Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:16 Pesquisa avançada

Ex-googlers querem acabar com rastreamento de dados. Veja!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Ex-googlers querem acabar com rastreamento de dados. Veja!

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 24 de Março 2012, 22:02

Ex-funcionários da gigante criam apps para navegadores que impedem que sites como o Facebook e o próprio Google gravem seus dados

Virando a casaca: ex-googlers criam empresa para acabar com rastreamento de dados de usuários

Ironia do destino? Os ex-funcionários do Google, Brian Kennish e Austin Chau criaram uma empresa para acabar com o rastreamento de dados pelas companhias web - inclusive o próprio Google, para quem prestaram serviço por vários anos.

Chamada de Disconnect, a empresa, que também conta com a ajuda do defensor dos direitos do consumidor Casey Oppenheim, lançou um aplicativo que bloqueia o controle dos dados por sites como Google, Twitter, Yahoo e até Facebook. O app já acumula cerca de 400 mil downloads por semana.

A Disconnect tem alguns princípios que guiam a empresa: dados pessoais devem pertencer às pessoas, não às corporações, segundo o Tech Crunch. Basicamente, o sistema é uma plataforma onde os usuários conseguem ter total controle do que fazer com seus dados online. A empresa já conseguiu US$600 mil (cerca de R$ 1 milhão) da Highland Capital Partners e diversos outros investidores.

A ideia de criar uma companhia veio após o sucesso do app para navegadores Facebook Disconnect, que permite que você continue usando a rede social normalmente, mas sem que ela rastreie nenhum dado de sua conta.

Agora, além do Facebook Disconnect, a empresa também possui o Google Disconnect e o Twitter Disconnect, que têm o mesmo objetivo. Ambos foram lançados para que os usuários se defendam das novas políticas de privacidade do Google, que uniram as políticas de todos os serviços em apenas um.

Acesse o site aqui e veja mais informações de como se proteger!

Artigo Original:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Ex-googlers querem acabar com rastreamento de dados. Vej

Mensagempor Renato Santos » Sáb, 24 de Março 2012, 23:24

Eles dizem o que fazem e o que não fazem na tal Política de Privacidade. Usando este aplicativo é mais garantido e eu fico mais tranquilo.

Já tô usando e mandei pros meus amigos também :OK:
Renato Santos

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Dom, 25 de Março 2012, 15:57

Parece-me ser parecido ao que as extensões Do Not track Plus ou Ghostery do Firefox fazem.
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor José Craveiro » Dom, 25 de Março 2012, 17:12

Ricardo Vieira » Dom Mar 25, 2012 3:57 pm escreveu:Parece-me ser parecido ao que as extensões Do Not track Plus ou Ghostery do Firefox fazem.

Então e agora, os dois poderão conviver juntos no navegador ou fazemos substituição?
Editado pela última vez por José Craveiro em Dom, 25 de Março 2012, 17:12, em um total de 1 vez.
José Craveiro

Mensagempor Ron Alon » Dom, 25 de Março 2012, 17:12

Já estou usando! Obrigado pela partilha.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Dom, 25 de Março 2012, 19:03

José Craveiro » Dom Mar 25, 2012 5:12 pm escreveu:
Ricardo Vieira » Dom Mar 25, 2012 3:57 pm escreveu:Parece-me ser parecido ao que as extensões Do Not track Plus ou Ghostery do Firefox fazem.

Então e agora, os dois poderão conviver juntos no navegador ou fazemos substituição?

Estive a ver melhor e as extensões que referi parecem-me bem mais completas que esta...
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor José Craveiro » Dom, 25 de Março 2012, 19:36

Naquele momento estava no pc fixo e instalei a extensão.
Pareceu-me muito vago, enquanto o Do Not track Plus detetava 4 trackings, o Disconnect apontava para apenas 1... ¬¬
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 25 de Março 2012, 20:34

Boas, eu uso as extensões DoNotTrackPlus e HTTPS Everywhere, juntamente com o AdBlock Plus (Beta) e funcionam!

O meu "counter" no DoNotTrackPlus já vai em 29.332 blocked!

Parecece-me que estas extensões aqui apresentadas neste tópico ainda estão no seu começo e, como tal, para já, não me parecem ser tão "capazes" como as que uso.

Pode ser que dentro de algum tempo já estejam ao mesmo nível, ou quem sabe, cheguem a ultrapassar a eficácia das que eu uso.

Até lá, continuarei a manter estas.

De qualquer maneira, excelente partilha.

Num Mundo cada vez menos "Privado", este tipo de iniciativas vem e de que maneira ajudar a lutar contra essa tendência!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 25 de Março 2012, 21:08

...
eu não uso nada dessas extensões, apenas uso NoScript no Firefox e AdBlocks no Chromium! De resto, só quando quero consultar o Facebook, G+, etc, faço-o à parte, depois apago todos os registos do browser, fecho-o, etc e não tenho notado anúncios direccionados à minha pessoa! Aliás, nenhum consegue atinar com os ads! xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Notícias