Pesquisadores do Tokyo Institute of Technology estão trabalhando em um software capaz de reconstruir ambientes 3D rapidamente com base em imagens comuns. O procedimento inova ao não exigir equipamentos especiais.
Com uma simples câmera digital munida de cartão wireless Eye-Fi (para transferir as fotos), é possível executar de forma praticamente instantânea a reconstrução do ambiente original, mesmo à distância.
O resultado é possível por causa da técnica SfM (Structure from Motion) que estima a forma de objetos a partir de várias fotos da mesma cena. Para reproduzir os dados 3D de maneira eficiente, o método identifica os pontos com características similares entre duas imagens e faz a junção entre eles, recriando o cenário.
“O sistema que estamos apresentando ainda está em fase inicial, mas pretendemos desenvolvê-lo ainda mais, para que ele possa lidar com superfícies online e não apenas pontos”, concluiu Torii.
O professor assistente Akihito Torii, do Tokyo Tech, sugere a realização de fotos aéreas como uma das possíveis aplicações para o software. Com o recurso, o piloto não precisaria pousar, verificar as imagens e então retornar para fazer novas fotos se necessário. Ele poderia enviá-las durante o próprio voo, conferir os resultados online e fazer as fotos complementares no mesmo instante.
Artigo Original:
Referência: