por Ricardo JM Vieira » Seg, 20 de Agosto 2012, 15:13
O Ubuntu agora é incomparavelmente mais bonito do que era há uns anos atrás. Eu mudo muito e utilizo diversos temas, mas acabo sempre por voltar ao ambiance (agora ando mais virado para o radiance com o pacote de ícones Faenza).
Mas, concordo que deveriam serem feitas algumas alterações. O laranja, por um lado é bom,pois torna o Ubuntu diferente dos outros sistemas (que usam e abusam dos cinzentos e azuis), mas por outro não combina muito bem com os tons escuros do ambiance (talvez escolher outro tipo de laranja?).
Se calhar eles vão alterar o visual padrão do Ubuntu e isso eu não sou muito a favor. Se fizerem pequenas alterações, tudo bem, mas mudarem radicalmente vai prejudicar, pois o Ubuntu começa a ficar associado ao Ambiance. Acho que começa a ser facilmente reconhecido apenas pelo tema e wallpaper.
Quanto aos ícones, e apesar de adorar o pacote Faenza, não sei se será bom eles adotarem o seu estilo. Nós reconhecemos mais facilmente os ícones e associamos a imagem á sua função através da sua forma, e ter todos os ícones semelhantes (quadrados), não é muito bom para a usabilidade. Sem falar na consistência, uma vez que é difícil, para não dizer impossível, ter todos os ícones quadrados.
Espero que façam uma modernização, sem variar muito do que é associado hoje a Ubuntu. Não se esqueçam que o objetivo do Mark, é fazer do Ubuntu 14.04 a melhor versão de sempre. Esta revolução, com o Unity e isso, só estará amadurecida aí. E aí sim, podemos julgar melhor o Ubuntu.
Até lá, vamos acompanhando a sua evolução (coisa que tenho feito, desde o Feisty Fawn, com enorme prazer).