Anúncios em aplicativos para smartphones, como o conhecido jogo "Angry Birds", estão transformando-se em um importante motor para o negócio de propagandas em celulares, enquanto apps se tornam o principal método de distribuição de mídia em celulares, de acordo com um relatório.
Gastos em aplicativos por anunciantes nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, onde há alta concentração de smartphones nas mãos de consumidores de alta renda, devem superar os gastos em anúncios em display em sites para celulares neste ano, disse a agência de pesquisa de mercado Strategy Analytics.
A economia baseada em aplicativos, muitos dos quais são gratuitos, levou certo tempo para se estabilizar desde que a Apple lançou a App Store em 2007. O Google também tem uma loja de aplicativos de sucesso para seus celulares Android.
A princípio, parecia que muitas desenvolvedoras teriam dificuldade em lucrar a partir de seus pequenos programas, que foram criados com funções tão variadas quanto identificar músicas, checar o clima e jogar.
Mas anunciantes estão cada vez mais utilizando-os para alcançar seus consumidores. A Strategy Analytics estima que anunciantes gastarão US$ 2,9 bilhões em anúncios em aplicativos neste ano, enquanto consumidores gastarão US$ 26,1 bilhões na compra de aplicativos.
O número de aplicativos baixados anualmente deve crescer 38% para mais de 32 bilhões neste ano.