Esse conceito de sorte é aplicado acima de tudo ao Timing! Se foi pensado ou não isso não sei. Mas que não podia ter sido melhor, isso não! Bateu certo o crescimento do Debian e das facilidades que ele proporcionava. Ao mesmo tempo que isso procurava-se algo mais ótimo que o XP, algo que o Linux já estava a fazer (o on-demand dos processadores há muito que funcionava e no XP não) e ganhava na poupança de bateria. O Vista ao ser um flop ajudou ainda mais!
Significa portanto que quem apostasse verdadeiramente em usabilidade em cima de um Debian ia ganhar a corrida! Ora como houve investimento através do Ship-it e lembraram-se do Launchpad tudo lhes correu bem!
Mérito? hmm, claro que isto que eu disse tem o seu mérito. Mas acima de tudo, o grande mérito da Canonical sempre foi (e quase que ainda é) o seu Kernel! Isso sim, tem-se de tirar o chapeu para a canonical que fez o melhor kernel de toda a concorrência e de longe!
O Ubuntu logo de início destacou-se por conseguir correr muito bem em computadores modestos, com placas Intel. Lembro-me que quando o Ubuntu nasceu, os linux's concorrentes tinham enorme problemas de drivers nomeadamente um muito conhecido que era o das colunas de som do laptop, que ou funcionavam elas ou funcionava os auscultadores. Nunca funcionavam os dois ao mesmo tempo e no Ubuntu logo talvez na segunda versão a coisa funcionava quase em todos. Aqui sim, há um mérito enorme para a Canonical, o seu kernel foi das melhores coisas que fizeram!