seleccionar fonte

Wallpaper

Para complementar correctamente, o autor criou um pack de 4 wallpapers para este tema, pode transferi-los seguindo este link
No entanto, estes wallpapers são bastante parecidos, pelo que deixo mais alguns exemplos que pode ter no seu computador:

Life sucks, music doesn't
Wallpaper1 Link

World
Wallpaper2 Link

Wallpaper3
Wallpaper3 Link

Wallpaper do Autor
Wallpaper do Autor


Conky

Neste tema recomendo que utilize uma variação de um scriptConkyEve” desenvolvido por Bartek M. Pode obter esse script clicando aqui, guarde-o com o nome “.conkyrc” dentro da sua pasta pessoal.

Conky

Se ainda não tem o Conky instalado, mas gostaria de o utilizar, visite este artigo.


Terminal

Tal como referi no ultimo artigo, em temas com fundos mais escuros e mais fácil ler o terminal caso este tenha também um fundo mais escuro, para alterar as cores do terminal do Ubuntu, entre no menu Editar→Preferências de Perfil e na aba Cores, retire a opção de usar cores do tema de sistema, e seleccione na combo-box a opção “Branco sobre Preto”

Terminal Cores

E na aba “Fundo” seleccione a opção Fundo Transparente e aplique a quantidade que desejar

Fundo do terminal

O resultado final deverá ser algo como isto:

Terminal final

Sombra das Janelas

Para finalizar, abra o Sistema de Configuração do Compiz, no menu Sistema→Preferências, e na opção Decoração de Janelas seleccione uma cor azul/vermelha/laranja clara, conforme o esquema de cores que escolheu. Utilize uma opacidade de sombra bastante pequena e um raio bem grande, assim as janelas irão brilhar no seu desktop, o que complementa bem com o tema futurista.

Configuracoes do Compiz

Se não tem o gestor de janelas Compiz-Fusion instalado pode fazê-lo seguindo este artigo.

E assim estará instalado o tema Azenis no seu computador, espero que tenha gostado dele tanto como eu. Espero o vosso feedback e comentários!

Visto que esta série de artigos é aplicada aos dias múltiplos de 10 e visto que o mês de Fevereiro não tem o dia 30, então o próximo artigo será no dia 10 de Março. Estas pequenas férias nesta série prometem um trabalho ainda mais fortificado e acredito que irão gostar muito do próximo artigo!

P.Lobo


Referências

Página tema;
Página ícones;
ConkEve.

23 Respostas ate agora.

  1. João Victor Guinelli diz:

    Maravilhoso o tema… Só fiquei com um problema com relaçao ao BrOfice onde as cores escuras do tema acabam predominando nao permitindo q eu por exeplo escolha um layout diferen te para meus slides se tiverem a soluçao peo problema ficaria agradecido…
    Abrçaos!!

  2. SantAnna diz:

    P. Lobo, muito obrigado pela resposta, valeu.
    Eu fiz o download do pacote azeni-theme-pack_0.0.3_all.deb
    instalei com dpkg.
    Ele instalou tudo (temas, wallpapers, fontes, icons) de uma vez.
    Depois foi só fazer ajustes na fonte, escolhendo o tipo e tamanho e já está tudo funcionado bem.
    A única coisa meio estranha é que fiquei com splash-screen do Azeni e do Ubuntu original. O pacote instalou um e não eliminou o original. Mas está tudo funcionando bem.
    Mis uma vez muito obrigado.

    PS: tenho compiz-git instalado.

    Um abraço
    SantAnna

  3. P.Lobo diz:

    @Santanna
    Para instalar as fontes tem de abrir o ficheiro Azenis.tar.gz e dentro da pasta “Azenis” abra o ficheiro “SAVEDBYZ.tff”

    Peço desculpa se não fui claro suficiente :D
    .-= P.Lobo´s last blog ..Temas para Ubuntu =-.

  4. Santanna diz:

    Claudio, não encontrei nada sobre fontes, baixei tudo como indicado descompactei e nada de fontes. O problema é que não encontrei neste post nem os nomes das fontes usadas. Se houver um lugar de onde se possa baixar as fontes, por favor dá uma dica.
    Muito Obrigado
    Um abraço
    SantAnna

  5. P.Lobo diz:

    @Aldo Moraes
    Para mudar a fonte, abra a aplicação preferências de aparência, e mude para a fonte preferida na aba “Fontes” :D
    .-= P.Lobo´s last blog ..Temas para Ubuntu =-.

  6. Aldo Moraes diz:

    Maravilhoso esse tema. Você está de parabéns. Só tenho uma dúvida. Quando eu mudo para outro tema permanece as fontes do Azenis. Tem como contornar isso?

  7. [...] como prometido no último artigo, tenho todo o prazer de vos apresentar um dos melhores e mais bonitos temas para o Ubuntu, o [...]

  8. vicente diz:

    Também gostei muito do Azenis, vou já configurá-lo no meu desktop!

  9. Luís C. diz:

    Olá!

    Excelente jogo de tema+fundo+conky aqui tens. Ficou mesmo magnifico, já tinha usado o tema aqui apresentado (também na versão azul pois combina bem com as luzes do meu portátil :]), mas com estas configurações fica mesmo bem.

    Boa continuação :]

Deixe um comentario