Olá Ricardo,
Seja muito bem vindo ao Forum do ubuntued!!

Bom, começando por onde você também começou, realmente o preconceito existe e ele é criado desde há muito pela Microsoft. Aliás esse preconceito sempre foi aplicado não só em Linux mas também em MacOS. Eu até usar o Ubuntu, sempre tive esse mesmo preconceito, tanto sobre Linux como para MacOS.
Ora, desde que comecei a ter contacto com o MacOS, mudei completamente de opinião! É um sistema extraordinário, mas fechado. O Steve Jobs conseguiu tirar esse preconceito através de um modelo de mercado muito inteligente: produtos de qualidade e com isso conseguiram destronar completamente esse preconceito que a Microsoft sempre conseguiu impingir.
Já no Linux, infelizmente para já não existe uma pessoa capaz de fazer algo como o Steve Jobs. Infelizmente temos só temos o Linus Torvalds que pensa muito para o seu umbigo e temos o Stallman que (apesar de ter muita razão em muitas coisas) faz mais inimizades que outra coisa qualquer. Por esse motivo o Linux tem tido muita dificuldade em destacar-se, apesar do Ubuntu estar num caminho favorável nesse sentido.
Bom, avante... Eu passei pelo mesmo e só conhecendo o Linux a sério é que realmente mudei. Eu sempre achei o Windows espetacular... verdade... Tempos antigos, mas é verdade

Desde que conheci o Linux mudei de opinião completamente.
Inicialmente cheguei a continuar a usar muitos programas do windows, mas com o tempo fui substituindo com os programas do Ubuntu, que na maioria são o padrão do Ubuntu. Em todo o caso, se eu jogasse teria o problema de que os bons jogos são para Windows.
E é aqui que quero chegar: Eu recomendo vivamente o Ubuntu, no entanto, há certos nichos que não há hipótese e têm de usar o Windows, nomeadamente jogos e alguns programas proprietários como o CAD e o Photoshop.
Por isso, se você quer jogar muito, provavelmente o Windows é a melhor escolha. Se você jogar muito, mas tiver horas para isso, faça como muitos amigos meus: instale o Ubuntu em dual boot com o Windows e quando quiser jogar, reinicia e usa o Windows; De resto usa o Ubuntu.
Quanto a programas alternativos, normalmente existe sempre muitos programas e de muita qualidade, no entanto, você pode sempre experimentar os seus programas através do
Wine. Já agora, para instalar programas conhecidos do Windows, sugiro que utilize o
PlayOnLinux.