Olá joao_paulo,
Seja bem vindo novamente!
Se você quiser eu posso alterar dizer-lhe qual é o email da outra conta. Eu apenas não tenho acesso à password, mas depois de eu lhe dar o email você poderá recuperar a password!
Quanto às suas experiências iniciais com Linux, a minha aconteceu o mesmo por volta de 1998 ou 1999, não tenho a certeza, quando instalei o primeiro Linux, o SuSe. Na altura quis ver como ele estava pois tinha visto o Mandrake em (talvez!) 1996 mas na altura não gostei. Já o Suse estava melhor depois, mas mesmo assim, a falta de programas e jogos não me convenceu e durou talvez umas duas ou 3 semanas no meu computador.
Depois mais tarde com as facilidades do Ubuntu tudo mudou! Mas agora principalmente é que as coisas estão realmente fáceis. Apesar do Ubuntu sempre ter sido fácil, agora está incomparavelmente mais fácil que nas suas primeiras versões.
Sobre os Next next next, é o que eu tenho digo há já anos. Em termos de instalação de programas o Ubuntu passou do linux complicado que exigia compilação para algo muito mais simples que o Windows.
Quanto aos "pormenores" da vida profissional, é, aí não há hipótese. Recomendação é mesmo o Windows em dual boot para durante a atividade profissional.