Claudio Novais » Ter Abr 03, 2012 10:23 pm escreveu:A verdade é esta, o Xubuntu sem grandes perdas estéticas consegue ser uma lufada de ar fresco para as baterias dos nossos portáteis! Infelizmente o Unity é o pior exemplo sobre essa matéria. O Ricardo Vieira disse que no U12.04 o unity está bem mais leve, mas lá está, não me parece que consiga fazer frente ao XFCE!
Mais leve o Unity? Não sei se será o termo mais correto Cláudio, talvez seja antes a arrumação de que precisava com vista a um melhor funcionamento, o que não significa ser mais leve! Por exemplo o Windows 7 - 32 bits com desktop vazio consome uma média de 500/600 MB, mas possui uma boa gestão de recursos que se reflete por exemplo num consumo moderado (diria inteligente) da bateria, já o Ubuntu com Unity não consegue este feito e a bateria fica com uma autonomia mais reduzida em média até 1/3. Desde há várias semanas que não estou a usar a bateria (precisa ser substituída), mas quando ainda funcionava normalmente bem, sendo que a sua autonomia é de 2 horas, com o Windows 7 em consumo misto, esse tempo quase sempre era cumprido, mas com o Unity e no Shell que também testei, o resultado não foi o mesmo e conseguir 1:30h de autonomia era um desafio!
Quanto a fazer frente ao xfce, as melhorias podem até ser visíveis, mas acredito que não esteja à altura!
No entanto o Xubuntu ou o Ubuntu com xfce (digo isto porque a diferença nos níveis de consumo e funcionalidade são praticamente impercetíveis), são muito mais do que uma melhor gestão da autonomia das baterias dos portáteis!