Hoje recebi vários emails dos leitores do Ubuntued a queixarem-se que o Ubuntued de vez em quando apresentava a mensagem "Bye Bye SpamBot", como podem ver na imagem abaixo (cedida pelo Luciano!).
Pois bem, fui investigar logo o que se estava a passar e sempre pensando nas modificações que fins no fim de semana passado. Qual foi a conclusão óbvio que cheguei? Foram elas as culpadas!
Óbvio, não? Bem, parece que não foi tão óbvio assim! Precisei de algumas horas para descobrir exatamente qual era o problema e a conclusão que cheguei é extraordinariamente caricata!
Ora bem as modificações que andei a fazer no fim de semana passado centraram-se no controlo de SPAM que o ubuntued ultimamente andava a receber. O número de comentários de SPAM recebidos e aceites indevidamente era de cerca de 4 por minuto!! Isto é um valor extraordinariamente alto ao fim do dia, já para não falar dos 4 ou 5 comentários a mais que recebia por minuto e eram filtrados com sucesso para o SPAM. Ou seja, o Ubuntued estava a ser bombardeado há já alguns meses com SPAM e eu tinha de fazer algo! E fiz! Arranjei maneira de controlar o SPAM com o Askimet e com uma ferramenta muito interessante que engana os bots!
Para além disso, eu quis também melhorar o desempenho do Ubuntued fazendo cache de todas as páginas para que elas fossem entregues a vocês o mais rapidamente possível. Isto já estava implementado há muito tempo, no entanto, a cache era renovada de 10 em 10 minutos o trazia ainda muita sobrecarga! O que resolvi fazer? Pôr de hora em hora.
E onde está o problema disto então? Aqui é que entra o caricato da situação! Os bots continuam a atacar fortemente o Ubuntued no entanto, o nível de "inteligência" deles é, felizmente, baixo o que faz com que eles caiam na armadilha da tal ferramenta que eu disse acima. E adivinhem o que é que os bots recebem com a ferramenta os descobre!? Pois é, ela responde com um "Bye Bye SpamBot"! E então porque vocês estão a ver esta resposta? Muito simples, o blog de hora em hora renova a cache das páginas mas apenas quando for a primeira pessoa dessa hora a aceder ao Ubuntued. E o que está a acontecer é que os bots estão a atacar tanto que por vezes são os primeiros da hora a aceder, o que resulta na construção de uma página em cache errada, pois é a resposta aos Bots e não é isso que queremos
Como vou solucionar este problema? Ainda não sei, mas infelizmente a batalha contra os Bots terá de continuar por isso terei de fazer algo com a cache, pois essa ferramenta está ser ótima a filtrar os bots! Talvez amanhã arranje uma solução!