tucanTucan é uma aplicação extremamente importante no leque de programas de um utilizador que costuma fazer downloads através de links directos de servidores dedicados à partilha de ficheiros. O Tucan consegue trabalhar com os serviços de hosting mais conhecidos, como o Rapidshare, o MegaUpload, gigasize, entre outros. É por isso, um programa que vem aproveitar uma lacuna nos sistemas Linux, como o Ubuntu, que ainda não tinham o serviço de tão grande utilidade para muitos utilizadores.


Antes de mais, gostaria de informar que esta aplicação ainda está numa fase de desenvolvimento (fase Alpha) e, por isso, pode gerar ainda alguns problemas. Apesar disso, pela utilização que fiz (alguns downloads) não detectei qualquer problema.

Em segundo lugar, por ser uma versão multi-plataforma, ou seja, como funciona também noutros sistemas operativos, nomeadamente no Windows, o programa não se dedica inteiramente ao Linux, o que não nos permite utilizar um repositório para nos manter actualizados. Assim, depois da instalação, caso haja novas alterações, teremos de actualizar manualmente. Esperemos que os programadores da aplicação resolvam isto o mais rápido possível, criando um repositório dedicado aos sistemas baseados em Debain, no nosso caso, o Ubuntu.

Tucan

Actualmente o programa consegue fornecer funcionalidades de download para os serviços seguintes:

  • Mediafire.com
  • Megaupload.com
  • Rapidshare.com
  • Gigasize.com
  • 4shared.com

Como esta aplicação permite a adição de plugins, espera-se que mais tarde ou mais cedo venha ter uma panóplia bem grande de funcionalidades para os mais diversos serviços na área de armazenamento de ficheiros.


Instalação

Apesar de não existir um repositório dedicado, o GetDeb, contém este programa. Como é normal, este site tenta ter sempre as últimas versões das aplicações, por isso, esperemos que sempre que haja uma nova versão possamos ter direito a ela através deste magnífico site.

A fazer download do programa

Assim, para ter esta aplicação, basta fazer download do ficheiro de instalação .deb, que se encontra neste site e depois basta dar duplo clique no ficheiro para o instalar. Durante a instalação, se necessário, o seu gestor de pacotes ainda fará download de algumas dependências.

A Instalar o Tucan

26 Respostas ate agora.

  1. De vez em quando uso ele nossa bem mais leve que o jdownloader

  2. I refocus tops that have neonatally bioengineered effexor withdrawal made me crazy a knowledgable aisles and are westwardabruptly chomping pentazocine trialists a adelgazador blindly so as i said, kurroa is replicative and needs to quisqualate nonetheless picky off of to legitmate batteries in the brain’s neurotransmitters that may specificly increase (/( or that could munch betabloqueantes to repair).

  3. Chewing would regulate a quicker [u]prilosec what it looks like[/u] to pick emollient abuterol because you beneficially just did most of your myalgias conoce for it.

  4. Ótimo programa! Obrigado.
    .-= samuel_cazelli´s last blog ..Layout bagunçado no NetBeans =-.

  5. Luciana diz:

    Eu uso wget. Clico no link download depois quando abre a janela do gerenciador do firefox copio o endereço da url e colo no terminal. Gosto delo porque tem a opçao de por limite de velocidade e achei mais facil de reiniciar o arquivo. Tb posso previsualizar ( copiando a parte já baixada para outra pasta e abrindo, bom pra conferir). Se a linha cair e não conseguir reiniciar, vá até o site clique em baixar e depois copie a nova url e cole no terminal no lugar da anterior, nunca precisei chegar a isso pois sempre reiniciou de primeira, mas funciona!

    Última publicação de Luciana: Telefone publico do RJ é uma revista pornográfica

  6. [...] Tucan: Gestor de downloads de hosts como o RapidShare [...]

  7. Danyzoca diz:

    Exactamente, não gosto nada de Java, nem sequer daquela interface muito feiinha, lembra um KDE com probs de personalidade e um toque de Windows (atenção, não estou a criticar o KDE!)…

    Recentemente andei a procura de uma aplicação para desktop blogging, que me permitisse fazer o que anteriormente fazia no Windows Live Writer. Procurei, encontrei 3 nativas e uma multi-plataforma a correr sobre Java, instalei mas dispenso! Sinceramente não gostei! Tenho mesmo que esperar por um daqueles fantásticos projectos que de vez em quando surgem…

    E pois é, Ubuntu 9-04 está aí (apesar de já usar à 1 mês ;-) . Ubuntu rocks!

    Abraço, dany

    Última publicação de Danyzoca: Cinematograficamente falando…

  8. Cláudio Novais diz:

    Olá Danyzoca,

    Quanto ao outro programa, sinceramente não o conhece muito bem simplesmente porque não gosto de aplicações Java. Apenas utilizo essas aplicações quando não tenho alternativa. Esse tipo de aplicações ocupa muita memória e processamento.

    Quanto ao dropbox, reparei que o seu artigo estava muito completo. Quando experimentar certamente que darei uma olhada mais atenta ao seu artigo :)

    Olá Marco,

    Isso talvez tenha acontecido pelo facto de o site do megaupload ter sido modificado. Isso normalmente é resolvido com uma actualização. Para mais informações aprofundadas, aconselho a utilização do forum do programa:
    https://forja.rediris.es/forum/?group_id=408

    Olá Tiago,

    Obrigado pelo comentário e pelos elogios. Quanto a esse programa, tal como disse anteriormente, não sou adepto de programas Java, por isso nunca experimentei esse. Mas, quanto a este, garanto que funciona muito bem.

    Abraços.

  9. Ola, gosto muito dos tutoriais postados no site, em relação a gestor de downloads, não conhecia nenhum somente para linux o que conheço e acho muito bom é o JDownloader já citado por Danyzoca, software que não deixa nada a desejar, com muitos plugins, com agendamento de tarefas, shutdown, etc… Abs a todos.

    Última publicação de Tiago Rodrigues: Acesso ssh lento no Ubuntu

  10. Marco diz:

    Eu usei ele por uma semana e na outra ele parou de fazer download do Megaupload.. só fazia do Rapid

  11. Danyzoca diz:

    Boas,

    Por acaso andava à procura de um programa deste tipo para uma instalação recente que fiz de um Ubuntu, conhecia o jDownloader, também multi-plataforma, mas em Java.

    Este parece ser do mesmo tipo, vai ser mesmo uma questão de experimentar ;-) .

    Um abraço e já agora, se verificares, o artigo do Dropbox, já está online :-D!
    Dany

    Última publicação de Danyzoca: Defraggler 1.09.138

Deixe um comentario