Boa tarde pessoal/galera!
Vou hoje fazer a minha apresentação, quase um ano depois da inscrição aqui no forum.
O meu nome é Nelson e o nickname é ZiLOG. Nasci no ano da revolução dos cravos de Portugal e sou da zona de Santarém.
Escolhi o nickname ZiLOG, porque é o nome do microprocessador do primeiro computador que tive. Um Sinclair Spectrum 128K +2A com o CPU ZiLOG Z80 de 8 bits.
Desde que tive um computador toda a minha vida mudou. Passei a ser apaixonado por tecnologia.
Depois do Spectrum tive um Commodore AMIGA 500 e mais tarde um PC, não me recordo qual o processador nem outras características. Talvez tenha sido um P2 MMX.
A minha principal utilização dos computadores no inicio era o divertimento com os jogos, mas depressa descobri a programação.
Nunca segui a carreira de programação nem da área de informática, mas o bichinho de aprender ficou sempre comigo.
Tenho milhares de PDF's no disco e alguns livros em casa de programação, principalmente de C e C++.
As linguagens de programação que eu tentei fazer alguma coisa e aprender foram, no Spectrum o BASIC e o assembler. No Amiga foi o AMOS, Blitz Basic e usando o compilador SAS/C. Mais tarde em PC Windows, continuei no C e C++. Tentei ir ao Java mas não gosto. Pascal programei na escola, mas também não gostei. Quando apareceu o Visual Basic aprendi algumas coisas e gostei. Visual C++ também gostei. As novas tecnologias .Net não gostei, principalmente o C#.Net que tentei usar e não consegui entrar nos eixos. Agora ando a tentar encarrilhar com o Python, mas ainda não tive tempo.
Eu relação ao Linux, comecei a usar os live CD's que vinham com a revista PCGuia e outras que não me recordo o nome. Na altura era o Mandrake e o Kurumi que vinham nas revistas. Também me recordo do SuSE.
Fiz uns dual boots com esses lives CD's, mas como ficava sempre sem Internet na instalação dos Linuxes, passado uns tempos desinstalava o Linux.
Só quando a minha ligação à Net passou a ser feita através de um router e que consegui ter Net no Linux é que me dediquei mais a descobrir este novo mundo.
De várias distribuições que testei, aquela que eu gostei mais foi do Ubuntu, talvez a versão 6 ou 7. Não me recordo. Pelo menos não me lembro de versões anteriores a estas duas.
Entretanto casei e tive filhos e o meu tempo livre passou a ser mais distribuído. O meu trabalho também não ajuda, por vezes já chego muito tarde a casa. Mas de vez em quando lá consigo arranjar um tempo para estar um tempo no computador.
Ultimamente tenho ficado muito desiludido com o Ubuntu, pois acho que está muito desorganizado e é uma distribuição muito pesada e com muitos bugs.
Para iniciantes é fácil de instalar e tem a Central de Programas para escolher os programas que queremos instalar. Mas eu já ando um pouco farto de erros atrás de erros e agora tenho aqui instalado o Arch Linux com o KDE e até agora nem um erro, bug ou crash. Com o que eu já andei aqui a inventar, a instalar e desinstalar, quando tinha o Ubuntu já tinha ocorrido crashes atras de crashes. Não estou a dizer mal do Ubuntu, só estou a descrever aquilo que aconteceu com o Ubuntu e a comparar com o que não acontece com o Arch. Se este é melhor ou não, isso não sei. Mas até ao momento estou satisfeito. Quando me fartar desta mudo para outra distribuição.
Mesmo usando agora outra distribuição Linux, continuo a visitar o Blog e o Forum Ubuntued para aprender e se for caso disso tentar ajudar.
O meu Avatar foi feito em
http://www.faceyourmanga.com/ e depois modificado no GIMP para ficar parecido com os vossos.
E pronto. Acho que é só isto. Vou passando por aqui para estar dentro das novidades.