Unity com barra minúscula no ubuntu 13.04M

Nas últimas semanas o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail tem recebido inúmeras otimizações ao nível da performance do Unity. A velocidade de abertura do Dash e das previews, bem como a procura de itens no Dash do Unity, está consideravelmente mais rápida. As diferenças são bem percetíveis.

Entretanto, nos últimos dias apresentaram algumas novas funcionalidades que muita gente pedia, nomeadamente a possibilidade de poder pôr a barra vertical do Unity com uma largura de 8px (antes o limite mínimo era 32px).

Captura de ecra de 2013-01-21 06:15:36M

Para quem tem o Ubuntu 13.04 instalado, provavelmente reparou que os ícones foram modificados numa das últimas atualizações. Não só os ícones das lentes do Dash foram atualizados (ver imagem acima), como também houve uma atualização de alguns ícones da barra lateral, nomeadamente o ícone que abre o Dash (tal como pode ver na imagem abaixo).

Captura de ecra de 2013-01-21 02:43:49M

Para os mais perfecionistas, as melhorias visuais também estão presentes na própria barra do Unity (não só nos ícones!). Se reparar na imagem acima, as películas agora têm brilho não tão descarado e a primeira película segue a mesma forma das seguintes, ao contrário do que acontecia antes, que era mais arredondada.

A maior novidade aqui apresentada é talvez uma funcionalidade muito procurada pelos utilizadores do Ubuntu com o Unity: os limites mínimos de tamanho dos ícones foram alterados! Agora aquele limite mínimo (ainda grande para muitos utilizadores) de 32pixeis, passou a ser de 8 pixeis, permitindo assim que os utilizadores consigam poupar ainda mais espaço da tela, tal como pode ver na imagem abaixo:

unity com barra pequena no ubuntu 13.04M

Para alterar o tamanho dos ícones, você pode utilizar o Sistema de Configuração do Compiz, apresentado no link seguinte:

Se o abrir e aceder à secção do plugin do Unity, na aba dos Launcher poderá encontrar a opção “Launcher Icon Size” e modificar para um valor diferente, nomeadamente o valor mínimo que é 8, tal como apresenta na imagem abaixo (clique na imagem para ver melhor):

Unity com barra minúscula no ubuntu 13.04

Esta notícia vem provar que a nova equipa da Canonical que está a trabalhar exclusivamente para a melhoria do Unity, tem trabalhado bastante bem. O facto de agora haver uma equipa completamente focada às melhorias está a tornar o Unity numa solução cada vez mais viável. Para além disso, a forte necessidade de otimizações de processamento para os sistemas mobile fará, com certeza, com que o Unity fique cada vez mais rápido.

 

O que você achou destas alterações?

 

Referências

41 Respostas ate agora.

  1. henrib diz:

    A incorporação do Twitter e Facebook no Dash ficou sensacional. Não sei se estou na contramão, pois ouço várias críticas, mas a funcionalidade é perfeita, e pode-se visualizar detalhes de cada post clicando com o botão direito. Fantástico. O que acharam?

  2. kues diz:

    eu atualizei hoje estou surpreso com a rapidez do unity tudi ficou mais rápido parabéns calonical

  3. Ron Leite diz:

    Eu testei essa semana uma instalação do 13.04, e além da parte visual que está melhor acabada e conformidade total com todo ambiente, não foi o que me chamou mais atenção.

    Os pontos que são realmente relevantes pra mim, melhoraram muitoooo, que são: Velocidade de Boot e encerramento, e também carregamento de aplicativos. Tudo fluindo bem rápido, sem engasgos. Incrivelmente até rodando via Live USB, que antes era um pouco lento pra iniciar e carregar aplicativos, se mostrou super rápido.

    Estou aguardando agora a versão final, e esperando que essas melhorarias se mantenham.

    P.S: Só gostaria que voltasse a opção Window-dodge, pois sinto falta dela, acho o Dash muito estático pro meu gosto.

  4. Julio Cesar diz:

    Creio que tem algo errado, fui instalar o ubuntu com o windows installer, na primeira vez ele baixou a versão 13.04, só que não registrou corretamente o meu nome de usuário, então desinstalei e fiz uma nova instalação. Eu até queria a versão 13.04, mas desta vez ele instalou a 12.10 e o nome de usuário continua sendo o default, mesmo que eu mude no inicio da instalação. Alguém saberia como posso selecionar qual versão deseja instalar com o windows installer ?

  5. olaciroliveira2 diz:

    Muito bom, cada versão que passa o Unity fica melhor ainda, do 12.04 pra cá, foram vairas mudanças, muito bom o trabalho que a canonical vem fazendo, como de praxe, já to ficando ancioso pra testar o 13.04!

  6. ja esperava por algo assim, afinal se utilizar a mesma unity em dispositivos moveis com 32px para os icones em aparelhos com resolução baixa, vai ficar MUITO grande na tela do smart

  7. renato diz:

    qual a previsão de lançamento?

  8. Rodolfo Candido diz:

    Só achei feio o novo botão "Ubuntu".Prefiro o antigo,com arestas mais arredondadas que os outros…assim ele está muito comum…Quando o Raring Final for lançado,será possível instalar o botão "Ubuntu" arredondado novamente?

  9. Carlos Felipe diz:

    Esperando pelo Elementary OS, aquilo, sim, é interface, pouco to me lixando se é cópia.

    • Alien diz:

      Eu estava testando o Elementary, mas ainda é bem básico. Mas sem dúvida alguma é algo promissor para quem gosta da interface bem MacOs.

    • Marco diz:

      Elementary OS está totalmente bugado. Já tentei inumeras vezes usar e não consegui, tem um ambiente gráfico moderno, porem é só isso. Ubuntu 12.04 dá de 10×0 no eOS Luna.

    • Marden Sampaio diz:

      Esse Elementary OS não trás nada de significantemente novo apenas um menu em cima ao estilo Mint Menu, porém em uma versão piorada.

      Eu usei o sistema por um mês e não vi nada que justificasse continuar usando, Em se tratando de interface prefiro o canto quente do Gnome. Acho que um sistema que será realmente muito promissor será o Ubuntu Gnome Remix, com ressalvas para seu conjunto de pacotes.

      Ubuntu é o que há de melhor no mundo Linux, e não há como negar.

      Ubuntu tem O.S sólido como uma rocha.
      Tem as melhores comunidades.
      Tem a facilidade que qualquer usuário precisa.
      Tem Ubuntued… Rsrsrsrs

      E tem eu.
      Fim

  10. Nuno Nunes diz:

    Vou esperar que ele saia para voltar ao ubuntu novamente

  11. Nuno Nunes diz:

    Vamos ver o que vai acontecer atá lá espero que resolva o problema dos modem 3G

  12. Alvinson diz:

    Será que por fim nesta versão 13.04 conseguirei rodar Unity em minha velha onboard Gforce 6150se? Esse Unity ta um parto nesta plaquinha.

    • Cláudio Novais diz:

      O Unity, infelizmente, não é nada boa opção para computadores antigos, principalmente para computadores com pouca performance ao nível gráfico.

      Infelizmente esta é uma realidade. E mesmo com as otimizações, duvido que a performance seja aceitável.

      Em todo o caso, não sei que placa é essa. Eu estou a falar de computadores com idades acima dos 7/8 anos. Não sei se é o caso. Ah outra coisa: visto que isto usa processamento gráfico, caso os drivers não estejam corretamente instalados, as performances obviamente serão piores.

      • Alvinson diz:

        Nao é uma máquina tao velha assim, é da geração AM2. Roda satisfatóriamente qualquer outra coisa que não seja Unity.
        Por incrível que pareça o driver nativo do 12.10 (noveau – XORG) funciona melhor (mesmo insatisfatoriamente) que os outros 3 que estão la em canais de softwares, quais são Nvidia, mas, mesmo assim tornam o sistema impraticável.

        Para alguns que gostam de gerenciadores mais ricos e ainda querem usar Ubuntu não tem escolha que não seja KDE ou fork Mint com os seus bons Cinnamon e Mate.

        O (a Canonical) Unity ta abusando do bom senso. Porque destruíram o 2d?

        • Dante003 diz:

          Não é tão velho? Tem quase 10 anos já.

          • Alvinson diz:

            Engano seu.
            Ha dez anos ainda se vendiam e muito os 462, depois deles ainda tivemos um longo período com os 754, depois vieram os 939 até chegarem os am2, os am3 só começaram massivamente ha cerca de 2 anos. Portanto, é um equipamento que posso usar tranquilamente mais 3 anos. Não são os equipamento que tao velhos, o Unity que ta muito exigente, muito mais que os produtos MS. Praticamente ninguém pode usar Unity se não tem uma placa onboard de ultima geração, caso contrario é obrigado a colocar uma placa gráfica só para isso, é muito para um Linux que se diz para seres humanos, enfim, não condiz de forma alguma com a máxima do significado Ubuntu.

  13. André diz:

    para quando esta previsto o lançamento?

  14. Daniela diz:

    Achei muito bacana as mudanças, mas não sei se me arrisco a mudar do 12.04…

    • Cláudio Novais diz:

      Daniela, desde que eu conheci o Clonezilla, nunca mais me preocupei dessa maneira. AH e acredite em mim: eu era exatamente como você!!

      Agora que conheço o clonezilla, a solução é muito simples: arranjo um dia para testar uma versão mais atual; faço backup TOTAL do meu disco e experimento o novo Ubuntu. Se gostar perfeito! Se não gostar, é muito simples: recupero exatamente para o estado anterior, quando fiz backup.

      Todo o processo é minuciosamente explicado neste artigo que até inclui um vídeo 100% demonstrativo. Veja:
      http://ubuntued.info/clonezilla-faca-backup-completo-de-discos-ou-particoes

  15. John diz:

    Poder reduzir o tamanho da barra para 8px é perfeito, cada vez mais os monitores estão mais largos então aproveitar o espaço vertical é bem menos que ter uma barra na horizontal.

  16. Elender diz:

    AINDA FALTAM DEIXAR MOVER A BARRA E POR ALGUNS APPLETS, COMO NO ANTIGO GNOME. ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECER, SEI QUE NÃO VOLTAREI PRO UBUNTU

  17. Thiago diz:

    Interessante, porém gostaria de saber se a performance está superior ao 12.10 apenas ou também a 12.04.

  18. Pedro diz:

    É o Ubuntu cada vez melhor. :-)
    Nem vou esperar. Já vou atualizar hoje mesmo!

    • Cláudio Novais diz:

      Não é recomendável atualizar para uma versão ainda em início de desenvolvimento como é o Ubuntu 13.04 em computadores de produção. Faça isso apenas em computadores secundários ou em VirtualBox.

  19. Pergentino diz:

    Essas mudanças não serão aplicas as outras versões do Ubuntu?

    • João Damasceno diz:

      Olha, Pergentino, normalmente essas mudanças "não" são disponibilizadas para outras versões do Ubuntu. Já bati muito nessa tecla, porém, nada feito. Por isso que não entendo qual a finalidade das versões LTS afinal de contas de que adianta ter essas versões de "longa duração" se não recebemos as "novidades" das versões mais novas?????

      • Cláudio Novais diz:

        É, infelizmente isso é mais uma realidade que não acho muita piada à Canonical. Por um lado compreende-se perfeitamente: não querem trazer instabilidade. Mas outro lado, bastava-lhes disponibilizar um PPA com essas modificações. Não me parece que haja assim tantas dependências que tornasse um ppa inviável.

        • Agildo diz:

          A razão é simples: suporte.
          1) Se a Canonical criar o PPA, ela tem que manter, gastando recursos que poeriam estar sendo usados em outras coisa
          2) Mesmo que se diga que PPA é apenas para teste, não suportado, etc, se a Canonical criar pessoas vão achar que ela precisaria suportar então, para evitar atrito e consumo de recursos, ela prefere não fazer. Quer a perfumaria mais recente? Atualize.

  20. Rogério Peixoto diz:

    ainda acho super lento pra abrir o dash… estou usando o 12.10… removi as recomendações da Amazon mas mesmo assim continua meio lento pra carregar os ícones.

    • Cláudio Novais diz:

      Isso também varia muito conforme o conjunto de ícones. Há ícones extremamente pesados por serem todos de alta resolução. Por exemplo o Faenza é “pesadito”, já o conjunto original que vem no Ubuntu é mais ou menos leve.

  21. Ron diz:

    Que interessante! Já penso em migrar para o Raring quando lançar.

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!