Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:48 Pesquisa avançada

GNOMEbuntu: GNOME+Ubuntu em Outubro

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: GNOMEbuntu: GNOME+Ubuntu em Outubro

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 31 de Agosto 2012, 14:10

Gnome Classic? Epiphany? Abiword? sem o gestor de atualizações?

Desculpem aos amantes de algum destes 3 primeiros softwares, mas na minha opinião sabem o que significa esta notícia? A canonical está a tornar-se numa autêntica "Microsoft relativamente ao IE"!

Reparem que fizeram escolhas para que os utilizadores não fiquem satisfeitos e digam: "isto é gnome? Então prefiro muito mais o Ubuntu com Unity!"

O LibreOffice está a ficar algo padronizado no mundo pela sua potencialidade. Gnome Classic? Então e a Shell?? O gnome classic com gtk3 é bem pior que a Shell e não me venham dizer que é por causa da instabilidade, pois ele ainda está cru! Sem o gestor de atualizações? Mas faz sentido isto? Sem um firefox/chrome/chromium numa distribuição? Isso é para quem? Não vale a pena criticarem este aspeto, a verdade é que o Epiphany não é viável para 100% das páginas online!

Em suma, isto já parece a Microsoft a deitar a baixo as empresas concorrentes como as da área dos browsers. Com esta atitude da Canonical, a meu ver, é óbvio que os utilizadores menos atentos vão achar que "Gnome não presta" e vão voltar ao UNity. Isso na minha opinião é óbvio e com isto ele estão a querer tirar as dúvidas a quem está a meio da ponte entre sair do Unity ou ficar no Unity.

Sinceramente fiquei triste com esta notícia :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Diemerson » Sex, 31 de Agosto 2012, 14:34

Concordo com o Claudio. Pensei a mesma coisa quando li quais serão os softwares padrões do GNOMEbuntu. Mas acho que sempre foi assim, os sistemas da família *buntu sempre foram muito crus em relação à distro principal, servindo apenas como uma 'vitrine' de seu respectivo ambiente gráfico. O Kubuntu que o diga...
Imagem

Ubuntu 12.04 LTS - Precise Pangolin
Diemerson

Mensagempor abdo » Sex, 31 de Agosto 2012, 14:48

Claudio Novais escreveu:Gnome Classic? Epiphany? Abiword? sem o gestor de atualizações?

Desculpem aos amantes de algum destes 3 primeiros softwares, mas na minha opinião sabem o que significa esta notícia? A canonical está a tornar-se numa autêntica "Microsoft relativamente ao IE"!

Reparem que fizeram escolhas para que os utilizadores não fiquem satisfeitos e digam: "isto é gnome? Então prefiro muito mais o Ubuntu com Unity!"

O LibreOffice está a ficar algo padronizado no mundo pela sua potencialidade. Gnome Classic? Então e a Shell?? O gnome classic com gtk3 é bem pior que a Shell e não me venham dizer que é por causa da instabilidade, pois ele ainda está cru! Sem o gestor de atualizações? Mas faz sentido isto? Sem um firefox/chrome/chromium numa distribuição? Isso é para quem? Não vale a pena criticarem este aspeto, a verdade é que o Epiphany não é viável para 100% das páginas online!

Em suma, isto já parece a Microsoft a deitar a baixo as empresas concorrentes como as da área dos browsers. Com esta atitude da Canonical, a meu ver, é óbvio que os utilizadores menos atentos vão achar que "Gnome não presta" e vão voltar ao UNity. Isso na minha opinião é óbvio e com isto ele estão a querer tirar as dúvidas a quem está a meio da ponte entre sair do Unity ou ficar no Unity.

Boas Claudio

Nem tinha reparado neste aspecto do Gnome Clássico, realmente se ele vier como opção tudo bem, mas se for o padrão da distro (Sem o Shell) melhor nem lançarem, a não ser que o seu argumento seja o pensamento deles.
O Gnome não presta, o Unity sim
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 31 de Agosto 2012, 14:49

Claudio Novais (31-08-2012, 14:10) escreveu:Gnome Classic? Epiphany? Abiword? sem o gestor de atualizações?

Calma Cláudio, cabeça fria, pah :p

Abiword faz parte do GOffice (Gnome Office) por isso é natural que ele venha instalado na versão Gnome. Não fales mal deste, que eu já o tive de usar em ficheiros que no LO ou não abriam, ou ficavam totalmente desformatados!

Quanto ao Gnome Clássico, ele vem incluído, mas o default será o Gnome-shell. O que eles quiseram dizer com a inclusão do Gnome Clássico é que não fazem como o Fedora, em que se o utilizador quiser o modo Fallback, tem de o fazer por Gsettings. Apenas isso ;)

Olha, tu ficaste triste, eu por acaso fico contente :D pois posso escolher logo à partida o software sem ter muitos pesos a arrastar no SO :p Isto na prática é um Lubuntu mas com poder 3D avançado! :troll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 31 de Agosto 2012, 15:03

Pensei que o gnome classic vinha como padrão! ASsim já não está tão mal. Sobre o abiword, o Opera também é estupendo pelas funcionalidades dele, mas não deixa de ser um software que pouca gente utiliza. Foi por esse mesmo motivo que falei sobre o abiword e epiphany.

Esse facto de que "assim se pode escolher o software a instalar" significa que efetivamente ele não está num ponto agradável, é necessário mexer algo que cada vez mais se tem de diminuir ao máximo. Nunca é algo 100% obviamente porque os gostos variam, mas é necessário caminhar para essa diminuição.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Sex, 31 de Agosto 2012, 23:05

Já tem como deixar seu computador "livre" do Unity.

Imagem

Siga os passos abaixo. IMPORTANTE: Nós não nos responsabilizamos por nenhum problema que isto possa a vir causar em seu computador!

Passo 1: Instalação do GNOME-Shell e programas padrão

sudo apt-get install gdm gnome-shell synaptic deborphan

IMPORTANTE: escolha o GDM ao instalar o GDM, pois o lightdm será excluído no próximo passo.

Passo 2: Remoção de todos os pacotes do Unity

sudo apt-get remove unity unity-2d unity-2d-common unity-2d-panel unity-2d-shell unity-2d-spread unity-asset-pool unity-common unity-lens-applications unity-lens-files unity-lens-music unity-lens-video unity-scope-musicstores unity-scope-video-remote unity-services indicator-messages indicator-status-provider-mc5 appmenu-qt appmenu-gtk appmenu-gtk3 lightdm unity-greeter overlay-scrollbar zeitgeist zeitgeist-core zeitgeist-datahub activity-log-manager-common activity-log-manager-control-center

Passo 3: Limpeza de pacotes

sudo apt-get autoremove

Passo 4: Reinicie o seu computador

sudo reboot -f

Depois de reiniciar o computador, aparecerá a tela de login. Escolha o item GNOME.

Passo 5: Dê o "purge"

sudo apt-get purge `deborphan`

Passo 6: Execute o dpkg

sudo dpkg --purge `dpkg -l | egrep "^rc" | cut -d' ' -f3`

Passo 7: Limpeza do sistema

sudo apt-get autoremove

sudo apt-get autoclean

Passo 8: Reinicie o seu computador novamente

sudo reboot -f

Fonte: kuvanito, como referenciado no OMG! Ubuntu
Editado pela última vez por Ron Alon em Sex, 31 de Agosto 2012, 23:48, em um total de 2 vezes.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 31 de Agosto 2012, 23:19

Ron achei este seu post muito muito interessante, mesmo! Acho que merecia estar num tópico dedicado. Não quer fazer um tópico dedicado a essa personalização? Não se esqueça de pôr bem claro que isso não foi testado. Eu ainda não estive a analisar os comandos, portanto é melhor avisar antecipadamente e claramente! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Sex, 31 de Agosto 2012, 23:51

Nada explodiu aqui! Sem nada do Unity e só com o GNOME-Shell!
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Setembro 2012, 0:53

Esse procedimento basicamente desinstala esta lista abaixo. Bem, como podem ver tem cores, porquê? são o nível de importância que dou às coisas: primeiro o que está a ver é do UNity exclusivamente portanto não há qualquer problema em desinstalar. O que está a negro, não tenho opinião, no entanto também não há problema algum. O que está a vermelho é uma coisa que gosto muito mas que também não é necessário, de forma alguma, pelo gnome-shell. Ah é o Global Menu algo que gosto muito.

Por fim, o que está a laranja, preocupa-me um pouco. Este é um meta-pacote que não tem rigorosamente nada! Ele é apenas um pacote que faz com que um grupo de pacotes seja instalado. Este é, digamos assim, o Ubuntu! tudo o resto é uma distro normal baseada em Debian. Com este pacote, os programadores do Ubuntu têm a possibilidade de um momento para o outro fazer uma atualização para incluir uma nova aplicação. Suponhamos que o pessoal da Canonical queria incluir agora o Chromium nos vossos Ubuntus. Como fazia? atualizava este pacote, incluindo mais uma dependência que era o Chromium.

Em suma, sem este pacote, caso um dia o pessoal da Canonical queira incluir um programa nós não seremos avisados (ou melhor o gestor de atualizações não será avisado) para o instalar. Isto é grave? Na minha opinião não! Até porque não me recordo da Canonical ter alguma vez feito algo assim, mas que perdemos essa funcionalidade isso perdemos.

Havia volta a dar a este problema? Não! É recomendável fazer este procedimento? sinceramente não vejo qualquer inconveniente. Se você não quer o Ubuntu, faça este procedimento! ;) Por simulação não vi problema nenhum. Na prática o Ron experimentou e não teve problemas! ;)

Remv activity-log-manager-common [0.9.4-0ubuntu3]
      Remv appmenu-gtk [0.3.92-0ubuntu1]
      Remv appmenu-gtk3 [0.3.92-0ubuntu1]
      Remv appmenu-qt [0.2.6-0ubuntu1]

Remv indicator-status-provider-mc5 [0.6.0-0ubuntu1]
      Remv indicator-messages [0.6.0-0ubuntu1]
      Remv ubuntu-desktop [1.267]
      Remv unity-2d [5.12.0-0ubuntu1.1]
      Remv unity-2d-spread [5.12.0-0ubuntu1.1]
      Remv unity-2d-shell [5.12.0-0ubuntu1.1]
      Remv unity-2d-panel [5.12.0-0ubuntu1.1]
      Remv libunity-2d-private0 [5.12.0-0ubuntu1.1]
      Remv unity [5.14.0-0ubuntu1]
      Remv libunity-core-5.0-5 [5.14.0-0ubuntu1]

Remv lightdm [1.2.1-0ubuntu1.1]
      Remv overlay-scrollbar [0.2.16-0ubuntu1]
      Remv unity-2d-common [5.12.0-0ubuntu1.1]
      Remv unity-asset-pool [0.8.23-0ubuntu1]
      Remv unity-lens-applications [5.12.0-0ubuntu1]
      Remv unity-common [5.14.0-0ubuntu1]
      Remv unity-greeter [0.2.8-0ubuntu1.2]
      Remv unity-scope-musicstores [5.12.0-0ubuntu2]
      Remv unity-lens-music [5.12.0-0ubuntu2]
      Remv unity-scope-video-remote [0.3.5-0ubuntu2.1]
      Remv unity-lens-video [0.3.5-0ubuntu1.3]
      Remv unity-services [5.14.0-0ubuntu1]

Só para finalizar: não se esqueça de antes instalar o Gnome-Shell, ou outro qualquer ambiente!!!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 1 de Setembro 2012, 3:03

Exato! Qualquer ambiente pode ser instalado através destes comandos...
Ron Alon
Redator Geekzinho

Anterior

Voltar para Notícias