Opa , Nova Iguaçu , então é quase meu vizinho rs .
Boa sorte com seu início no linux , a melhor dica que posso te dar é frequentar regularmente fóruns , ou sites relacionados ao Ubuntu e de também de outras distribuições se for de seu interesse . Fazendo isso você está sempre descobrindo softwares/coisas novas, e aprenderá cada vez mais sobre o S.O .
Faz pouco mais de 1 ano que eu uso Linux, comecei testando o lubuntu 11.10, e desde então praticamente só usei o Windows na escola. É mais questão de força de vontade para mudar completamente pro Linux . Tenho alguns amigos que testaram o Ubuntu , mas logo depois voltaram pro windows por causa dos programas , sem ao menos conhecerem os programas livres (um deles tentava emular quase tudo no wine). No início eles podem parecer um pouco diferentes, mas pelo menos pra mim os acho até melhores , é tudo gratuito, são mais leves, sem muitas frescurinhas na interface, sem propagandas, sem aviso pra comprar versão completa e etc... depois que você se adapta , é difícil engolir O windows novamente rs .